Aposentadoria por idade: Como funciona, conheça as novas regras!
Dieta CrossFit – O que é e Quais os seus Benefícios?

Os exercícios físicos são essenciais tanto para saúde do corpo como da mente. Porém a alimentação também apresenta um papel fundamental nessa jornada saudável. Sendo assim, explicaremos melhor o que é a Dieta CrossFit e como ela pode auxiliar você.
O que é o CrossFit?
Existem vários métodos de exercício diferentes, cada um foca em objetivos distintos. Um exemplo é o CrossFit, uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer pessoa.
Entretanto, vale lembrar que um médico deve ser consultado antes para avaliar corretamente o seu quadro. Sobretudo para determinar qual seria a intensidade mais adequada para seu corpo.
Este estilo de atividade física está baseado em três tipos de movimentos:
- Movimentos Funcionais: São os movimentos que podem ser aplicados no dia a dia, como agachamentos e pequenas corridas;
- Movimentos Variados: A variação dos movimentos, dos exercícios, faz com que o treino não seja monótono como o tradicional, tornando a experiência mais dinâmica;
- Movimentos de alta intensidade: Já os exercícios de alta intensidade auxiliam a queima rápida de calorias e o condicionamento físico acelerado.
A Dieta CrossFit
Como o CrossFit se baseia em exercícios intensos e de alta movimentação, a alimentação deve estar baseada em nutrientes que auxiliam o corpo a se recuperar e a ter energia suficiente para os exercícios.
Então a alimentação deve ser balanceada com alimentos que fornecem energia para o corpo e alimentos que auxiliam o corpo a se recuperar após o treino intenso.
Para garantir isso é recomendado basear a alimentação em carnes saudáveis, vegetais, fibras, algumas frutas, pouco amido e sem açúcar. Controlando a quantidade para ser o suficiente para o corpo, sem acúmulo de gordura.
Uma dica que pode ajudar muito no seu treino CrossFit é dividir o prato em três regiões, preenchendo da seguinte forma:
- Um terço com alguma carne saudável como peito de frango grelhado ou peixes compondo a parte da proteína magra.
- O restante com carboidratos saudáveis, focando em deixar o prato colorido e evitando vegetais ricos em amidos.
- Por último, um pouco de gordura boa, como o óleo de oliva ou um pouco de abacate.
Mas o que posso e não posso comer na Dieta CrossFit?
Esta dieta foi pensada para se aliar aos exercícios e esforços do treino CrossFit, mas cada corpo é diferente, ou seja, cada pessoa vai adaptar a dieta aos seus gostos e preferências, seguindo algumas recomendações é claro.
A maioria dos treinadores recomendam seguir uma proporção de calorias diárias em 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras. A quantidade de comida que você vai comer vai depender muito do seu corpo, dos exercícios que está realizando, da sua idade e vários outros fatores. E lembre-se, comer pouco não significa comer bem.
Para facilitar na hora de montar seu cardápio saudável, foram criados os blocos, que são medidas pré-determinadas de proteínas, carboidratos e gorduras boas.
Dicas de alimentos na Dieta CrossFit
Para facilitar sua vida, separamos alguns alimentos para ajudar a planejar suas refeições e auxiliar nos resultados dos treinos.
Para compor os carboidratos, recomenda-se verduras e frutas, cada porção apresentada abaixo caracteriza um bloco de carboidrato:
- Aspargo: Uma porção cozida de 180 gramas.
- Brócolis: Um copo e meio do vegetal cozido ou dois copos e meio cru, em porções de aproximadamente 230 gramas.
- Tomates: uma porção de 270 gramas.
- Maçã: Metade de uma maçã média, com cerca de 90 gramas.
- Laranja: Metade de uma laranja média, com cerca de 65 gramas.
- Morangos: 1 copo de morangos picados, com 166 gramas.
Já no grupo das proteínas magras, cada bloco de proteína pode ser composto com os seguintes alimentos:
- Peito de frango: 1 peito cozido, sem pele, com cerca de 28 gramas.
- Queijo cottage: Uma porção de 56 gramas.
- Salmão: Uma porção de 42 gramas cozido.
E por último, para adicionar as gorduras boas na Dieta CrossFit, cada bloco pode conter os seguintes alimentos:
- Óleo de oliva: Um terço de colher de chá sobre a comida, aproximadamente 2 gramas.
- Abacate ou guacamole: Uma colher de sopa, com cerca de 15 gramas.
- Manteiga de amêndoa: meia colher de chá, com 2,5 gramas.
Além disso, existem suplementos alimentares que auxiliam de forma mais direta no organismo, como os suplementos de ômega-3 que contribuem para reduzir a inflamação causada pelos exercícios de alta intensidade.
E o que não comer?
Porém existem alguns alimentos que são péssimos para quem treina CrossFit, e devem ser evitados:
- Frutas Hiperglicêmicas: Frutas doces, como bananas, mangas e figos.
- Sucos: Sucos em geral, mas principalmente os mais açucarados.
- Vegetais com amido: Vegetais como milho, batata e legumes.
Esses alimentos na Dieta CrossFit acabam preenchendo muito os blocos de carboidratos sem dar muitos benefícios, o que pode prejudicar a alimentação.
E quais as vantagens que essa dieta proporciona?
O CrossFit é uma prática que gasta muita energia. Portanto, essa dieta com carboidratos baixo glicêmicos faz com que aumente as reservas de glicose, que é uma das principais fontes de energia durante o exercício.
Além disso, esta dieta é saudável, logo ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, doenças relacionadas com a obesidade e diabetes.
E ainda, esta dieta recomenda ingerir proteínas nas refeições. Isso contribui diretamente para o crescimento muscular, já que são as proteínas as responsáveis por recuperar os músculos após os exercícios e construí-los.
Vale lembrar que cada pessoa possui objetivos diferentes e características diferentes. Então é recomendado procurar nutricionistas ou médicos para adequar a dieta com você e seu treino.
Conheça mais sobre a dieta e o incrível mundo do CrossFit.
O CrossFit é uma verdadeira revolução no mundo da saúde. Por isso muitas pessoas que eram sedentárias viram neste estilo de exercício a motivação que faltava para se exercitar.
A Dieta CrossFit é um complemento do exercício, fazendo com que essa experiência seja ainda mais prazerosa, conseguindo alcançar os resultados que você espera. No entanto, antes de iniciar qualquer plano de dieta, sempre busque a orientação de um especialista, evitando problemas de saúde.
Fique por dentro de todas as novidades para a saúde do seu corpo, acompanhe nossas atualizações e venha para o lado saudável da vida.
Espero que tenha gostado desse artigo.
Um abraço, João Vasconcelos.