Hidratação – O que a Ciência Diz Sobre os Benefícios da água de Coco

A hidratação é muito importante para mantermos um corpo saudável. E um modo delicioso e refrescante para isso é beber água de coco. Além de ser ótima para matar a sede em um dia quente de verão pode contribuir muito para sua saúde. Conheça abaixo outros benefícios da água de coco.

O que é a água de coco?

Benefícios da água de coco - O Que é

Antes de descobrirmos os pontos positivos, devemos compreender melhor o que realmente é a água de coco.

O coqueiro começou a ser plantado no Brasil na metade do século 16, pelos portugueses. Esta planta ganhou bastante espaço no litoral brasileiro. Mas se desenvolveu principalmente no Nordeste, onde o clima é mais propício para o desenvolvimento do coqueiro.

O coco é o fruto desta planta, sendo que quando está verde armazena uma grande quantidade de líquido. A água de coco, nada mais é que um suco natural composto por 94% de água e inúmeros nutrientes.

Quando o coco seca, parte da água se concentra e forma a polpa do coco, que, além de ser muito consumida naturalmente, é usada para fazer o leite de coco.

Mas, quais são os benefícios da água de coco?

Os benefícios dessa bebida são inúmeros, sendo recomendado para simples hidratações e, até para pacientes que sofrem de algumas doenças cardíacas.

  • Fonte de nutrientes

Cada coco pode fornecer em torno de 200 ml de água de coco. Isso com cerca de apenas 46 calorias e muitos minerais e vitaminas, como carboidratos, fibras. Além disso contém vitaminas C, magnésio, cálcio, fósforo, manganês e uma série de outros nutrientes essenciais para o corpo humano.

Um nutriente que se destaca é o potássio, muito importante para prevenir a fraqueza muscular e ajuda a controlar a pressão arterial para quem sofre de hipertensão.

  • Possui propriedades antioxidantes

O corpo humano possui algumas moléculas conhecidas como radicais livres. Essas moléculas são responsáveis por algumas funções básicas como participar de algumas reações químicas. Contribuem também na geração de energia e etc.

Porém quando o nível desses radicais livres sobem, devido a fatores como estresse, poluição e outros desse gênero, essas moléculas começam a “atacar” outras células e danificar o organismo.

Os antioxidantes previnem a formação dos radicais livres nocivos. Fazendo assim com que seu corpo fique mais saudável impedindo alguns problemas como o envelhecimento precoce da pele e etc.

Alguns estudos foram realizados em cobaias de laboratório que mostram que um dos benefícios da água de coco é a ação antioxidante que ela proporciona. Porém ainda não foram realizados testes controlados em humanos.

  • Pode ajudar pessoas que sofrem com diabetes

A água de coco possui uma grande quantidade de magnésio. Esse nutriente aumenta a sensibilidade da insulina e reduz os níveis de açúcar no sangue. Principalmente em pacientes com tipo 2 ou diabetes inicial.

Além disso, vários estudos mostram que ratos de laboratório com diabetes, ao serem tratados com água de coco, apresentaram uma melhora considerável.

O magnésio presente na água de coco também pode prevenir a diabetes, assim como outras doenças como asma e osteoporose.

  • Previne pedras nos rins

Um dos benefícios da água de coco é auxiliar no bom funcionamento dos rins, já que, além de possuir cerca de 95% de água em sua composição, possui nutrientes que reduzem a formação de cristais na urina.

Em estudos recentes, pacientes com pedras nos rins que tomavam água de coco três vezes por semana obtiveram uma redução no tamanho das pedras e alguns conseguiram até reverter o quadro sem a necessidade de cirurgia.

Outra pesquisa com ratos de laboratório apresentou que as cobaias com pedras nos rins que ingeriam a água de coco apresentavam uma redução na formação dos cristais em sua urina.

  • Previne doenças cardíacas

A água de coco é rica em potássio, cálcio e magnésio, esses nutrientes são essenciais para manter a saúde cardíaca. Além disso, foram realizados alguns estudos que mostram que a água de coco auxilia a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Outra pesquisa descobriu que os ratos de laboratório que eram tratados com água de coco e sofreram ataques cardíacos conseguiam se recuperar mais rápido do que os outros.

  • Controla a pressão arterial

A pressão arterial estar alta significa que o sangue está fazendo muita força contra as paredes das artérias, o que pode levar a doenças graves a longo prazo.

Em um estudo realizado com pessoas diagnosticadas com pressão alta, mostrou que os indivíduos que começaram a tomar água de coco regularmente apresentaram uma queda na pressão máxima (sistólica).

Um dos fatores que contribuem para reduzir a pressão é a alta concentração de potássio. Além disso, a água de coco previne a formação de coágulos no sangue.

  • Ajuda a se recuperar de exercícios

Um dos benefícios da água de coco mais famoso entre os atletas é a grande eficiência de hidratação que ela possui, permitindo que o corpo recupere mais rapidamente a água perdida durante os exercícios.

O grande poder de hidratação da água de coco também faz com que ela seja utilizada para atendimentos de emergência, em que o paciente precisa ser hidratado com rapidez.

Além disso previne cãibras e cansaço muscular devido a alta concentração de nutrientes como o cálcio e o potássio.

E a água de coco pode fazer mal?

água de coco é bom para a pressão arterial

Mesmo que a lista de benefícios da água de coco seja grande, todo excesso pode trazer malefícios para a saúde, então tomar quantidades exageradas pode causar um acumulo muito grande de minerais como o sódio.

Além disso, o coco é rico em frutose. Portanto, em concentrações normais pode ajudar a fornecer energia para o corpo.  Mas cuidado, em quantidades exageradas pode elevar o nível de açúcar no sangue desencadeando uma série de problemas.

Cuide de sua saúde.

Manter uma alimentação saudável é o primeiro passo alcançar um corpo com saúde. Sendo assim, alguns alimentos simples e fáceis de serem encontrados podem melhorar nossa qualidade de vida, como é o caso dos inúmeros benefícios da água de coco.

Fique atento a essa e mais dicas de saúde, alimentação e bem-estar. Acompanhe nossos conteúdos e descubra como se manter jovem e saudável.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

E não deixe de conhecer o programa Detox Personalizado!

detox personalizado

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Hidratação – O que a Ciência Diz Sobre os Benefícios da água de Coco
Classifique esse artigo

Veja também