7 dicas para lidar com o estresse e a ansiedade

 7 dicas para lidar com o estresse e a ansiedade

Atualmente, é importante saber lidar com o estresse e a ansiedade para se manter produtivo e sociável no mundo. Podem existir diferentes motivos que geram esses sentimentos no ser humano, mas ao saber lidar com eles e superá-los pode evitar doenças e bloqueios emocionais.

É importante saber minimizar o impacto desses sentimentos para não prejudicar a saúde mental e não comprometer a qualidade de vida. É fundamental que cada indivíduo reconheça o seu quadro emocional e tome boas iniciativas para melhorar a sua condição.

Neste artigo apresentamos o significado dessas emoções e como o indivíduo pode se dedicar para superá-los evitando perdas significativas em sua vida emocional e mental.

O que é estresse?

Atualmente, não há uma definição científica ou médica para definir o estresse, mas em alguns casos pode ser considerado como uma doença e parte de uma doença mental e psico afetiva.

Na prática, o indivíduo tem uma sensação de sobrecarga, com sentimento de peso para enfrentar o dia a dia e assumir novas responsabilidades. Os principais sintomas podem ser:

  • Tensão muscular;
  • Dores de cabeça ou tonturas;
  • Indigestão;
  • Problemas para dormir;
  • Irritabilidade;
  • Preocupação constante;
  • Comer muito ou pouco;
  • Choro contínuo.

 

O que é ansiedade?

O indivíduo que está ansioso costuma ficar tenso, nervoso ou se sentir preocupado além do necessário. Muitas vezes, esse sentimento pode não apresentar um gatilho claro ou estar simplesmente atrelado às atividades diárias.

Mas, a ansiedade também poderá estar relacionada a uma situação específica em relação a uma preocupação que poderá acontecer no futuro, seja a médio ou longo prazo.

Dessa forma, a ansiedade pode se tratar de uma resposta a uma percepção de ameaça, podendo ainda liberar hormônios como a adrenalina e o cortisol no coração, o que gera aumento das batidas do coração e alerta mental acima do necessário.

Os sintomas de ansiedade incluem:

  • Cansaço;
  • Sentindo-se doente;
  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Comichão;
  • Inquietação;
  • Sentindo-se “no limite”;
  • Uma sensação de pavor.

7 dicas para lidar com o estresse e a ansiedade

1 – Concentre sua mente no presente

Ansiedade - Concentre-se no presente

Quando o indivíduo se sente sobrecarregado ou com grande preocupação em relação ao futuro, a primeira dica é dar atenção ao momento presente. Quando a vida está muito agitada e com muitas demandas, é comum querermos transferir nossas atenções ao momento futuro ao invés de darmos real atenção ao que precisamos fazer agora.

Para darmos mais atenção ao presente é indicado praticar a atenção plena, direcionando sentimentos, sensações e visões para o ambiente e o momento atual.

2 – Faça algo ativo

A pessoa que precisa lidar com o estresse e a ansiedade precisa fazer uma atividade como um treino, uma caminhada, alongamento e até mesmo meditação.

A prática de exercícios pode ajudar no equilíbrio dos hormônios, além de estimular a produção de endorfinas e outras substâncias no cérebro que favorecem o sentimento de relaxamento e otimismo.

Além da atividade física, estar envolvido com atividades profissionais leves, estudos e lazer também ajuda a gerar equilíbrio diário.

3 – Desafie os pensamentos negativos

O indivíduo pode tomar a iniciativa de desafiar os pensamentos negativos, procurando evitar auto afirmações negativas que questionam a sua capacidade de trabalhar, estudar ou de fazer algo novo na vida.

Também é importante tomar cuidado com o excesso de expectativas, pois a cada derrota ou resultado não esperado os pensamentos negativos ou sabotadores poderão dominar a mente em poucos segundos.

4 – Ajude outra pessoa

Ser solidário e caridoso com as outras pessoas é fundamental para gerar novos sentimentos no quadro emocional. Mesmo quando estamos muito ocupados podemos arranjar um tempinho para ajudar alguém.

Muitas vezes nos sentimos estressados com o excesso de preocupações com as nossas próprias vidas. Uma boa dica é ajudar quem mais precisa em sua família ou vizinhança ou até mesmo participar de projetos voluntários.

Pequenas ações positivas podem gerar grandes resultados, ajudar a saúde mental e, principalmente, melhorar a vida dos outros.

5 – Evite hábitos prejudiciais à saúde

Para superar ou lidar com o estresse e a ansiedade é importante evitar hábitos prejudiciais à saúde como beber bebida alcoólica em excesso, fumar e comer comida muito gordurosa.

Quando os hábitos prejudiciais ficam fora do controle, é importante evitá-los e começar a eleger hábitos mais saudáveis para o dia a dia. É importante valorizar a qualidade do sono, ingerir alimento saudável e evitar fortalecer o vício.

6 – Conecte-se com outras pessoas

Lidar com o estresse e a ansiedade - Conecte-se com outras pessoas

A convivência social é um importante estímulo para a qualidade de vida. Ao conviver com outras pessoas, seja da família ou grupo de amigos, conseguimos nos afastar de nossos problemas interiores, além de ajudar a combater a solidão e o sentimento de isolamento.

7 – Passe mais tempo com seu animal de estimação

Atualmente, é sabido a importância da presença de animais de estimação na vida das pessoas, principalmente, para as pessoas que gostam de pet. O amor dedicado a um animal gera novas emoções positivas e ajuda a combater o estresse e a solidão.

Conclusão

Atualmente, é importante que o indivíduo se sinta capaz de lidar com o estresse e a ansiedade, compreendendo que não é sempre possível superar essas emoções e estado mental sozinho.

Falar de seus próprios sentimentos com pessoas de confiança pode ajudar a melhorar o condicionamento mental. Porém, em muitos casos é indicado procurar ajuda médica para avaliar o possível quadro clínico e contar a ajuda de amigos e familiares.

Caso o estresse esteja atrelado ao trabalho, vale a pena conversar com o patrão para reestruturar o ritmo de trabalho e os prazos de cada tarefa. Ressaltamos que cuidar da mente e das emoções é tão importante quanto cuidar do corpo.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais de como superar a ansiedade e o estresse através de iniciativas positivas e acessíveis para todos no dia a dia. Uma boa alimentação e atividades físicas regulares também auxiliam no controle de outras enfermidades.

Se perceber que ainda assim os sintomas persistem, não hesite, procure imediatamente ajuda de um médico, ele é o profissional mais adequado para ajudá-lo(a), não brinque com o estresse e cuidado com a ansiedade, se não tratadas corretamente podem se tornar algum ainda mais perigosos.

Cuide-se!

Artigos Relacionados

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.