Aposentadoria por idade: Como funciona, conheça as novas regras!
Benefícios da Linhaça: como ela pode mudar a sua vida

A linhaça é um alimento considerado como funcional, proporcionando uma melhor saúde e consequentemente um aumento da qualidade de vida. Os benefícios da linhaça são diversos, além disso podem ser internos e até mesmo externos.
Rica em ácidos graxos ômega 3 e 6, a semente de linho, popularmente chamada de linhaça, é utilizada pela humanidade há milênios. No Egito Antigo o linho era muito utilizado para fabricação de tecidos e cordas e é utilizado até hoje, por ser extremamente resistente. No entanto, o grande valor nutricional está nas sementes.
A linhaça também é amiga de pessoas que estão em busca do emagrecimento, pois por ser rica em fibras, ajuda a regular o intestino, auxiliando assim na perda de peso, eliminando a gordura corporal. Mas é necessário lembrar que muita fibra pode causar constipação, então é necessário consumir moderadamente.
Indicação de uso
Tudo em excesso faz mal ao nosso organismo, seja no consumo de alimentos saudáveis ou não. Portanto é necessário que haja uma certa moderação no consumo da linhaça.
Mesmo sendo um alimento rico em fibras e ômega 3 e 6, ela deve ser consumida de forma moderada. Por ter como um dos nutrientes principais a fibra, as sementes de linhaça devem ser consumidas em 10 gramas por dia. Isso acontece justamente pelo fato das fibras em excesso causarem constipação, como foi dito anteriormente. Esse é um dos vários benefícios da linhaça.
Formas de consumo
A linhaça pode ser encontrada na forma de grão, óleo, farinha e suplemento. A farinha de linhaça pode ser consumida em sucos, saladas, iogurtes e com muitos outros alimentos. Pelo fato de já estar triturada, ela é absorvida com mais facilidade pelo nosso organismo.
Ao ser consumida em forma de grãos, ela deve ser bem mastigada para que a casca que a envolve seja quebrada, pois esta casca é feita de celulose, o que a torna não digerível no intestino. Mas caso prefira, pode bater os grãos com suco ou vitaminas ou até triturar em casa, mas também o prazo de validade dela será reduzido para 4 dias.
Em casos de consumo da linhaça em óleo, este nunca deve ser aquecido, pois o calor faz com que as sementes percam as suas propriedades nutricionais. Assim, o óleo pode ser utilizado para temperar saladas.
O óleo de linhaça também pode ser utilizado da mesma forma que o óleo de coco: no cabelo e na pele. Ele possui um alto poder nutritivo, o que gera a redução do frizz e proporciona brilho, maciez e força.
Entre os benefícios da linhaça, podemos destacar os suplementos. Estes são os encontrados em formas de cápsulas e podem ser consumidos de acordo com a indicação do produto ou com base em uma recomendação médica ou de um nutricionista.
Tipos de linhaça
A semente de linhaça pode ser marrom ou dourada. Muita gente não sabe qual é a diferença entre elas além da cor. Além disso as sementes de linhaça marrom e dourada possuem praticamente o mesmo valor nutricional, o que a diferem é apenas o seu local de origem.
As sementes marrons são encontradas em clima mediterrâneo. Por isso são facilmente encontradas no Brasil, pela boa adaptação ao solo brasileiro. E possuem um gosto mais amargo e forte. Já a linhaça dourada possui uma casca mais fina, com gosto mais suave e é típica de países com clima frio.
A diferença nos valores dos dois tipos de linhaça não se trata de que uma é melhor que a outra, mas sim que a marrom é nacional, sendo mais barata que a importada (dourada).
Benefícios da linhaça
1 – Ajuda a emagrecer
Com o alto teor de fibras, um outro dos benefícios da linhaça é a liberação de glicose no sangue se dê de modo mais lento. Com isso, não há picos glicêmicos e faz-se necessário a utilização de menos insulina pelo organismo. Portanto, a insulina é uma das responsáveis pelo armazenamento da gordura no corpo.
Além disso, as fibras ajudam a regular o intestino fazendo com que ocorra um desinchaço abdominal e aumenta a sensação de saciedade, reduzindo assim as quantidades de comidas ingeridas ao longo do dia.
2 – Previne a diabetes
Quanto mais insulina o organismo produz, mais os nossos órgãos se tornam resistentes à essa substância, fazendo com que mais insulina seja produzida para que a glicose seja colocada dentro das células. Esse processo pode ser agravado e consequentemente desenvolver a diabetes tipo 2.
Assim, a linhaça promove uma redução dos picos de glicose no sangue, ela ajuda a prevenir a diabetes e até a combater esta doença.
3 – Ajuda no controle de inflamações
A linhaça no organismo também desenvolve ações anti-inflamatórias, combatendo assim inflamações dos mais diversos tipos.
4 – Controla e protege o intestino
Como foi dito anteriormente, as fibras ajudam nesse quesito. Porém é necessário atentar-se para a recomendação diária de consumo e ingerir bastante água ao longo do dia.
Além disso, os ácidos graxos presentes na linhaça impedem que as bactérias nocivas do intestino cheguem até a corrente sanguínea, infectando assim todo o corpo.
5 – Protege o coração
Por diminuir o colesterol ruim e equilibrar o sódio no organismo, a linhaça ajuda a promover um aumento da saúde cardiovascular, evitando a hipertensão, infarto e AVC.
6 – Previne alguns cânceres
As ligninas presentes na linhaça são responsáveis por reduzir os índices do câncer de mama, pois apresentam componentes anti-estrogênio. Elas impedem o desenvolvimento de células cancerígenas, prevenindo o câncer de próstata, ovário, cólon e outros, pois elas .
7 – Pele e cabelos saudáveis
A linhaça ajuda a manter uma pele hidratada e saudável. Por isso suas propriedades anti-inflamatórias ajudam também a reduzir espinhas, alergias e muitos outros problemas de pele. Já a vitamina E presente na semente, aumenta a saúde dos folículos capilares, evitando queda e quebra dos fios.
8 – Combate sintomas da menopausa
As ligninas agem como um repositor hormonal natural para mulheres que estão chegando na menopausa. Como resultado, o consumo regular da linhaça ajuda a reduzir estes sintomas.
9 – Promove desintoxicação do organismo
Ajuda a eliminar toxinas nocivas para o organismo, promovendo também uma melhora e fortalecimento do sistema imunológico.
10 – Melhora a visão
Pelas suas propriedades antioxidantes, a linhaça evita que o olho fique seco e portanto reduz inflamações oculares.
11 – Fortalece os ossos
Por conter magnésio, a linhaça ajuda no fortalecimento dos ossos e evita doenças como a osteoporose. Semelhante ao cálcio, a linhaça fortalece as cartilagens promovendo a renovação das fibras ósseas, evitando lesões e complicadas provocadas por fatores de risco ou fatores da idade.
Resumindo…
Os benefícios da linhaça permitem uma excelente melhora na qualidade de vida. Os benefícios podem ser percebidos, inclusive, com o passar do tempo. Ela pode ser utilizada de diversas formas e em diversos alimentos, basta usar a criatividade na hora de consumir.
Essas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página. 🙂
2 Comments
[…] saúde das crianças os probióticos podem atuar na saúde dos ossos, possibilitando um crescimento saudável para o corpo. Na saúde do coração no desenvolvimento e […]
[…] em boa quantidade. Elas são importantes tanto para o bom funcionamento do organismo quanto para o sistema imunológico. O teor de gordura do Inhame é baixo, mas ele é uma ótima fonte de ácidos graxos […]