Conheça os Alimentos Poderosos Que Podem Mudar sua Vida!

Famosos por conter grande quantidade de nutrientes e vitaminas, os alimentos poderosos podem turbinar a sua refeição e como resultado melhorar a sua saúde.

Não acredita? Pois te digo mais, esses alimentos estão repletos de vários nutrientes que combatem doenças, geralmente sem fornecer muitas calorias e ainda podem ser inclusos em receitas maravilhosas.

Talvez você não tenha ouvido falar em alguns deles, porque são considerados um um pouco exóticos. Mas vamos expor aqui todas as características necessárias para vocês que têm interesse em dar um salto em direção ao bem-estar e qualidade de vida.

Alimentos poderosos – Ora-pro-nóbis

Alimentos Poderosos - Ora-pro-nóbis

Popular e muito cultivada em Minas Gerais, a ora-pro-nóbis é uma planta de mil e uma utilidades. Também conhecida como PANC (Plantas Alimentícias Não convencionais) Usada em restaurantes que servem comida caseira e da terra, além de um saboroso acompanhamento, ela pode ser uma ótima fonte de nutrientes.

Conhecido como “bife de pobre”, o vegetal é proteico, acessível e bem econômico. Ela é uma trepadeira espinhosa e tem facilidade para se desenvolver em diferentes tipos de solos.

As folhas e as flores da ora-pro-nóbis são usadas tanto como alimentos quanto como medicamentos, e seus frutos também podem ser inseridos em receitas de muito bom gosto. Por isso, ela está na lista dos alimentos poderosos.

Dentre os seus maiores benefícios estão as seguintes propriedades medicinais:

  1. cicatrizante;
  2. revigorante;
  3. anti-inflamatória;
  4. regenerativa;
  5. purificativa.

Além disso, é rico em nutrientes como:

  1. fibras;
  2. proteínas;
  3. cálcio;
  4. ferro;
  5. aminoácidos essenciais;
  6. vitaminas A,B e C.

Quando você insere a ora-pro-nóbis em sua alimentação, melhora o funcionamento do seu intestino e do sistema digestivo. outro benefício é que quando esse alimento é ingerido, ele dá sensação de saciedade.

Portanto é indicado às pessoas que querem perder peso. Mas não é só isso, ele também evita a prisão de ventre, problemas de hemorroidas e tumores no intestino.

Você acha que ela foi incluída na lista de alimentos poderosos aleatoriamente?

Jabuticaba

Alimentos Poderosos - Jabuticaba

Nativa da Mata Atlântica e encontrada com facilidade em Minas Gerais e no interior de São Paulo, a Jabuticaba além de doce e saborosa é uma fruta muito benéfica à saúde.

Ela é conhecida por gerar geleias, vinhos e sucos, mas pouco se sabe sobre as características medicinais que ela carrega. Repleta de nutrientes este pequenino alimento tem um poder antioxidante fantástico e por isso faz muito bem à pele e ao organismo.

A jabuticaba contém:

  1. Vitaminas C e B;
  2. Proteínas;
  3. Ferro;
  4. Fibras;
  5. Fósforo;
  6. Cálcio;
  7. Carboidratos.

Mas não se assuste com o nome carboidratos, porque essa frutinha pode sim ser incluída em dietas e cardápios de alimentação balanceada. Isso porque em 100 gramas da fruta, há apenas 45 calorias, o que a faz um dos alimentos poderosos do mercado.

Veja seus principais benefícios:

  • Intestino regulado: como contém fibras, ao ingerir a jabuticaba, a pessoa não fica com sensação de estufamento e incômodo na região abdominal. Além disso, previne o câncer de intestino e prisão de ventre.
  • Prevenção do câncer: com as substâncias antioxidantes, ela é capaz de prevenir não só o câncer, como também doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
  • Diabetes e colesterol controlados: muita gente sofre dessas enfermidades, que podem alterar toda a rotina de uma pessoa, porém a jabuticaba pode facilmente controlar os efeitos dessas condições.

Quais outras condições são tratadas pela jabuticaba?

  1. Inflamação de garganta;
  2. Gordura e inflamação do fígado;
  3. Asma;
  4. Diarréia;
  5. Inflação do intestino.

Buriti

Alimentos Poderosos - Buriti

Muito consumido no Maranhão, o Buriti é encontrado muitas vezes em polpa para sucos e sorvetes. Mas não se engane, ele está na lista dos alimentos poderosos e serve pra muita coisa.

Embora possa parecer uma fruta bem exótica, é muito bem vinda para tratar diversas situações. O óleo de Buriti tem uso como:

  1. cicatrizante;
  2. energético natural;
  3. alivia queimaduras;
  4. diminui irritação e vermelhidão da pele;
  5. feridas na pele;
  6. vermífugo;
  7. fortalece o sistema imunológico;
  8. trata pele seca ou rachada;
  9. hidrata a pele;
  10. combate o aparecimento de rugas;
  11. protege de doenças cardiovasculares e degenerativas;
  12. protege contra a anemia.

Além disso, o alimento é rico em:

  1. vitaminas A, B1, B2, B3 e C;
  2. antioxidante;
  3. ferro;
  4. cálcio;
  5. iodo;
  6. fósforo.

Caso você esteja enfrentando problemas para comer ou “abrir o apetite”, esta pequena fruta pode te ajudar. Sabe por que? Porque desperta em você a vontade de comer, relaxando a tensão no estômago.

Para isso, é preciso diluir o óleo de Buriti na água e usar a mistura durante o banho, passando na pele ao mesmo tempo em que seu corpo recebe o vapor quente da água aquecida.

Camu Camu

Alimentos Poderosos - Camu Camu

Muita gente nunca ouviu falar nessa fruta amazônica com milhares de utilidades, não é verdade? Pois não sabem o que estão perdendo.

O camu camu é um alimento muito potente e frequentemente usado na indústria de fabricação de cosméticos. Exatamente por isso ele está na nossa lista dos alimentos poderosos.

Mas ele também é usado em sucos detox, sorvetes e doces naturais. Tanto suas folhas quanto as frutas que oferece, podem servir no tratamento de:

  1. Asma;
  2. Infecções virais;
  3. Fadiga crônica;
  4. Gengivite;
  5. Depressão;
  6. Problemas no olho;
  7. Osteoartrite;
  8. Artrite.

Esta fruta é indicada, principalmente, para quem tem déficit de vitamina C, porque ele tem grande concentração dessa substância. Além de antioxidante, eliminar toxinas e atuar na formação de colágeno (ótimo para pele).

O alimento pode ser ingerido como suco ou até em formato de doces (sem açúcar!). Também pode comê-lo fresco, com limitação de 100 gramas diárias (12 frutinhas, em média).

Quem não encontrar a fruta, pode comprá-la em farmácias em formato de cápsula para suprir alguma deficiência de nutrientes.

Pólen

Alimentos Poderosos - Pólen

Sim, você pode estranhar ao ouvir ou ler a palavra pólen, já que pensa em abelhas recolhendo esse produto das flores, só que também está entre os alimentos poderosos.

Ele é uma ferramenta poderosa para o nosso organismo, quando usado corretamente. Suas propriedades englobam:

  1. Crescimento de força e resistência: para quem pratica esportes, este alimento é sensacional, pois te dá muita energia e força. Sem contar que você cansa muito menos ingerindo ele.
  2. Efeito anti-envelhecimento: com tem muitas vitaminas, antioxidantes e ainda minerais, ele retarda o envelhecimento da pele e do organismo.
  3. Trata alergias: quem tem muito problema com alergias também pode se beneficiar do poder do pólen, porém isso deve ser acompanhado por um médico de confiança

Você pode consumi-lo em pó ou até em cápsulas encontradas em farmácia. No primeiro caso, você o adiciona à sucos, leites e até iogurtes, ou se preferir, jogando em cima de algumas frutas.

Essas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Um abraço, João Vasconcelos.

Curso Online de PANCs

Dos Jardins Produtivos à Mesa, traz 12 módulos com mais de 30 vídeo-aulas, onde são mostradas dezenas de PANCs e é ensinado detalhe por detalhe de cada planta, ou seja, como identificar, como consumir, o que consumir. E o melhor todas as aulas são práticas e gravadas no Sitio PANC, que Fábio Mariani tem em Manaus.

* * * Clique aqui para conhecer melhor esse treinamento * * *

curso de pancs

Você terá acesso a todo o conteúdo abaixo 
com desconto especial por tempo limitado

curso panc online

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Conheça os Alimentos Poderosos Que Podem Mudar sua Vida!
5 (100%) 1 vote

Veja também

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *