Dicas de Saúde – 6 Maneiras Práticas para Fortalecer os Ossos!

Classifique esse artigo

A saúde óssea é extremamente importante para uma vida longa e saudável, ainda mais nos dias de hoje com esse corre corre da vida moderna. Talvez você mesmo, nunca tenha parado para pensar, que fortalecer os ossos seja tão importante assim.

Geralmente as pessoas não colocam a saúde como uma prioridade, muito menos, o fortalecimento dos ossos. Vejamos alguns fatores importantes que você deve considerar para envelhecer com ossos fortes e resistentes. Confira!

A importância de Fortalecer os Ossos

A importância de Fortalecer os Ossos

No decorrer das nossas vidas, nós passamos por um período em que podemos chamar de “pico de massa óssea”. Esse período, é por volta dos 25 anos de idade.

Desse período até os 30 anos, geralmente é quando ocorre a perda de massa óssea mais rapidamente. Segundo um dos mais renomados cirurgiões ortopedistas dos Estados Unidos, o Dr. David Gazzaniga, essa perda óssea pode acontecer, inclusive até mais cedo.

Uma observação feita pelo Dr. Gazzaniga, foi que pelo menos 1 em cada 2 mulheres, e 1 em cada 4 homens, vão sofrer com uma fratura decorrente de osteoporose.

Muitas mulheres não percebem o que ocorre após a menopausa, mais precisamente nos primeiros cinco anos. A mulher pode chegar a perder cerca de 20% de sua massa óssea.

E para acrescentar ainda mais a estas estatísticas, veja o resultado de um estudo realizado no ano de 2011. Mulheres cuja idade esteja entre 65 e 69 anos que chegam a quebrar o quadril, em princípio têm suas chances de morte aumentada no ano seguinte em 5 vezes mais.

Chances essas levadas em consideração com outras pessoas que tem o quadril forte. E para agravar ainda mais, acredita-se que as mortes estejam relacionadas a justamente as fraturas de quadril. A saber mostrando que as mortes ocorreram apenas 3 meses após o ocorrido.

Sendo assim, é preciso fortalecer os ossos e manter tudo da melhor forma possível. E aí você pode fazer a seguinte pergunta, o que poderia ser feito? Infelizmente as pessoas só começam a perceber os sintomas da perda de massa óssea quando já estão em um estágio bastante avançado.

Confira agora, 6 dicas de suma importância para todos os cuidados necessários com sua saúde óssea.

Dicas para Fortalecer os Ossos

1- Ter uma Leiteira sempre cheia

Quando pensamos na saúde dos nossos ossos, o primeiro pensamento que nos vem a cabeça é uma alimentação saudável, que contenha principalmente “cálcio”, já que o mesmo é sinônimo de saúde para os ossos.

Os ossos têm como base para sua construção e fortalecimento o cálcio. E para poder conter com este tão importante mineral, a ingestão de alimentos é a melhor escolha.

Segundo a Dra. Jennifer Beck, que é especialista em saúde óssea e diretora do Centro de Medicina Esportiva do Instituto Ortopédico de Los Angeles, nos Estados Unidos, somente 30% dos indivíduos, recebem a quantidade que deve ser adequada de cálcio por dia.

E segundo o mesmo estudo feito, para conseguir suprir a necessidade de cálcio em cada pessoa, que tenham idade acima de 9 anos, as mesmas precisam repor cerca de 3 a 4 porções de laticínios diariamente.

É de suma importância que o aumento do cálcio se dê especialmente durante a gravidez, para pessoas lactantes e principalmente após os 70 anos.

Portanto independente de sua idade, beba leita a vontade, caso tenha rejeição a lactose, poderá substituir por produtos ricos em cálcio como, o leite de coco.

2- Absorver Algum Sol

É preciso que se entenda que o cálcio é um dos pré-requisitos para uma saúde óssea adequada. Só que o mesmo sozinho, não consegue combater de forma eficaz a osteoporose ou outros problemas relacionados aos ossos.

Para se ter ideia, em 15 estudos feitos, foi mostrando que ingerir cálcio, ou seja, aumentar a quantidade de cálcio por si só, tem um efeito bem modesto.

Estes efeitos estão relacionados a mulheres que estão em fase de pré-menopausa. Em suma foi mostrado que a perda de massa óssea não é satisfatória apenas com o cálcio.

Diante desse estudo, pôde-se notar que a vitamina D, se faz necessário para complementar os benefícios do cálcio ao fortalecer os ossos.

Para um benefício adequado e satisfatório, o mais indicado é que ambos sejam tomados em conjunto.

Mostrou-se que 41,6% dos americanos sofrem com deficiência de vitamina D, justamente, por não ter a quantidade de sol adequada em suas vidas, ou seja, é preciso colocar mais luz na vida de todos.

Diante desse cenário tão preocupante, foi feito um estudo. Em resumo, pessoas com deficiência de vitamina D, foram colocadas a prova de uma caixa de luz emitindo raios UVB apenas 3 vezes por semana. Como resiultado, tiveram um aumento significativo de cálcio-ajudante.

Portanto, faça um esforço e tome um banho de sol de pelo menos 15 minutos diários, se puder, use pouca roupa, assim os efeitos são sentidos rapidamente.

3- Levante Pesos

A opção por atividades físicas, principalmente aquelas as quais usam muito a força, como treinos regulares de alta intensidade, produz e mantém ossos cada vez mais fortes.

E em um estudo feito no ano de 2016 da BMC, 150 mulheres que apresentavam um distúrbio musculoesquelético apresentando osteoporose ou osteopenia, melhoraram de forma considerável suas concentrações séricas de CTX com a prática regular de treinamentos de resistência. Para informação de todos, o CTX é um marcador de reabsorção e formação óssea. 

Vale a pena lembrar que você não precisa ser um atleta ou frequentar uma academia todos para ter ossos fortes. Sem dúvida, apenas a prática regular de exercícios já é de grande ajuda. Veja aqui uma série de exercícios para pessoas preguiçosas.

4- Aconchegar-se aos Seus Genes

A densidade óssea depende e muito da genética de cada indivíduo.

Segundo uma pesquisa recente publicada na revista Science, pôde-se notar que em pessoas asiáticas, a densidade óssea é menor do que os caucasianos. E os africanos mostraram índices bem mais altos.

No estudo feito em 8.000 mulheres, os seus históricos familiares se mostram independentes em 19,8% dos casos com osteoporose.

Mesmo que as pessoas não tenham como mudar o seu histórico familiar, poder ter esse tipo de informação faz muita diferença na hora de tratar e solucionar futuros problemas.

Caso venha a identificar algum problema relacionado a quebra de ossos, osteoporose ou osteopenia, é indicado que o seu médico seja informado.

5- Livre-se dos Vícios

Os vícios são os grandes vilões ao fortalecer os ossos. O sódio, álcool, cafeína, refrigerantes e cigarro, são as causas maiores, pois interferem diretamente na absorção de nutrientes que o corpo necessita para fortalecer os ossos.

Uma pesquisa feita em Creighton University em Nebraska, EUA, mostrou que mulheres idosas que consomem álcool, fumam pelo menos dois cigarros por dia. Isso aumenta em até 40% os riscos de osteoporose e quebra nos ossos. 

O álcool e a cafeína se consumidos em excesso por pessoas acima dos 40 anos, afeta de forma negativa a atividade da vitamina D no organismo. Isso vai enfraquecendo os ossos, especialmente a bacia e o fêmur (osso da coxa).

Fortalecer os Ossos - Livre-se dos vícios

Desta forma se pretende chegar ao centenário com saúde e ainda de pé, fique longe dos vícios, maus hábitos estragam lentamente a resistência do seu corpo.

6- Preste Atenção na Leitura do Rótulo

As pessoas não percebem, mas muitos medicamentos usados nos decorrer de suas vidas podem ser grandes vilões para a saúde. Principalmente para os nossos ossos e em suas composições.

Exemplos como esteroides, suplementos, que são usados para artrite reumatoide, asma e colite ulcerativa, podem impedir de forma direta a absorção óssea, impedindo a sua formação.

O indicado é que você mesmo pergunte ao seu médico. Caso esteja tomando algum medicamento, ou receba uma receita, pergunte sobre os efeitos colaterais dos medicamentos.

Dica Extra: Busque informações úteis

Para manter uma boa saúde e viver muito com qualidade, buscar informações que possam ajudar no seu dia a dia são fundamentais, portanto, fique atento aos novos conteúdos em nosso site e vamos todos juntos RUMO AO CENTENÁRIO!

Bônus!

Veja também o artigo 101 truques para emagrecer e descubra tudo sobre a gordura marrom.

101 truques para emagrecer
101 truques para emagrecer

 

Segredos para um corpo em forma
Segredos para um corpo em forma

>>> Faça o download de seu e-book totalmente GRÁTIS <<<

Segredos para um corpo em forma

 

 

Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

> > > > Clique aqui < < < <

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo, transformando os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade! Mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física. Não pense que esteja na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas, mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação.

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *