Dieta de 1500 Calorias – Confira o Passo a Passo da Dieta dos Atletas!

A dieta de 1500 calorias é benéfica e apresenta resultados positivos para a sua saúde e corpo. No processo de perda de peso é necessário criar déficit calórico. Para isso deve-se ter menor ingestão de alimentos calóricos e mais atividade física.

É possível manter o corpo saudável, ter disposição, comer menos e praticar mais exercícios com o objetivo de perder peso. A quantidade diária de calorias que o corpo humano necessita varia conforme o sexo, a idade, a cultura alimentar e os hábitos saudáveis que a pessoa costuma ter na vida.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Necessidades de calorias

Dieta de 1500 Calorias - Necessidade de Calorias

O corpo humano precisa de calorias. Mas tome cuidado, a presença delas em excesso no corpo pode provocar males à saúde e ganho de peso. É importante estimar quantas calorias seu corpo realmente necessita no processo de ganho ou de perda de peso.

É importante conhecer o nível de “gasto energético diário” de seu corpo. Em outras palavras, saiba a quantidade de calorias que você queima por dia.

Na média, para homens e mulheres o gasto energético de caloria pode ser calculado da seguinte maneira:

Homens: calorias por dia = 10 x (peso em kg) + 6,25 (altura em cm) – 5x (idade)+5.

Mulheres:  Calorias por dia = 10x (peso em kg) + 6,25x (altura em cm) – 5x (idade) – 161

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Quem precisa perder mais calorias?

Nos estudos relacionados à perda calórica diária há cinco grupos distintos. O primeiro grupo é apontado como o grupo dos “sedentários”. Esses são indivíduos que ingerem todo tipo de alimento e realizam pouco ou nenhum exercício físico.

O segundo grupo é composto pelos “levemente ativos”, são pessoas que praticam exercício leve menos de três vezes por semana. O grupo do “moderadamente ativo” se refere às pessoas que praticam exercício moderado nos dias da semana.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Na ponta, temos o grupo dos indivíduos “muito ativo” que praticam exercício duro diariamente. E finalmente os “extra ativos” que, além dos exercícios duros e diários também praticam exercício extenuante.

As pessoas que sentem que possuem grande ganho de peso corporal, cansaço e baixa qualidade de vida devem realizar processos de perda calórica diária.

Criando um déficit calórico para perda de peso

É muito importante criar um ciclo de perda ou déficit calórica para perder gordura corporal. Geralmente, a perda de 500 calorias por dia é indicada para perder 450 gramas por semana. Em um ano, a perda total será de 23,5 kg num processo mais lento de perda de gordura e de calorias.

É saudável buscar níveis de perdas calóricas leves do que se esforçar para alcançar níveis irreais ou impossíveis (não saudáveis). Além de evitar alimentos calóricos, é necessário aumentar a atividade física, gastar menos tempo sentado, cortar o excesso de açúcar e buscar ter uma alimentação saudável.

Para pessoas que possuem orientação e vontade de emagrecer mais rápido, a dieta de 1.500 calorias torna-se mais possível, principalmente, com a inclusão de alimentos integrais e menos gordurosos.

Alimentos para a dieta de 1.500 calorias

Para perder peso é importante escolher os alimentos certos. Caso contrário, o esforço físico (mesmo que seja uma caminhada diária) não surtirá efeitos. Diariamente, a alimentação deve ser composta por vegetais como couve, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, cogumelos, espargos, tomates, frutas e legumes.

Outros alimentos saudáveis como peixe, ovos, produtos lácteos, sementes e nozes, leite à base de plantas, gordura saudável como azeite e bebidas não calóricas como água, água com gás e chá verde também são indicados no processo da dieta de 1500 calorias. Alimentos ricos em fibras também são indicados, como maçãs, tâmaras, tapioca.

Quais alimentos evitar na dieta de 1500 calorias?

Para ter mais resultados na dieta de 1500 calorias, evite alimentos processados e uso excessivo de açúcar para ter um emagrecimento saudável. Evite comer “fast food” como hambúrguer, nuggets, batatas fritas, pizza, cachorro-quente e qualquer tipo de alimento processado em fritura.

Deve-se evitar também o pão branco, cereais açucarados, massas brancas e gordurosas, tortilhas e bolachas. Carnes com alto teor calórico como bacon devem ser substituídas.

Você pode, por exemplo, comer uma porção de sorvete eventualmente. Mas em contrapartida, se você come sorvete todos os dias depois do jantar reveja os seus hábitos, pois esse tipo de sobremesa possui muita caloria.

Plano de refeição semanal

Tenha atenção com o que você come no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde e no jantar. Todos os pratos favoritos podem ser adaptados, por exemplo, você pode retirar o bacon e substituí-lo por uma carne branca mais leve feita com menos gordura.

Caso esteja comendo num restaurante, procure no cardápio opções mais saudáveis como saladas, carnes brancas, pão integral, vegetais, frutas e pratos com ausência de glúten.

Substitua alimentos

Se você é viciado em sorvetes, você pode substituí-lo por um picolé caseiro feito a partir do suco de frutas sem adicionar açúcar ou creme condensado.

Não subestime a quantidade de comida que você consome durante o dia. Se possível, registre as refeições que você faz num caderninho de anotações para verificar a quantidade de alimentos calóricos ingeridos.

Plano de refeição saudável

Além de anotar os alimentos que você comeu, faça uma lista de alimentos que você precisará comer nos dias da semana. Você pode pendurar a lista na porta da geladeira ou em sua agenda (caso você passe o dia inteiro na rua trabalhando).

Mesmo que você opte por comer um sanduíche natural, perceba se o mesmo não possui em sua composição produtos calóricos e gordurosos como “maionese light” e “pão branco”. Para a dieta de 1500 calorias, é indicada a ingestão de alimentos integrais como legumes, frutas, peixe, ovos, aves, nozes e sementes.

Esses alimentos são mais sadios do que os alimentos processados e gordurosos.

Atividade física

Dieta de 1500 Calorias - Exercicios

Além de selecionar melhor a alimentação, seja mais ativo, pratique exercícios ao ar livre, na academia ou em casa. Use a escada no lugar do elevador, caminhe antes e depois do trabalho.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

Na dieta de 1500 calorias, é necessário movimentar o corpo de maneira sadia e equilibrada, o sedentarismo somado com a ingestão de alimentos não saudáveis são causadores de doenças cardiovasculares, obesidade e mal estar.

Outra dica importante é sempre ficar atento as novidades semanais em nosso blog, desta forma estará aprendendo como melhorar a sua qualidade de vida, fazendo apenas dietas saudáveis e comprovadas.

Até o próximo artigo!

(Visited 353 times, 4 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *