Vale a pena voltar a estudar após os 50 anos?

 Vale a pena voltar a estudar após os 50 anos?

Tenho muita vontade de fazer uma faculdade ou terminar os meus estudos, mas, tenho algumas dúvidas e receios sobre o assunto. Será que vale a pena voltar a estudar após os 50 anos? O que fazer para retomar os estudos e não parar pelo caminho?

Voltando a estudar após os 50 anos

Você nunca está velho demais para aprender. E você nunca está velho demais para voltar à escola. Muitas pessoas estão voltando para a faculdade após os 50 anos. Inscrever-se em um curso de graduação é uma ótima maneira de criar oportunidades de trabalho fantásticas na vida adulta.

Agora você pode estar em uma posição de dar o pontapé inicial na carreira que sempre quis seguir e fazer a diferença para si mesmo e para os outros. Se você está pensando em se tornar um estudante universitário na casa dos 50 anos – não se preocupe, há muito mais pessoas como você na faculdade.

Ir para a faculdade não é mais apenas para graduados do ensino médio. Muitos alunos não tradicionais voltam à escola para concluir um curso incompleto, mudar de carreira ou garantir estabilidade financeira. Com cada vez mais oportunidades de obter um diploma online, não há razão para que você não possa voltar a estudar após os 50 anos.

Neste artigo, você encontrará razões convincentes para preencher o formulário de inscrição e obter seu diploma.

Você pode descartar a ideia de ir para a faculdade mais tarde por medo de ser o mais velho da classe. No entanto, você pode se surpreender com o número de pessoas com mais de 50 anos fazendo faculdade.

Também é bom lembrar que, como um estudante não tradicional com mais de 50 anos, você tem muito a oferecer aos seus colegas mais jovens. Normalmente, você tem uma visão mais madura da vida e ganhou muito com a “universidade da vida”. Você também tem uma visão única de coisas que podem animar as discussões em sala de aula.

Por causa dos benefícios que os alunos não tradicionais trazem, muitas faculdades oferecem bolsas de estudo para alunos com mais de 50 anos. Portanto, este é mais um grande motivo para você voltar a estudar.

5 razões para voltar a estudar

Existem muitas razões para prosseguir os estudos mesmo após muitos anos fora da sala de aula. Talvez você esteja em uma profissão em declínio, no qual está se tornando cada vez mais difícil encontrar empregos, ou pode ser que você tenha sido uma mãe ou pai que fica em casa e os filhos já saíram de casa.

Algumas pessoas passam por experiências transformadoras e precisam de um novo começo na vida. Mas seja qual for a sua situação, há muitos motivos para voltar à escola.

Aqui estão cinco motivos para voltar a estudar após os 50 anos e que farão você pensar melhor depois de lê-las!

1. Mude seu plano de carreira

O motivo mais comum para retornar à escola após os 50 anos é para mudar de carreira. Com as mudanças nas economias e uma mudança para tecnologias digitais, alguns empregos não são mais relevantes.

Talvez o diploma que você obteve nos anos 1960 ou 1970 não signifique nada no mercado de trabalho atual. Estudar para obter o diploma de bacharel é geralmente a melhor maneira de permanecer relevante na força de trabalho.

2. Mantenha-se competitivo em seu setor

Se você voltar à escola, vai naturalmente ser competitivo em seu emprego atual. Muitas empresas preferem trazer novos talentos que tenham as habilidades mais recentes e atuais.

Infelizmente, essa tendência afasta muitos trabalhadores mais experientes, causando preocupações e até ansiedade. Conseguir um diploma de bacharel, mestrado ou profissional pode mostrar que você é um membro valioso da força de trabalho. Na maioria dos casos, é melhor para o seu empregador manter os trabalhadores existentes – se eles tiverem as habilidades certas.

3. Melhore sua saúde financeira

Um dos motivos mais poderosos para voltar a estudar após os 50 anos ou mais é desfrutar de mais benefícios financeiros. Estudar para obter um diploma enquanto trabalha pode concorrer para uma promoção lucrativa.

Por exemplo, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS), os funcionários com nível superior ganham cerca de 40% a mais por ano do que aqueles com formação de nível médio.

4. Atingir uma meta para toda a vida

Voltar para a escola pode lhe dar a chance de realizar um sonho antigo. Devido às circunstâncias, você pode não ter tido a oportunidade de terminar a faculdade após o ensino médio.

Ao retornar à faculdade, você poderá terminar o que começou e se formar com um diploma. Você também será uma inspiração para seus filhos, netos e colegas mais novos.

5. Voltar para a escola nunca foi tão fácil

Outro excelente motivo para os maiores de 50 anos voltarem para a estudar é que há mais oportunidades de aprender. A maioria das universidades e faculdades oferecem programas de graduação online.

Benefícios de voltar a estudar após os 50 anos

Esses cursos são de aprendizado híbrido – uma combinação de aprendizado online e em sala de aula – ou cursos totalmente online. 

As melhores faculdades também oferecem oportunidades de educação flexíveis, onde você estuda em seu próprio ritmo – ideal se você ainda trabalha em tempo integral.

Trabalhar em tempo integral e estudar para obter um diploma ocupará muito do seu tempo livre. Portanto, é vital conversar com os membros da família sobre o assunto e deixar claro a sua nova rotina de estudos.

Voltar a estudar após os 50 anos – é para você?

O número de pessoas com mais de 50 anos voltando para a escola está aumentando. Os alunos mais experientes estão se tornando a nova realidade de escolas e faculdades em todo o país.

Obter uma formação pode ajudá-lo(a) a buscar uma carreira nova ou melhor, a permanecer competitivo na força de trabalho e a melhorar sua situação financeira.

Portanto, se você tem sede de conhecimento e deseja dar uma guinada na sua vida, voltar a estudar é uma excelente oportunidade, você se sentirá útil e vital na vida de muitas pessoas.

Você também pode optar por fazer um curso totalmente online, o que vai facilitar no seu dia a dia e acelerar o processo de conclusão de seus estudos. Pense nisso e boa sorte no retorno às aulas!

Leia também o nosso artigo sobre como aliviar o estresse!

Um abraço, João Vasconcelos

 

Artigos Relacionados

1 Comment

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.