O Que Comer Depois de um Treino? – Nutrição Pós-Treino

Durante o treino o corpo usa muita energia, queima calorias, e, depois que o treino acaba, bate aquela fome. Nessa hora surge uma grande dúvida, “O que Comer Depois de um Treino? ”.

Confira abaixo algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e garantir resultados melhores com alguns cuidados após sair da academia.

Porque é importante comer após treinar?

O que comer depois de um treino - A sua Importância

Existem vários tipos de exercício físico. Noentanto o mecanismo é sempre muito semelhante. Queimar caloria e estressar o músculo para que ele cresça.

Porém isso tem um custo. Os músculos utilizam grande parte da reserva de glicogênio. Isso é nada mais nada menos que a principal reserva de energia que temos em nosso corpo.

Com isso os músculos estão danificados pelo esforço. Isso obriga o corpo tentar reabastecer as reservas de energia e reconstruir os músculos danificados. É nessa hora que acontece o famoso anabolismo, que é a reconstrução da massa muscular.

A alimentação, nesse estágio, contribui para que o corpo possa se recuperar, fornecendo a glicose para formar o glicogênio e as proteínas para o crescimento muscular.

Então saber O que Comer Depois de um Treino vai ajudar você a se recuperar melhor dos exercícios. E ainda por cima irá lhe proporcionar uma melhoria nos resultados esperados.

A importância dos Carboidratos e Proteínas.

Já sabemos que é importante comer após os treinos, mas não é qualquer comida. Você deverá procurar os nutrientes que mais irão ajudar o seu corpo.

Quando o assunto é alimentação saudável aliada ao treino físico, a dupla de nutrientes, carboidratos e proteínas, são os grandes protagonistas da história.

Carboidratos

Após o exercício o corpo precisa repor as reservas de energia, e consumir carboidratos auxilia nisso.

A quantidade necessária para o corpo realizar a síntese do glicogênio vai depender do exercício realizado. As atividades de alta intensidade por consumir mais energia precisam de mais carboidratos, por exemplo.

Além disso, quando o carboidrato é consumido junto com a proteína, a síntese do glicogênio é melhorada.

Proteínas

Já as proteínas agem reconstruindo e reparando os músculos danificados.

As proteínas fornecem os aminoácidos para trabalharem nas fibras musculares que foram estressadas durante o exercício. Por isso deve-se consumir este nutriente logo após o treino. Isso faz com que a recuperação seja mais rápida e melhore os resultados de crescimento muscular.

Mas O que Comer Depois de um Treino?

Mas O que comer depois de um treinoVimos que as proteínas e os carboidratos são ótimos para se consumir depois do treino, mas procurar alimentos que são mais facilmente digeridos contribuem com os resultados destes nutrientes.

Então separamos algumas opções de alimentos que são recomendados para o pós-treino.

  1. Carboidratos: Batata doce, Quinoa, Frutas como banana e kiwi, Arroz e Batatas.
  2. Proteínas: Frango grelhado, Ovos, Iogurte Grego, Salmão e Queijo Cottage.

Estas opções são ótimas fontes de nutrientes e apresentam rápida absorção, ou seja, o corpo vai receber os carboidratos e proteínas que precisa mais rapidamente, o que acelera o processo de recuperação.

Além destes dois grupos, também se recomenda um pouco de lipídios, como abacate e nozes, mas deve-se tomar cuidado com a quantidade, pois o excesso destes alimentos pode prejudicar o objetivo do treino.

Dicas de pratos para você ter O que Comer Depois de um Treino.

Os carboidratos e proteínas são importantes para o pós-treino, mas existem algumas receitas deliciosas que mistura estes nutrientes.

  • Salmão com Batata doce: O salmão além de conter proteínas também é rico em ômega-3, o que ajuda com a recuperação muscular, e a batata doce é muito famosa entre os atletas, por ser uma ótima fonte de carboidrato.
  • Frango grelhado com vegetais assados: O frango é uma carne branca muito saudável, sendo que fornece proteína para o corpo e é absorvida com facilidade.
  • Shake de proteínas com banana: Uma opção mais leve é misturar o carboidrato da banana com um shake de proteína, melhorando a absorção dos nutrientes e garantindo os benefícios para o corpo.

Além disso, existem os suplementos alimentares que podem auxiliar no pós-treino e contribuir com alguns nutrientes que não estão presentes na dieta, como alguns aminoácidos, porém o suplemento não substitui a refeição, apenas à complementa.

A importância da água.

Agora já sabemos O que Comer Depois de um Treino, mas a hidratação do corpo é muito importante, um corpo desidratado não consegue realizar todas suas funções de modo eficiente.

Durante o treino você perde muita água devido o suor, desse modo é essencial repor essa água perdida, é muito importante que o corpo se mantenha sempre hidratado.

Além de vital para o bom funcionamento do corpo, a água contribui para que cada sistema do corpo trabalhe bem e também auxilia no transporte dos nutrientes, conseguindo maximizar os resultados do treino.

Para quem vai treinar novamente em 12 horas é ainda mais importante se hidratar. Lembre-se que o corpo passará por outra sessão de suor em pouco tempo.

E quando devo comer?

O alimento demora um tempo para ser completamente absorvido pelo organismo. Sendo assim os nutrientes só começam a agir depois de serem absorvidos. Então quanto mais rápido comer melhor.

Não existe um tempo certo, mas geralmente se recomenda em cerca de 45 minutos depois do treino, assim o alimento começa a agir nos músculos de forma mais eficiente.

O tempo não deve ser maior do que duas horas, já que nesse tempo o corpo já está agindo para se recuperar. Porém sem todos os nutrientes que a refeição proporciona, fazendo com que os resultados não sejam maximizados.

Conheça mais sobre as opções de alimentação saudável e outras dicas para melhorar seu treino.

Saber O que Comer Depois de um Treino é importante para quem quer viver de maneira saudável e quer aprender a aproveitar ao máximo os exercícios.

A dieta é tão importante para o corpo como o treino. A alimentação correta fornece tudo o que o organismo precisa para funcionar corretamente. Siga orientações corretaspara atingir os objetivos do treino com mais saúde e rapidez.

Mas o mundo do treino é repleto de outras dicas e estratégias que podem melhorar sua qualidade física e maximizar os resultados. Acompanhe nosso site e descubra mais sobre a vida saudável, vamos juntos rumo ao centenário.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Bônus!

Veja também o artigo 101 truques para emagrecer e descubra tudo sobre a gordura marrom.

101 truques para emagrecer
101 truques para emagrecer

 

Segredos para um corpo em forma
Segredos para um corpo em forma

* * * Faça o download de seu e-book totalmente GRÁTIS * * *

Segredos para um corpo em forma

 

 

 


Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

* * * Clique aqui * * *

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo. E também transformar os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade, mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física, e não na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas. Mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação!

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

O Que Comer Depois de um Treino? – Nutrição Pós-Treino
5 (100%) 1 vote

Veja também