Qual é a diferença entre Whey Protein e Caseína?

A vida saudável consiste em dois grandes passos, a alimentação correta e a prática de exercícios. Os suplementos alimentares surgiram para ajudar as pessoas a obterem resultados mais eficientes, como o famoso Whey Protein e a Caseína. Descubra abaixo as características de cada um.

Semelhanças entre as duas proteínas

Tanto a Caseína como o Whey são extraídos do leite da vaca durante o processo de fabricação do queijo. A reação química das enzimas utilizadas coagula a Caseína do leite e, como resultado, sobra um líquido rico em proteínas, que é o próprio Whey.

Além das duas proteínas serem encontradas no leite, existem outras semelhanças, como por exemplo:

  • Ambas apresentam proteínas de alta qualidade que fornecem todos os aminoácidos essenciais para o corpo.
  • As duas proteínas agem no corpo auxiliando o ganho de massa muscular pós-treino.
  • Tanto a Caseína como o Whey possuem peptídeos que contribuem para o sistema imunológico do corpo.

E quais as diferenças entre o Whey Protein e a Caseína?

Whey Protein ou Caseina

Uma das principais diferenças entre esses dois suplementos é o tempo de absorção pelo organismo. Em princípio, o Whey é rapidamente absorvido, enquanto a Caseína é caracterizada como uma proteína de absorção lenta.

Isso significa que o Whey disponibiliza os nutrientes todos de uma vez para o corpo. Por outro lado a Caseína libera as proteínas conforme o corpo for precisando, conseguindo durar por mais tempo no organismo.

Outra diferença importante entre os dois suplementos, é que a Caseína possui uma concentração maior de alguns aminoácidos como a histidina, metionina e fenilalanina que são responsáveis por produzir várias substâncias, inclusive muitas relacionadas com a nutrição do organismo.

Enquanto a outra proteína apresente maior concentração dos famosos BCAAs, que são os aminoácidos de cadeia ramificada que atuam diretamente na produção de energia, síntese de massa muscular e etc.

Outras diferenças entre as duas proteínas são:

  • A Caseína é um suplemento mais caro.
  • O Whey protein apresenta uma melhor consistência e melhor gosto do que a Caseína.
  • O Whey em pó, geralmente, consegue se dissolver mais facilmente do que a Caseína em pó.

Qual proteína é melhor?

O suplemento correto para cada pessoa vai depender de qual é o objetivo da suplementação. Visto que cada proteína age de forma diferente em nosso corpo.

O Whey protein por conter uma alta concentração de BCAA é mais indicado para pessoas que buscam o aumento da massa muscular.

Já a Caseína ela atua como anti-catabólico no músculo, ou seja, como a proteína é altamente nutritiva. Sendo assim, o corpo não precisa “retirar” nutrientes dos músculos para se manter (Catabolismo).

Além disso, a Caseína também auxilia na produção de energia durante os exercícios.

E ainda existe a opção de unir os dois suplementos para conseguir resultados combinados. , Como resultado, se ingerir a Caseína antes de dormir para prevenir o catabolismo e o Whey antes ou logo depois do treino irá melhorar a síntese muscular.

Porém vale lembrar que é essencial procurar um nutricionista ou médico antes de começar a tomar suplementação. Certamente eles poderão indicar exatamente a melhor quantidade e hora para cada pessoa.

Mas porque as proteínas são importantes na dieta?

As proteínas são essenciais para o corpo humano,. Elas possuem inúmeras funções que ajudam o corpo a produzir energia, manter a massa muscular, e etc.

Confira abaixo algumas funções de algumas proteínas:

  • Enzimas: São proteínas responsáveis pelas reações químicas no corpo, como a absorção de nutrientes dos alimentos.
  • Função estrutural: Algumas proteínas são responsáveis por formar e dar suporte à algumas estruturas como a pele, os ossos e até tendões.
  • Transporte e armazenamento: Uma das funções mais importantes das proteínas é realizar o transporte de substâncias pelo corpo, como hormônios e enzimas.
  • Mensageiros: Muitas proteínas estão em forma de hormônios, que agem coordenando os sinais entre as células, função essencial para o bom funcionamento do corpo.

Além disso proteínas como o Whey protein ainda pode auxiliar para o emagrecimento, o controle dos níveis de açúcar no sangue e o controle da pressão arterial.

Como usar esses suplementos?

Suplementos

Para utilizar é bem simples, basta diluir uma porção controlada do pó de suplemente em um copo de água ou leite e beber.

Recomenda-se utilizar um liquidificador para misturar bem e adicionar o pó depois do líquido, isso impede que o produto fique armazenado no fundo.

No caso da Caseína é recomendado tomar duas vezes por dia. Tome uma antes de dormir e uma logo após acordar. Essa proteína pode demorar até 8 horas para ser absorvida completamente.

Já o Whey como apresenta uma rápida absorção, pode ser utilizado logo antes do treino. Irá fornecer energia e auxiliar na construção da massa muscular e após o treino. Isso irá contribuir com a manutenção das fibras musculares.

Diferentes tipos de Whey protein.

O Whey pode ser encontrado comercialmente em três tipos diferentes, são eles:

  1. Concentrado: É a opção mais barata, por passar por um processo de filtragem simples sua composição pode alcançar níveis máximos de proteínas de até 89%.
  2. Isolado: Já na forma isolada, o soro do leite passa por um processo de filtragem mais elaborado, o que permite uma concentração de até 95% de proteínas e menos gorduras.
  3. Hidrolisado: Já este tipo de Whey, além da filtragem completa também passa por um processo conhecido como hidrólise, que quebra as cadeias entre as moléculas e facilita ainda mais a absorção pelo organismo. É o tipo mais caro dessa proteína.

A escolha de qual tipo usar vai depender da qualidade do treino. Para atletas iniciantes a forma concentrada já promove bons resultados. Porém para atletas profissionais e de alto nível podem preferir consumir a forma hidrolisada. Certamente isso irá acelerar ainda mais os efeitos do suplemento.

Fique por dentro das novidades no mundo da suplementação.

Existem uma grande variedade de suplementos no mercado. Esses produtos auxiliam a alcançar o corpo desejado com mais eficiência e saúde.

Atualmente o Whey Protein e a Caseína estão em alta, mas existem vários outros suplementos que auxiliam tanto atletas profissionais como amadores.

Acompanhe nossa página e descubra mais sobre o mundo dos suplementos e as melhores dicas para uma vida mais saudável.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Bônus!

Veja também o artigo 101 truques para emagrecer e descubra tudo sobre a gordura marrom.

101 truques para emagrecer
101 truques para emagrecer

 

Segredos para um corpo em forma
Segredos para um corpo em forma

* * * Faça o download de seu e-book totalmente GRÁTIS * * *

Segredos para um corpo em forma

 

 

 


Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

* * * Clique aqui * * *

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo. E também transformar os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade, mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física, e não na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas. Mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação!

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

Qual é a diferença entre Whey Protein e Caseína?
Classifique esse artigo

Veja também