Benefícios da prática de corrida após os 50 anos

 Benefícios da prática de corrida após os 50 anos

A idade chega para todo mundo e correr é uma excelente maneira de manter a forma e a saúde em dia. Mas, você conhece os benefícios da prática de corrida após os 50 anos.

Com certeza você pelo menos tem uma ideia da necessidade da prática de exercícios. Chegando a idade a situação pode ficar mais difícil, mas não impossível, é o que iremos apresentar e com certeza mudará sua vida a partir de hoje.

Benefícios da prática de corrida após os 50 anos

Você já saiu alguma vez para correr, como se sentiu? Se nunca fez isso, verá a disposição, força, resistência e outros fatores que resultará na prática.

A Corrida pode se feita por pessoa de qualquer idade e sexo, cada uma fará conforme as suas limitações, é claro. Tomara que você não seja desses que julgue que está velho, se for o caso, vai mudar isso a partir de hoje. Eu espero que tudo aqui apresentado seja um marco muito importante em  sua vida.

Alguns estudos mostram que correr depois dos 50 anos traz enormes benefícios para a saúde em todo corpo. Uma delas é melhorar o aparelho cardiovascular, diminuindo a chance de derrame (AVC).

Uma coisa que você logo perceberá depois da corrida é uma boa sensação de perda de estresse, melhora do humor e auto estima. Veja mais sobre os benefícios da prática de corrida após os 50 anos.

Ajuda a compensar a perda de massa magra

Não sei se está por dentro, mas conforme ficamos  mais velhos há uma perda gradual de musculatura. Esse processo faz com que nos tornamos mais fracos, caímos com mais facilidade. Isso é algo que você não quer passar, porque deseja chegar numa idade avançada aproveitando o máximo da vida.

Para  combater esse processo é importante que se exercite, assim poderá compensar a perda de massa magra. Mesmo sendo algo natural, ela  pode ser revertida tendo certas limitações.

Uma coisa que você precisa saber, é que não é necessário correr grandes maratonas. Sabe por quê? Não é saudável. O homem não é feito para ficar correndo como cavalos por aí, j Já percebeu que alguns maratonistas correm e ficam numa magreza, aquilo é perda de músculo pelo excesso. Então não é isso que precisa, tudo bem?

Um estudo feito em 2018, na universidade de Glasgow, na Escola, mostra que a perda de massa muscular e o ganho de gordura acontecem acentuadamente  a partir dos 50 anos.

Mas, uma coisa deve ser entendida, não é que não temos que ter gordura, é necessária, mas você terá de equilibrar isso. O exercício te ajudará a melhorar o seu metabolismo, evitando aumento excessivo de colesterol ruim, triglicérides, obesidade, etc.

Não sei como está o seu corpo neste momentos, mas provavelmente pode fazer uma corridinha e evitar esses problemas. Lembre-se de sempre fazer exames para ver como está o seu organismo, beleza?

Benefícios da prática de corrida após os 50 anos se alimentando bem

Para que você chegue a um nível de corrida e tenha os resultados desejados é importante que se alimente corretamente. Ao começar a correr, vai querer buscar alimentos que lhe ajudem, então, até a mudança alimentar será um benefício.

Uma dica muito importante, é usar um suplemento que tenha todos os aminoácidos que o corpo precisa, eles são partes da proteína.

Se você comer uma variedade de alimentos, verdes, amarelos, roxos, brancos, marrons, seu organismo ficará bem nutrido. Ou seja, folhas, hortaliças, cereais, leguminosas, frutas. Você sabia que comer alimentos crus antes do cozido seria muito melhor para a digestão? Além disso, terá mais energia para a corrida.

Correr aos 50 anos aumenta a resistência do organismo

Quando você corre, o seu organismo trabalha, expulsando muita coisa ruim pelo suor. A circulação fica mais ativa, e algumas partes que precisam de contração física ficam melhores.

Sabe o que você vai notar a cada dia? É a melhora de seu sistema imune, dificilmente ficará doente. Se alimentando bem, as chances são mínimas. Sua pressão ficará controlada, se correr no sol do meio-dia terá vitamina D3. Isso faz com que os ossos e dentes fiquem mais firmes, tendo assim, mais resistência.

Sabe o atrito com o solo ao correr? Ajuda a fortalecer os ossos pelo impacto. Esse tipo de atividade também ajudará o equilíbrio do corpo, evitando quedas bruscas que muitos têm pela idade. Você pode escolher a hora  que for mais conveniente para correr, normalmente as pessoas fazem de manhã ou de noite. 

A capacidade pulmonar melhora, assim muitos problemas respiratórios podem deixar de existir. Diante de tudo isso você terá mais benefícios como:

  • melhora o controle de açúcar no sangue;
  • pressão se mantém mais equilibrada;
  • diminui a oportunidade de ter endurecimento das artérias;
  • diminui a oportunidade de depressão;
  • aumenta o vigor e disposição;
  • ficará com uma aparência mais saudável;
  • a pele ficará mais limpa, etc.

Algumas dicas importantes para ter força muscular

Você sabe qual é o seu tipo físico? Isso é importante, porque alguns têm o corpo mais musculoso geneticamente. Porém, alguns são mais magros e ainda aqueles sendo mais gordinhos. Pessoas mais atléticas, que possuem naturalmente mais músculos, tendem a crescer mais na corrida. Mas quem é magrinho, perde mais dependendo do esforço, é claro.

Benefícios da prática de corrida após os 50 anos

Então é importante que faça exercícios físicos para crescimento muscular, assim terá mais força para correr. A musculação é aconselhada por médicos, para reforçar a região abdominal, glúteo e pernas. Dessa forma, você terá músculos mais reforçados para a corrida.

Talvez não goste de academia, então pode fazer em casa, usando o peso do corpo, objetos de exercícios como peso e elásticos. Busque vídeos sobre calistenia, que mostram como ganhar músculo usando o peso do corpo.

Conclusão

A prática de exercícios é ótima em qualquer idade, esses benefícios seguirão você até o final da vida. Ter os benefícios da prática de corrida após os 50 anos é possível, comece o mais rápido que puder. Esse artigo foi importante para você? Saiba que temos vários conteúdos como esse aqui mesmo em nosso site.

Se há alguma dúvida, estou aqui para responder, conter conosco!

Artigos Relacionados

1 Comment

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.