Hidratação: Afinal Quanto de Água Beber por Dia?

Bom, que beber água é importante, isso todo mundo sabe.  Independente do local em que você esteja, em algum momento do dia vai precisar beber água. Agora surge uma dúvida: Afinal quanto de água beber por dia?

Pode parecer uma pergunta tola, mas, segundo uma pesquisa recente realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  cerca de 85% da população não bebe água suficiente.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

O interessante é que você pode sobreviver mais tempo sem comida, mas apenas alguns dias sem beber água, isso porque a água é mais importante para o seu corpo do que a própria alimentação. Para manter o seu corpo funcionando corretamente, ele precisa estar hidratado, e existe uma quantidade específica de água que precisa ser ingerida todos os dias. Portanto, preste muita atenção nas dicas abaixo…

Quanto de água beber por dia

Para determinar o quanto de água beber por dia, precisamos levar em consideração alguns fatores importantes. Também é fundamental que você entenda a razão do porque a água é tão importante para o nosso corpo. Sendo assim, após entender tudo isso, chegará à conclusão do consumo ideal de água diariamente.

Porque nosso corpo precisa de águaquanto de água beber por dia - porque nosso corpo precisa de água

Seu Corpo Necessita de Diariamente de Água

Em termos simples, a água é a responsável por controlar todas as funções básicas para o funcionamento do nosso corpo. Os nossos músculos e em especial os nossos órgãos,  só conseguirão funcionar adequadamente, se o nosso corpo estiver suficientemente hidratado.

A água é um termômetro natural, pois ela ajuda a regular e ajustar a temperatura ideal do seu corpo. Em outras palavras, quando você não está bem hidratado, o seu corpo precisa trabalhar dobrado para conseguir regular todo o sistema, e ao trabalhar dobrado, passará a perder ainda mais líquidos e água.

Acima de tudo, a água é também a principal responsável por eliminar as toxinas e substâncias descartadas pelo nosso organismo, seja através do suor,  da urina ou até mesmo das evacuações.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Quais os riscos se você não beber água suficiente

O primeiro a se destacar, e um dos riscos mais preocupantes é a desidratação. Seu corpo precisa o máximo possível ser reabastecido com eletrólitos e água, isso porque ao longo do dia ele está frequentemente perdendo líquidos e água. Ambos são essenciais para manter o funcionamento básico do seu corpo.

Infelizmente para o nosso corpo entrar em desidratação é muito mais fácil do que você imagina.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Procure lembrar…  Alguma vez você já teve uma sede extrema? Vontade de beber muita água?

Se sim, você teve um caso leve desidratação, ou seja, seu corpo estava implorando para beber um pouco de água.

Nos casos de uma desidratação mais grave, os principais sintomas são:

  • Alterações de humor;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Confusão;
  • Dores de cabeça;
  • Vômitos recorrentes;
  • Superaquecimento do corpo;
  • Febre alta (a febre vai ocasionar mais perda de líquidos, agravando o quadro);
  • Acúmulo de cálculos renais;
  • Constipação;
  • Diarreia aguda;
  • Dificuldade de urinar.

Neste estágio, a desidratação vai levar o seu corpo a entrar em choque, a partir daí, precisará ser hospitalizado imediatamente, e seus familiares precisam rezar muito para que os médicos consigam fazer algo, antes que já seja tarde demais. Portanto lembre-se de se hidratar!

Quais os riscos se você beber água em excesso

Agora você deve estar imaginando… Beber água demais? Como isso é possível se não estou me afogando?

Por incrível que pareça, isso é possível, raramente acontece, mas acontece. Para sabermos precisamente o quanto de água beber por dia é necessário também analisar os excessos.

Ao beber muita água, os seus níveis de sódio no corpo irão diminuir drasticamente, consequentemente diminuindo os seus eletrólitos (Os eletrólitos são poderosas fontes imediatas de energia, que ajudam na hidratação do corpo).

Neste estágio, o indivíduo pode ter o que chamamos de hiponatremia. Seus principais sintomas são:

  • Confusão mental;
  • Fadiga;
  • Inquietação e irritabilidade;
  • Náuseas e vômitos regulares;
  • Cólicas;
  • Diarreia intensa;
  • Cãibras musculares;
  • Fortes dores de cabeça;
  • Perda de energia;
  • Convulsões;
  • Em casos mais graves pode levar ao coma.

Embora seja uma situação rara de acontecer, é preciso estar ciente e tentar encontrar o equilíbrio do quanto de água beber por dia, especialmente os atletas de fim de semana e pessoas obesas.

Calculando quanto de água beber por dia

Bom, agora que você consegue entender a importância da água para o seu corpo, chegou a hora de calcular o quanto de água beber por dia. Para isso, alguns fatores precisam ser levados em consideração, são eles:

O seu peso

O seu peso é um dos fatores principais que vai determinar a quantidade de água que você deve consumir por dia. Até porque uma pessoa que pesa 100 quilos, vai consumir uma quantidade diferente de água em relação a uma pessoa que pesa apenas 60 kg. Assim sendo, quem pesa mais, vai obrigatoriamente necessitar de mais água do que alguém com menos peso.

Levando isso em consideração, de fato você não precisa sair enfiando água a qualquer custo na garganta do seu filho, rsrs… a não ser que seja realmente necessário.

Fazendo as contas

Segundo a Organização Mundial saúde (OMS), para descobrir o quanto de água beber por dia,  o ideal são 35 ml de água para cada kg em seu corpo. Assim, basta que você multiplique o seu peso por 35, dúvidas, veja o exemplo:

60kg x 35 = 2100 ml ou 2 lts e 100 ml de água por dia.

Contudo, embora este número possa aparecer elevado, ele é apenas uma base para que possa regular a quantidade de água que deverá consumir diariamente.

Com base nos seus resultados, irá perceber se está bebendo água em excesso ou se precisa beber mais.

Nível de atividade física

Nível de atividade física

Se você treina ou pratica uma atividade física regular, vai precisar adicionar mais água ao resultado do cálculo feito anteriormente. O ideal para manter o seu corpo bem hidratado, são 300 ml de água a cada 30 minutos de exercícios.

Caso não queira parar constantemente o seu treino a cada meia hora, poderá por exemplo adicionar dois copos de água a mais na sua rotina diária.

Hidrate-se todos os dias

O consumo regular de água, vai fazer com que o seu corpo funcione da maneira correta. Portanto você deve encontrar o equilíbrio correto para não beber água em excesso ou desidratar o corpo por falta de água.

Ao longo de nossa vida, nossos corpos estão sempre sofrendo alterações. Mas não existe uma regra básica do quanto de água beber por dia, isso vai depender de fatores como seu peso, como também do nível de atividade física, ou da temperatura da região onde mora, entre outros.

Todavia, o certo é que o consumo correto de água, irá lhe ajudar a limpar todas as toxinas do seu organismo, aumentando a sua qualidade de vida, e direcionando você no caminho certo, Rumo ao Centenário.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

Ah, já ia esquecendo… Aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares. Vamos ajudar mais pessoas com dicas para saúde.

Até o próximo artigo!

Um abraço, João Vasconcelos.

(Visited 98 times, 1 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *