10 Super Alimentos para Combater o Estresse

Quem tem problemas de ansiedade e estresse, precisa buscar auxílio em práticas saudáveis que diminuam os efeitos dessas condições. Apostar em alimentos para combater o estresse e a ansiedade pode ser uma ótima saída, pois ao ingerir certos nutrientes, você não apenas se sentirá mais relaxado, mas, o seu organismo também será capaz de combater efeitos como raiva, dor de cabeça e frustrações comuns do dia a dia.

10 Alimentos para combater o estresse

O estresse é uma parte normal e inevitável da vida, como todos já sabemos e você pode administrá-lo muitas vezes ao comer. Claro que não é qualquer coisa que deve ser ingerida (como fast food), mas sim os legumes, frutas, verduras, grãos e bebidas que são riquíssimos em nutrientes e vitaminas, conhecidos como Superalimentos!

Da próxima vez em que você estiver estressado, trate seu corpo com nutrientes. Dentre as substâncias mais indicadas estão as vitaminas B e C, ácido fólico e magnésio. Mas, para ajudá-lo(a), preparamos uma super lista dos 10 melhores alimentos para combater o Estresse que são fáceis de adicionar a sua dieta e além de tudo, são deliciosos, confira!

1. Aspargos

10 Alimentos para combater o estresse - Rumo ao Centenário

Dentre os vegetais mais recomendados estão os aspargos, que como o espinafre e a acelga, são ricos em ácido fólico, que mantém a pessoa calma. Além disso, contém várias vitaminas, como a vitamina B e uma pequena quantidade de magnésio também.

Este tipo de alimento pode ser usado cozido e adicionado a saladas, ou até pode ser grelhado junto a carnes de sua preferência.

2. Abacates

Alimentos para combater o estresse - Abacate

Você certamente já ouviu falar dos variados benefícios do abacate, não é mesmo? Pois o que muita gente ainda não sabe é que ele deixa o corpo à prova de estresse. Ele ainda é bom para bloquear a absorção de gorduras, e contém ainda  betacaroteno, vitamina E e B, e muito mais ácido fólico do que outros alimentos.

Sabe porque incluímos ela na lista dos alimentos para combater o estresse? Porque têm propriedades que acalmam os ânimos. Você pode fatiar essa fruta e fazer sanduíches com ela.

3. Mirtilos

10 Alimentos para combater o estresse - Mirtilos

Os Mirtilos também são ótimos para te aliviar do estresse, já que estão repletos de vitamina C e de antioxidantes, que podem ajudar a melhorar a resposta do corpo ao estresse. Um dos antioxidantes mais conhecidos e que existem nesse alimento se chama antocianina. Ele pode ser associado a vários benefícios à saúde. Mas não se engane, o mirtilo não é a única fruta vermelha indicada.

Os morangos, amoras e framboesas são riquíssimos em vitamina C e ótimos para controlar a ansiedade e aquela raiva súbita pós trabalho. Você pode aproveitar esses alimentos batidos, como sucos e até petiscos bem fresquinhos.

4. Castanha de caju

Alimentos para combater o estresse - Castanha de Cajú

As castanhas de caju, além de muito saborosas, são a combinação perfeita de proteína e gordura. Sem contar que contém bastante zinco, que pode ser muito eficaz no combate à depressão, ansiedade e estresse.

As pessoas devem ficar atentas ao fato do nosso organismo não conseguir armazenar zinco, por isso é necessário ingerir um pouquinho de castanha a cada dia. Só tenham cuidado, porque são altamente calóricas e podem levar ao ganho de peso.

5. Chocolate

Alimentos que combatem o estresse - Chocolate

Quem não gostaria de chocolate em sua dieta? Pois saiba que isso é possível! O chocolate está entre os melhores alimentos para combater o estresse. O cacau é rico em flavonóides, que é bom para o coração, sem contar que pode melhorar o humor e a pressão arterial, deixando você calmo e leve.

Além disso, o chocolate amargo tem a capacidade de diminuir hormônios como o cortisol, responsável por elevar os níveis de estresse. Além disso, o cacau contém antioxidantes que estimulam o sistema imunológico e desempenham um papel no apoio à saúde cardiovascular.

6. Chá de camomila

Alimentos que combatem o estresse - Chá de Camomila

Este é conhecido popularmente no Brasil, e muita gente até já se aproveitou das propriedades calmantes da bebida.  Nas novelas sempre o chá de camomila é colocado como solução para acalmar os nervos, e não é que funciona mesmo?

Então, quando estiver cansado de tudo e de todos, prepare um chazinho bem calmante desta erva, sente-se na poltrona e deixe a bebida fazer efeito. Ela pode vir acompanhada de biscoitos ou até bolos, durante um delicioso “chá da tarde”.

7. Chá verde

Alimentos para combater o estresse - Chá Verde

Talvez você ainda não tenha ouvido falar no aminoácido L-teanina, porém ele é muito potente para emagrecer, proteger contra o câncer e melhorar o desempenho do cérebro. Pois ele está presente no chá verde.

Embora ele contenha cafeína, é recomendado que seja ingerido duas vezes ao dia. Lembre-se que ele é um dos melhores alimentos para combater o estresse.

8. Aveia

Aveia - Rumo ao Centenário

Uma opção que pode parecer sem graça, já que uma fonte de carboidratos e fibras, a aveia ou a farinha dela pode realmente provocar um efeito calmante. Além de aumentar os níveis de sensação de felicidade no organismo, causados pela serotonina.

Para enfeitar o seu café da manhã, tente misturar a aveia com frutas que combatem o estresse, como Mirtilos ou abacaxi e talvez até um pouco de chocolate amargo. Imagina que delícia!

9. Laranjas

Laranja - Rumo ao Centenário

Quem não sabe que a laranja é rica em vitamina C? Pode ser difícil encontrar pessoas que não tenham acesso a essa informação. Porém o que elas, muitas vezes, não têm conhecimento é que a fruta tem a capacidade de anular o estresse.

Sim, ela são fáceis de carregar, de comer e ainda baratas, sem mencionar que são super duradouras. Você pode comê-la em um mix com outras frutas, como as vermelhas (que também são alimentos para combater o estresse) ou até separada por gomos.

10. Castanha do Pará

Castanha do Pará

Rica em Vitamina A e C, B6, a Castanha do Pará também contém substâncias como Magnésio, Ferro e Cobalamina, que são excelentes para combater a anemia, desânimo, consequentemente auxilia no tratamento do estresse, ansiedade, depressão. O ideal é consumir entre duas a três amêndoas por dia.

E você, o que achou da nossa lista de alimentos para combater o Estresse? Tem alguma sugestão? Inscreva-se em nosso blog e vamos juntos Rumo ao Centenário!

Um abraço, João Vasconcelos 🙂

Artigos Relacionados

6 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.