Fruta do Milagre e seus benefícios para a sua saúde!

 Fruta do Milagre e seus benefícios para a sua saúde!

Você sabia que, dentre as plantas exóticas, existe uma fruta que promove um verdadeiro milagre do sabor? Quando você come uma destas frutas, o que for comido em seguida fica doce. Mesmo que seja originalmente azedo ou amargo, como o já citado almeirão. Então, caso você não tenha ouvido falar de tal planta, neste artigo você aprenderá o que é a fruta do milagre e suas utilidades. E também quais os benefícios da fruta do milagre para o seu organismo.

Quem se preocupa com a saúde sabe que é muito importante ter uma alimentação variada e balanceada. Todavia, existem certos alimentos que, mesmo sendo benéficos para o corpo, não possuem um sabor tão agradável para o paladar. O almeirão, por exemplo, contém muitas vitaminas, mas é uma planta extremamente amarga.

O que é a fruta do milagre?

O fruto milagroso ou fruto milagroso ( Synsepalum dulcificum ou Sideroxylon dulcificum danielli ) é uma espécie de árvore da família Sapotaceae nativa da África Ocidental . Seu fruto, o “fruto milagroso”, tem o efeito de suprimir as sensações de acidez e amargor dos alimentos por 30 a 60 minutos. A própria baga, com baixo teor de açúcar, tem um sabor bastante agradável e ligeiramente áspero, que lembra morangos.

A primeira menção da planta é de 1725, por Reynaud des Marchais, um navegador e capitão de um navio negreiro francês que viajou extensivamente na costa oeste da África. Em seus relatórios, ele menciona tribos africanas que consumiam essas frutas antes das refeições para melhorar o sabor de seus alimentos e bebidas frequentemente ácidas.

A primeira descrição botânica ocorre em 1852 pelo médico WF Daniell, um cirurgião e botânico do Exército britânico que esteve na Gambia, Serra Leoa e Costa Dourada de 1847 a 1856, lá ele estudou doenças tropicais e suas possíveis curas naturais. Foi ele quem deu à baga o nome atual: fruta milagrosa, porque considerou milagrosa a mudança de sabor.

Fruta do milagre - árvores com 5 anos

Origem do nome da fruta do milagre

O nome de “fruta milagrosa” também é dado a Gymnema sylvestre e katemfe ( Thaumatococcus daniellii ), que são duas outras espécies de plantas usadas para modificar a percepção do açúcar dos alimentos.

Tem um tom de cor entre o violeta e o vermelho. O sabor da fruta é azedinho e não é tão marcante. Ela tem este nome por causa da miraculina. É uma proteína que “engana” a parte do paladar referente ao amargo e ao azedo. Com isto, após comer um pouco desta fruta, você pode chupar um limão! Ele se assemelhava a tomar uma limonada bem docinha, por exemplo.

Além da alta quantia da proteína miraculina, o consumo moderado da fruta do milagre faz bem para o sistema imunológico. Também previne o envelhecimento precoce, já que a planta contém propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antioxidantes.

Como a fruta tem o poder de “adoçar” tudo, as pessoas que precisam restringir o consumo de açúcar, como os diabéticos e pessoas fazendo dieta, podem consumir desta planta como um adoçante natural. Não há contraindicações para as suas saúdes.

Benefícios da Fruta do Milagre para a nossa Saúde

Agora que conhecemos o seu sabor, chegou a hora de vermos alguns benefícios da Fruta do Milagre para a nossa saúde alguns podem ser bem significantes, confira:

Bom para diabéticos

O diabetes é provavelmente a condição de saúde mais difícil de lidar. Se os problemas diabéticos não forem tratados, assim como os níveis de açúcar no sangue não forem regulados, os diabéticos podem facilmente sofrer de problemas graves, como insuficiência renal, perda de visão, parada cardíaca, derrame e também doenças cardíacas. feridas que não cicatrizam.

Para controlar seus níveis de açúcar no sangue, essas pessoas com diabetes precisam fazer mudanças totais no estilo de vida apenas para controlar seus níveis de glicose no sangue e permanecer saudáveis. Provavelmente, a parte difícil para um diabético é desistir de doces, açúcares e adoçantes de todos os tipos.

A Fruta do Milagre é um adoçante natural que remove os ácidos, equilibra o gosto amargo em um sabor doce natural, e também auxilia todo o corpo com a ajuda de seus antioxidantes e nutrientes. Quer você precise consumir sobremesas sem açúcar e sem sabor, ou mesmo vegetais e frutas que você simplesmente odeia, a Fruta do Milagre pode se tornar uma excelente opção para quem é diabético.

Com a Fruta do Milagre, as pessoas que sofrem de diabetes podem obter toda a doçura e também o sabor de que precisam, sem quaisquer efeitos nocivos como os provocados pelo açúcar ou adoçantes artificiais.

Ótima para Perda de peso

A Fruta do Milagre tem apenas 1 caloria por fruta, 0% de gordura e, portanto, é uma excelente ajuda natural para perder peso. Você pode trocar sua sobremesa doce e calórica por uma baga da Fruta do Milagre pouco antes da sobremesa.

Eu particularmente gosto de levar alguns frutos na minha bolsa para consumir durante o expediente de trabalho, é incrível, dar uma sensação maravilhosa de saciedade, e adeus fome. Assim consigo manter meu peso e minha saúde em dia. 

Proporciona uma ótima sensação de bem-estar

Incorporar a fruta em sua dieta ajuda a manter um estilo de vida saudável, pois ela fornece minerais, vitaminas e também antioxidantes em seu corpo, ajudando ainda mais a evitar doenças e proporciona uma “ótima sensação de bem-estar”, ainda não existem estudos que provem que esta fruta seja indicada para melhorar os níveis de estresse, mas, todos os meus amigos e familiares que a consomem costumam citar este benefício em particular.

Para o Tratamentos de câncer

Os medicamentos antineuróticos e a radioterapia podem afetar os receptores da língua, de modo que ninguém pode perder facilmente a capacidade de saborear. Pessoas que sofrem de câncer durante o tratamento com radiação sentem o gosto metálico, que é a razão por trás da degeneração da saúde devido à sua incapacidade de saborear os alimentos. A Fruta do Milagre tem a capacidade de encobrir esse efeito e acabar com qualquer tipo de sabor desagradável.

Confira abaixo um vídeo que mostra na prática como a Fruta do Milagre consegue modificar sabores na língua, é fantástico, veja:

Como obter a muda dessa fruta?

Agora que você aprendeu o que é essa frutinha e também já sabe quais os benefícios da fruta do milagre, vamos aprender onde comprar esta planta que promove um verdadeiro milagre do sabor.

Essa planta faz parte do grupo das plantas exóticas e não é tão difundida no Brasil. Mas não é tão difícil encontrá-la em nosso país. Graças ao “dom onipresente” do Google, há inúmeras referências disponíveis sobre a fruta do milagre ou fruta milagrosa.

Em breve teremos aqui em nosso blog bons fornecedores da Fruta Milagrosa, você poderá comprar e receber no conforto de sua casa as mudas já prontas para serem cultivadas. 

Fruta do milagre - mudas com 3 anos
Acima um planta com alguns meses de cultivo.

Uma das grandes vantagens desta planta é que pode ser cultivada em casa, mesmo em pequenos vasos e exige poucos cuidados diários, além é claro de água e uma boa adubagem para fortalecer seus frutos.

Fruta do milagre - primeiros frutos
Acima uma planta já com seus primeiros frutos.

Como consumir a fruta do milagre?

Para finalizar o assunto, você verá a forma correta de comer dos frutos desta planta que altera o sabor dos alimentos considerados “intragáveis” para o paladar.

A melhor maneira de comer a fruta do milagre é in natura e bem madura, mas ela, por si só, não tem um sabor excepcional, característico, único. Porém, se você consumir uma ou duas unidades do fruto, poderá comer qualquer outra coisa azeda ou amarga. Você ficará espantado! Imaginem uma toranja (ou grapefruit), por exemplo parecer doce!

Outra dica de consumo é congelar as frutas em uma forma de gelo e usar os cubos de gelo com o frutinho no café, no chá, no suco etc. para adoçar, como se fosse um adoçante natural. Só não é recomendado consumir excessivamente a fruta do milagre. Seu consumo em excesso pode causar aftas, irritar o estômago e irritar as hemorroidas (no caso de quem tiver este problema).

Conclusão sobre a fruta do milagre

Neste artigo completo e esclarecedor você ficou totalmente ciente sobre quais os benefícios da fruta do milagre para o seu organismo. Portanto você aprendeu o que é a fruta, onde comprá-la e como consumi-la adequadamente.

Se você aliar o consumo desta fruta com um estilo de vida saudável (alimentação balanceada, exercícios físicos regulares etc.), certamente estará rumo ao centenário, com uma disposição de dar inveja a muitos jovens!

Caso você tenha gostado do conteúdo deste artigo, pedimos que compartilhe as informações deste texto. Pode ser nas suas redes sociais juntamente com as suas observações. Sendo assim, por certo mais pessoas poderão aprender sobre a fruta do milagre e suas utilidades. Espero que tenha gostado desse artigo e não deixe de conferir os demais conteúdos aqui em nosso blog.

Um abraço, João Vasconcelos! 🙂

Relacionados

4 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!!