8 Métodos de Desintoxicação que Realmente Funcionam

Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito dos métodos de desintoxicação, e não sem motivo. As toxinas presentes no corpo podem trazer uma série de malefícios, ao passo que, livrar-se delas é um importante passo para atingir a boa saúde.

O problema, porém, é que muitas das receitas detox existentes, trabalham com ideias que, embora possam ser úteis, não são tão efetivas.

A lista inclui, por exemplo, o consumo de água e sucos que, se por um lado eliminam algumas toxinas, do outro acabam privando o corpo de outros nutrientes.

Para evitar isso, portanto, vale a pena dar uma olhada para outras estratégias detox que estão sendo utilizadas ao redor do mundo. A maioria das opções não demanda grandes gastos de dinheiro ou de tempo.

Na sequência reforçamos a importância de remover as toxinas do corpo e falamos sobre cada um dos métodos disponíveis. Confira!

O que são e como funcionam as toxinas?

métodos de desintoxicação - Como funcionam

Você imagina que precisa recorrer urgentemente a um dos métodos de desintoxicação, certo? Mas o que dirá se alguém perguntar o motivo para isso? Afirmar simplesmente que as toxinas são más vai soar um pouco evasivo, concorda?

Pois bem, por isso mesmo é importante entender o que são essas toxinas e como elas agem. De modo geral, portanto, podemos resumir as toxinas como substâncias nocivas que estão por toda parte e entram em contato com nosso organismo.

Isso inclui, portanto, os poluentes de carros, o fumo passivo, embalagens plásticas, metais pesados, pesticidas dos alimentos, e muito mais.

Na prática, portanto, quer dizer que todos que vivem em cidades e até mesmo em regiões rurais comuns, estão sujeitos a problemas como esse. Todavia, não existe motivo para grande preocupação inicialmente.

O motivo é que o corpo por si só consegue eliminar boa parte das toxinas por meios naturais. Apesar disso, porém, alguns produtos acabam permanecendo no corpo.

Exemplo disso é que muitos dos plásticos e toxinas relacionadas que são ingeridas diariamente, é eliminada diariamente. Por outro lado, no entanto, um pequeno percentual desses elementos acabam se alojando nas células, acumulando-se ao longo do tempo.

O mesmo acontece com chumbo, cádmio, alumínio, mercúrio e outros metais pesados com os quais todos têm contato por meio do ar ou de alimentos diariamente.

O resultado desse acúmulo de toxinas no organismo é o surgimento de uma série de problemas, tais como:

  • Falta de energia;
  • Sono de má qualidade;
  • Queda na libido;
  • Aumento no risco de inflamações;
  • Má digestão;
  • Dificuldade para chegar ao peso ideal; e
  • Problemas de pele.

Essas são, portanto, apenas algumas das situações que podem ser “remediadas” a partir da adoção de bons métodos de desintoxicação. Mas quais são os métodos ideais?

Métodos eficientes de desintoxicação

métodos de desintoxicação - O que são e como funcionam as toxinas

Conforme prometido inicialmente, chegamos à altura onde apresentaremos alguns dos métodos de desintoxicação mais eficientes da atualidade. Falaremos detalhadamente sobre cada um deles nos próximos tópicos.

Sauna detox

Estudos sugerem que uma das melhores maneiras de eliminar toxinas é pelo suor. Por isso mesmo, para ajudar o corpo a se livrar de metais pesados e outros agentes tóxicos, muita gente vem recorrendo às saunas.

Teoricamente, uma terapia em saunas pode contribuir com a remoção de chumbo, mercúrio, arsênico e até cádmio. A conclusão foi obtida a partir da observação de 50 estudos sobre a transpiração.

Além disso, outra pesquisa apontou que a transpiração ajuda eliminar o BPA e outros agentes que prejudicam os hormônios e se acumulam nas células adiposas.

O descobrimento dessa possibilidade entre os métodos de desintoxicação, naturalmente deu origem a algumas perguntas interessantes. A primeira delas, foi, qual seria o melhor tipo de sauna para desintoxicação.

Embora pareça uma questão simples, a verdade é que ela levantou diversos debates sobre o assunto. De um lado, estudos observaram que as saunas de infravermelho são mais eficazes quando o assunto é efeito detox.

Todavia, vale considerar que as pesquisas mais relevantes nesse sentido foram patrocinadas por donos de saunas infravermelho. Para os mais céticos, portanto, isso pode facilmente colocar em dúvida os resultados.

No fim das contas, portanto, o mais prudente é considerar que o tipo de sauna pouco influencia nos resultados, uma vez que o importante é expelir os agentes tóxicos.

Vale levar em consideração, no entanto, que transpirar é algo que consome minerais e eletrólitos do corpo.

Diante disso, é de fundamental importância abastecer o organismo com muita água e algum tipo de sal rico em minerais. Uma opção, por exemplo, é o sal rosa do Himalaia, que é um dos mais saudáveis do mercado.

Exercícios para desintoxicação

Partindo do princípio de que o suor ajuda a eliminar toxinas, chegamos aqui aos exercícios. Estudos sugerem que a prática regular de atividades físicas aumenta a lipólise, que é a quebra do tecido adiposo.

Como resultado, há uma liberação das toxinas que ficam nas células adiposas. Vale destacar, no entanto, que para um resultado mais consistente é importante usar elementos que ajudam a expelir as toxinas liberadas.

Isso porque, não basta apenas liberá-las e deixá-las livre para se instalar em outra região, é importante eliminá-las por completo do organismo.

Carvão vegetal ativado

Embora existam muitas controvérsias sobre o uso do carvão ativado, a verdade é que ele ainda é muito utilizado entre os métodos de desintoxicação. Um dos usos comuns consiste em tomar pílulas de carvão ativado em combinação com os exercícios ou sauna.

Isso porque teoricamente ele seria um dos agentes capazes de expelir as toxinas do organismo. Para fazer uso desse método, contudo, uma orientação médica é indispensável

rumo ao centenario

Glutationa para proteção das células

O uso de Glutationa também é outra possibilidade que vem ganhando força entre os métodos de desintoxicação. Isso porque ela se apresenta como um poderoso antioxidante, sendo particularmente útil na eliminação de metais pesados presente nas células.

Assim como o exemplo anterior, contudo, o uso desse tipo de produto demanda uma recomendação médica. O profissional vai indicar qual o melhor procedimento a adotar para os resultados pretendidos.

Calcio D-Glucarato

Aqui temos mais um importante aliado na busca pela desintoxicação do corpo. O D-Glucarato Cálcio, até onde se sabe, pode se converter em ácido glucárico no organismo. Na prática, isso significa que ele é fundamental para ajudar na desintoxicação do fígado.

Os estudos sugerem que ele ajuda a eliminar os elementos tóxicos e por consequência, recupera a energia no organismo. Naturalmente, seu uso também deve se sujeitar à recomendação de um profissional da saúde.

Outros métodos de desintoxicação

Além das opções citadas, outras possibilidades que vêm ganhando força quando o assunto é procedimento detox, são:

  • Crioterapia para as mitocôndrias;
  • Cetose para queima de gordura;
  • Terapia por quelação;
  • Consumo de bebidas probióticas.

Em todos os casos, porém, é de suma importância que os métodos de desintoxicação sejam realizados a partir da recomendação de um especialista.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

E não deixe de conhecer o programa Detox Personalizado!

detox personalizado

Curso de Produção de Kombucha com Lucas Montanari

Kombucha

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Aprenda a cultivar artesanalmente em sua casa, de forma prática e saudável, a bebida gasosa probiótica mais consumida no mundo com um dos maiores especialistas e referência de probióticos naturais: Lucas Montanari do Com Ciência Saúde .

Além de refrigerantes e espumantes naturais que regulam o intestino trazendo mais saúde, desintoxicação e energia, esse curso te ensinará a fazer vinagres, mostardas, conservas, produtos de limpeza e até cosmética com esse maravilhoso elixir!

Receba conhecimentos únicos a respeito de saúde intestinal, os probióticos e os prebióticos, saiba como aumentar sua produção com tranquilidade, diversas dicas e muito mais.

curso de kombucha

Conteúdo Programático do Curso:

01 – Aula de Saúde Intestinal
02 – Prebióticos e Probióticos
03 – O que é Kombucha
04 – Ingredientes e Utensílios
05 – 1ª Fermentação
06 – 2ª Fermentação
07 – Fermentação Contínua e Scoby Hotel
08 – Vinagre Probiótico
09 – Aumentando a Escala de Produção
10 – Mostarda Probiótica
11 – Receita Bônus!

INCLUI:
– Vídeos-aula (qualidade Full HD)
– Apostila Digital (PDF para baixar)
– KombuQuiz para testar o conhecimento

* Contém 1h17min de vídeos em 11 módulos com acesso livre por 6 meses (180 dias) a partir da data de compra para assistir quantas vezes quiser!

curso de kombucha

VANTAGENS

Um curso completo de produção artesanal de um elixir da saúde probiótico, capaz de ampliar o nível de saúde de quem consome. Diversas pesquisas estão comprovando que doenças como obesidade, diabetes, câncer, doenças autoimunes, depressão e muitas outras estão ligadas saúde intestinal, comprovando a frase de Hipócrates, pai da medicina ocidental: “Toda doença começa no intestino”.

Uma garrafa de 330ml de kombucha custa em média 15,00 nos comércios. Por esse preço a pessoa pode ser capaz de produzir dezenas de garrafas em casa, economizando muito aos consumidores e também sendo uma ótima oportunidade para quem quer ter uma fonte de renda extra ou até principal, sendo a bebida probiótica que mais cresce em venda nos mercados internacionais e nacional nos últimos anos!

 

(Visited 49 times, 1 visits today)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *