Superalimentos Antienvelhecimento mais poderosos que existem!

Podemos afirmar que os superalimentos antienvelhecimento apresentam conteúdo vitamínico e mineral. São alimentos ricos em antioxidantes.

Em outros países, são referidos como “superfood” e já são muito procurados para melhorar a disposição e a saúde, principalmente, na maturidade e na idade mais avançada.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

São indicados para pessoas que buscam, além do rejuvenescimento, a possibilidade de ter um organismo mais sadio e dispostos para os novos desafios da vida.

Os superalimentos antienvelhecimento

O superfood pode parecer apenas um termo de marketing para vender os alimentos que, teoricamente, o consumidor já encontra no mercado.

Porém, ter a possibilidade de comprar um alimento enriquecido pode aumentar o ter nutricional no organismo a através da alimentação.

Esse tipo de alimento promete deixar a pessoa mais em forma, mais jovem e mais protegida dos riscos de doenças.

Os antioxidantes

O superfood é rico em antioxidantes, devemos lembrar que os antioxidantes são  compostos poderosos que protegem as células do envelhecimento prematuro.

Eles agem diretamente nas células e combatem oxidação e a inflamação.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Onde estão os superfoods?

Superalimentos Antienvelhecimento

Geralmente, os altos índices de vitaminas, proteínas e nutrientes são encontrados nos peixes como salmão, frutas e legumes.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Dentre os alimentos naturais, podemos citar o açaí, laranja, abacate e couve como algumas das centenas de alimentos que dispararam a nutrição do corpo.

O valor nutricional de cada alimento natural também depende da quantidade, da maneira de preparar e da forma de conservação.

O mercado

Os alimentos que possuem o selo de “superfood” podem ser vistos com desconfiança, mas basta analisar cuidadosamente as descrições da composição do alimento para verificar o seu valor nutricional.

Lembramos novamente, que os superalimentos antienvelhecimento são ricos em antioxidantes, vitaminas, proteínas e minerais.

Na alimentação diária, é orientado que o consumidor equilibre sempre a presença de legumes, frutas e peixes em seu prato.

7 superalimentos antienvelhecimento

Nos EUA, o Instituto Nacional do Envelhecimento desenvolveu uma lista dos principais alimentos considerados como superfood.

Essa lista considera a capacidade de absorção de radicais de oxigênio e mede a capacidade antioxidante de diferentes alimentos. Os alimentos com alta pontuação apresentam antioxidantes e incluem folhas verdes, frutas coloridas e legumes, nozes, sementes e certas especiarias, ervas e chás.

Quando identificamos superfoods ricos em antioxidantes, eles podem conter vários compostos antioxidantes, com um ou dois compondo o peso de sua composição.

A seguir apresentamos a lista dos setes principais alimentos com essas características para ajudar o consumidor a se organizar na hora das compras e do preparo.

1 – Glutationa

Destacamos que a glutationa é crucial para desintoxicar e aumentar o desempenho em todas as células do corpo. É considerada o “antioxidante mestre” por seus superpoderes que eliminam os radicais livres do organismo.

Trata-se de um agente natural de desintoxicação do organismo. Ajuda a proteger contra a inflamação, a oxidação e as toxinas, apoiando as suas mitocôndrias, aumentando a imunidade e recarregando outros antioxidantes e enzimas.

O estresse do dia a dia pode rapidamente exaurir as reservas de glutationa no organismo, sendo fundamental repô-la.

2 – Coenzima Q10 

Destacamos a Coenzima Q10 por ser conhecida como um potente antioxidante produzido em seu corpo e usado para proteger todas as membranas celulares.

As suas capacidades antioxidantes tornam necessário a comunicação celular, a função mitocondrial e a formação de ATP.

Lembramos que os níveis baixos de CoQ10 estão associados a uma série de doenças crônicas, incluindo doenças neurodegenerativas, musculares e cardíacas, bem como diabetes e câncer.

Essas doenças costumam aparecer com muita facilidade na idade mais avançada.

Dessa forma, a CoQ10 também ajuda a reabastecer outros antioxidantes, mantendo a pessoa jovem e resiliente. Sabemos que, conforme a pessoa envelhece ela perde a capacidade de converter a CoQ10 em sua forma ativa, a ubiquinona.

É indicado adicionar suplementos ou alimentos ricos em ubiquinona, como carnes de órgãos e peixes gordurosos. 

3 – Vitamina C

Superalimentos Antienvelhecimento - Vitamina C

A tradicional vitamina C também compõe a mesa superfood de sua casa. Ela é vital para a formação de colágeno e um grande reforço de imunidade para o organismo.

A vitamina C ou ácido ascórbico atua como ácido ascórbico no organismo. Essa vitamina doa elétrons para neutralizar os radicais livres e ajuda a prevenir a oxidação no corpo.

É utilizada na fabricação de glutationa, outro grande antioxidante. Essa vitamina pode ser consumida diariamente, além da laranja e da acerola, está presente no brócolis, espinafre e batata doce. Pode ser também em forma de suco concentrado

A quantidade suficiente de vitamina C dos alimentos suplementar é de pelo menos 500mg por dia.

4 – Vitamina E

Esse é um importante antioxidante que protege as células. O tocoferol, mais conhecido como vitamina E se refere a um antioxidante lipossolúvel e protege as gorduras das membranas celulares contra a oxidação e os danos contra o corpo.

Essa vitamina protege a pele contra danos e envelhecimento causados ​​pelos radicais livres que se formam com a exposição aos raios UV (os raios solares).

Basicamente, existem oito formas de vitamina E. Numa visão geral, são encontradas mais nas nozes, nas sementes e no azeite presente em sua dieta.

5 – Ácido alfa-lipóico

O ácido alfa-lipóico (ALA) é indicado como um antioxidante universal. Apresenta capacidade de aliviar o estresse oxidativo em todo o corpo.

O ácido lipóico ajuda a reduzir os níveis de glicose nas condições diabéticas, aumenta a função mitocondrial e combate o envelhecimento prematuro.

Apresenta efeitos neuroprotetores e de combate ao câncer, sendo um ótimo antiinflamatório.

Essa substância atua para recarregar a vitamina C, a vitamina E e a glutationa a serem úteis novamente como antioxidantes para o organismo.

Mesmo que o organismo já tenha essa substância, é importante adicionar quantidades maiores  para explorar seu potencial como antioxidante no corpo.

Geralmente, os suplementos oferecem a possibilidade de ingestão de 300 e 600mg por dia.

6 – Astaxantina

Outro poderoso antioxidante. A astaxantina é proveniente de algas marinhas vermelhas que compõe a alimentação de salmões e crustáceos, por isso eles apresentam a carne avermelhada.

Essa substância é conhecida como antioxidante altamente potente, apresenta a capacidade de prevenir o estresse oxidativo no cérebro, no sistema nervoso e coração.

Possibilita aumentar a produção de energia mitocondrial nas células.

Protege a pele e os olhos, ajuda a reverter degeneração dos olhos relacionada à idade, além de proteger os raios UVA e prevenir rugas e danos causados ​​pelo sol.

É possível ingerir essa substância a partir dos frutos do mar selvagens, incluindo o salmão, e também suplementando com um suplemento de óleo de krill de alta qualidade na alimentação.

Outros peixes mais populares como a sardinha também pode oferecer essa substância tão importante para a saúde dos olhos, da pele e do sistema nervoso.

Porém, evite adicionar gordura saturada na hora de fritar o peixe, pois o excesso de gordura no prato final pode bloquear as ações desse poderoso antioxidante tão fundamental.

7 – Flavonóides

Sabemos que os flavonóides apresentam um grupo diversificado de substâncias químicas vegetais antioxidantes. O grupo do flavonóide ajuda na memória, no aprendizado e na função cognitiva, protegendo o cérebro da oxidação e da inflamação.

Encontrado em frutas vermelhas, chás, chocolate amargo e café pode enriquecer a alimentação diária para quem procura superalimentos antienvelhecimento.

Veja a seguir a lista dos principais flavonóides que podem enriquecer a alimentação de pessoas de diferentes idades.

– Resveratrol

O resveratrol pode ser encontrado no cacau, vinho tinto e as peles de uvas e mirtilos. É um forte antioxidante, apresenta forte teor de antienvelhecimento para o aumento da saúde cardiovascular, proteção da pele e defesa contra o câncer.

Pesquisas indicam que é forte aliado contra as doenças de Alzheimer e Huntington.

– Fisetina

A fisetina é um antioxidante que  a expectativa de vida em cerca de 10% e melhora a qualidade de vida com a idade.Para adquirir essa super substância alimentar é indicado comer morangos, maçãs, caqui e pepino.

Ela também atua para prevenir o AVC e a depressão, sendo forte também contra o Alzheimer e à inflamação.

Mais sobre os superfoods

Além dos sete alimentos listados acima, apresentamos a seguir uma análise mais aprofundada sobre cada possibilidade de alimentação e cuidados com os riscos contra a saúde.

Cuidado com os radicais livres

Sabemos que os radicais livres podem prejudicar a saúde. Somente pelo fato de respiramos já produzimos radicais livres no organismo.

Os radicais livres pode incentivar o envelhecimento precoce, surgimento de manchas na pele e as linhas de expressão. Podem também abrir caminho para o surgimento de doenças.

Os radicais livres são moléculas são produzidas o tempo todo quando caminhamos, nos exercitamos, tomamos sol, fumamos ou em contato com a poluição.

Os alimentos que podem aumentar os radicais livres no organismo são os alimentos muito queimados ou assados em brasa, frituras e outros alimentos ricos em gorduras saturadas.

As carnes defumadas e grelhadas podem também elevar essas substâncias no corpo. Cuidado também com o excesso de bebidas alcoólicas e alimentos que tenham muito sódio.

E a dieta detox?

Sabemos que essa dieta também é sadia, mas não deve ser excessiva ou utilizada de maneira desequilibrada. Ajuda na eliminação de substâncias toxicas do organismo, incluindo o excesso de radicais livres.

Dentre os alimentos detox, podemos indicar o chá verde, alcachofra, couve, própolis, limão, frutas, verduras e legumes, principalmente, os orgânicos.

O que são alimentos antioxidantes

Quando falamos em superalimentos antienvelhecimento lembramos que eles são ricos em antioxidantes. Os antioxidantes apresentam carga positiva, enquanto que os radicais livres são considerados de carga negativa.

Portanto, os antioxidantes conseguem anular o efeito oxidativo dos radicais livres. Dessa forma, os radicais livres perdem a ação de causar danos no organismo perante a ação dos antioxidantes.  

Os alimentos antioxidantes

Reforçando a lista principal deste artigo em relação ao superfood, indicados como os alimentos antioxidantes mais acessíveis os seguintes:

Frutas cítricas (como laranja e limão) e vegetais de folha verde-escura (como brócolis e couve) – presentes também na Vitamina C;

Vitamina A –  cenoura, abóbora, mamão, batata-doce e damasco seco;

Óleos vegetais, castanhas, germe de trigo, nozes e amêndoas – também encontrados na Vitamina E;

Flavonoides – uva e frutas cítricas;

Licopeno – tomate;

Catequinas – chá verde, uva e morango;

Isoflavonas –  soja;

Betacaroteno – encontrado nos vegetais verde-escuros e amarelo-alaranjados;

Ácido fenólico – morango, brócolis, berinjela, frutas cítricas, repolho, uva, cenoura, tomate e grãos integrais;

Quercetina – casca de uvas e vinho;

Matchá e cúrcuma encontrado como açafrão da terra.

A má alimentação

É importante tomar cuidado com a má alimentação, ela produz muitos radicais livres no corpo humano também. É indicado consumir quantidades de antioxidantes para evitar o desequilíbrio do organismo.

Além de evitar o envelhecimento precoce, alonga a vida e proporciona mais saúde e bem-estar para o ser humano.

O carbono 60

Podemos conceituar o Carbono 60 como um conjunto de átomos de carbono que forma uma molécula em forma de bola, com uma estrutura semelhante a uma cúpula geodésica. Por isso, recebe o nome de “buckyball”.

As suas propriedades excitantes e mostra um enorme potencial nas áreas de pesquisa sobre câncer e envelhecimento, entre outras possibilidades.

Em pesquisas realizadas em ratos, descobriram que o Carbono 60 havia prolongado a vida. Portanto, o suplemento feito de Carbono 60 atua para evitar o envelhecimento e prevenir inflamações e outros tipos de doenças. Sendo uma alternativa além dos superalimentos.

O envelhecimento celular

Superalimentos Antienvelhecimento - Envelhecimento celular

Sabemos que a célula apresenta estruturas chamadas de telômeros, formadas por sequências de DNA e proteínas. A partir da divisão a célula se divide, o telômero sofre um encurtamento até chegar em um momento crítico em que as divisões não são mais possíveis.

Esse processo ocorre durante toda a vida justificando o envelhecimento do sistema celular e organismo. A reposição das células e a saúde do organismo podem depender de fatores genéticos e de uma boa alimentação.

Conclusão

Portanto, através desse artigos indicamos uma alimentação mais saudável com a inclusão de superalimentos antienvelhecimento na nutrição das pessoas.

É importante adequar a ingestão dessas substâncias antioxidantes através de alimentos naturais ou suplementos sintéticos, sempre consultando o médico. Porém, a ingestão de alimentos é a mais indicada e mais sadia.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

É importante evitar a adição de gordura saturada no preparo dos alimentos e manter cada alimento bem conservado. Atualmente, manter a saúde e a longevidade é a escolha da maioria das pessoas.

E você, o que achou da nossa lista dos 7 Superalimentos Antienvelhecimento? Já consome regularmente algum deles em sua dieta?

Não deixe de conferir as novidades e dicas em nosso site, fique por dentro de tudo que acontece no mundo da saúde e vamos todos juntos, rumo ao centenário!

(Visited 9 times, 1 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>