Alimentação natural para viver até os 100 anos

A maioria das pessoas centenárias contam que o segredo de suas longevidades é um estilo de vida saudável e uma alimentação natural. Elas procuram fazer o bem a todos, trabalham árduo no que gostam e tem hobbies. Passam um tempo de qualidade com a família, procuram fazer exercícios e, principalmente, tem uma alimentação natural e saudável.

alimentação natural

Se você deseja ser como estes centenários e deseja aprender como viver bem, como viver mais e como viver com saúde, neste artigo vamos te ajudar com uma parte do processo. Vamos te ensinar como fazer uma alimentação natural. Portanto, continue nos acompanhando na leitura logo abaixo!

Que tipos de alimentos devemos evitar?

Para dominar a arte da alimentação inteligente, você deve primeiro desaprender a arte da “alimentação burra”, isto é, saber o que você não deve comer se quiser chegar até os 100 anos de idade.

Abaixo listamos alguns exemplos de comida que você deve jogar fora do seu cardápio:

  • Gordura trans. Este tipo de gordura, presente em algumas margarinas, bolachas, bolos e outros produtos industrializados em que é necessário algum tipo de óleo em seus ingredientes. Também é conhecida por reduzir o colesterol bom e aumentar perigosamente o colesterol ruim.
  • Adoçantes de origem artificial. A indústria pode até propagandear que o adoçante ajuda a perder peso, mas na verdade ele aumenta a glicose e incha o corpo, mais do que o açúcar. Para piorar, o adoçante artificial demora para degenerar quando descartado na natureza.
  • Bebidas alcoólicas. O excesso de álcool diminui as funções do fígado, prejudica as células, pode causar cirrose, prejudica as capacidades cerebrais e altera o humor.
  • Alimentos enlatados. O material de algumas latas de alimentos contém bisfenol A, um produto sintético que prejudica o sistema hormonal, pode causar infertilidade, câncer de mama, obesidade, diabetes e mudança de comportamento.
  • Refrigerantes e cereais matinais. Estes alimentos costumam ter quantidades elevadas de açúcar,. Isso pode acarretar em diabetes, obesidade e cáries. E não adianta fugir para as versões zero açúcar, pois costumam utilizar os já citados e igualmente prejudiciais adoçantes artificiais.
  • Alimentos naturais processados industrialmente. Mesmo o “pão da terra” pode ser nocivo quando é industrializado, como plantas transgênicas e tratadas com altas doses de pesticidas. A alimentação natural adulterada pode causar tumores e outras doenças por causa da intoxicação do organismo.

Como evitar doenças com alimentação natural?

Agora que você sabe o que não comer, você terá a noção de como fazer uma alimentação natural. A preocupação é evitar muitas doenças, as quais não seria possível lidar consumindo uma alimentação de má qualidade.

Na listagem abaixo, te mostraremos as enfermidades que assolam as pessoas mais comumente e quais alimentos são excelentes para combatê-las:

  • Gripe, resfriado e afins: vegetais como o tomate, o alho, a cebola, a pimenta, o gengibre, brócolis, a couve, a couve de Bruxelas, a rúcula, o espinafre, o morango e os cogumelos contam com vitaminas importantes (como a vitamina C) e outros nutrientes.
  • Como o ácido fólico que aumenta a resistência do organismo. Iogurte, leite fermentado e alimentos ricos em Ômega 3 (como a sardinha e o azeite) também combatem as inflamações.
  • Câncer: consuma alimentos como o abacate, a abobrinha, o agrião, a alcachofra, o alho, o azeite de oliva, o tofu (ou queijo de soja japonês), a melancia e o kiwi. Estes e outros alimentos contém nutrientes que são anticancerígenos, como o Ômega 3 e o licopeno.
  • Diabetes: para controlar a glicemia, coma muito brócolis, feijão, abacate, frango, linhaça e batata doce. Estes e outros alimentos ajudam a evitar o aumento de açúcar no organismo e também outros problemas relacionados com alta glicose.
  • Indigestão: se você costuma ter este problema, comer abacaxi, couve, brócolis, cenoura, ameixa, mamão e outros alimentos ajudam com suas fibras e outros nutrientes o estômago e os intestinos trabalharem corretamente.

Benefícios de uma alimentação natural.

Finalmente, você saberá como viver com saúde e como viver bem consumindo uma alimentação inteligente. Entenda o bem que uma comida mais saudável pode fazer para o seu corpo. Veja a lista abaixo com os principais benefícios:

  • Fonte natural de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes (você não precisará tomar suplementos para compensar a carência de certos nutrientes);
  • Redução do colesterol ruim;
  • Aumento do colesterol bom;
  • Controle da glicose;
  • Perda saudável de peso;
  • Boa aparência (cabelos, pele e unhas mais vivos);
  • Mudança de humor para melhor.

Concluindo o tema sobre alimentação saudável.

Resumindo este artigo: você aprendeu como fazer uma alimentação natural, entendendo as principais vantagens, principalmente no combate de várias doenças e enfermidades.

Também entendeu o que deve evitar comer para conquistar a longevidade e alcançar ou até mesmo passar a marca de um século de vida.

Se este artigo foi edificante para a sua vida, que tal compartilhá-lo nas redes sociais juntamente com os seus comentários? Assim os seus familiares, parentes e amigos também poderão se beneficiar de uma alimentação inteligente.

(Visited 3 times, 1 visits today)