Dieta CrossFit – O que é e Quais os seus Benefícios?

Os exercícios físicos são essenciais tanto para saúde do corpo como da mente. Porém a alimentação também apresenta um papel fundamental nessa jornada saudável. Sendo assim, explicaremos melhor o que é a Dieta CrossFit e como ela pode auxiliar você.

O que é o CrossFit?

Existem vários métodos de exercício diferentes, cada um foca em objetivos distintos. Um exemplo é o CrossFit, uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer pessoa. Entretanto vale lembrar que um médico deve ser consultado antes para avaliar corretamente o seu quadro. Sobretudo para determinar qual seria a intensidade mais adequada para seu corpo.

Este estilo de atividade física está baseado em três tipos de movimentos:

  • Movimentos Funcionais: São os movimentos que podem ser aplicados no dia a dia, como agachamentos e pequenas corridas;
  • Movimentos Variados: A variação dos movimentos, dos exercícios, faz com que o treino não seja monótono como o tradicional, tornando a experiência mais dinâmica;
  • Movimentos de alta intensidade: Já os exercícios de alta intensidade auxiliam a queima rápida de calorias e o condicionamento físico acelerado.

A Dieta CrossFit

O Que é a Dieta CrossFit

Como o CrossFit se baseia em exercícios intensos e de alta movimentação, a alimentação deve estar baseada em nutrientes que auxiliam o corpo a se recuperar e a ter energia suficiente para os exercícios.

Então a alimentação deve ser balanceada com alimentos que fornecem energia para o corpo e alimentos que auxiliam o corpo a se recuperar após o treino intenso.

Para garantir isso é recomendado basear a alimentação em carnes saudáveis, vegetais, fibras, algumas frutas, pouco amido e sem açúcar. Controlando a quantidade para ser o suficiente para o corpo, sem acumulo de gordura.

Uma dica que pode ajudar muito no seu treino CrossFit é dividir o prato em três regiões, preenchendo da seguinte forma.

  • Um terço com alguma carne saudável como peito de frango grelhado ou peixes compondo a parte da proteína magra.
  • O restante com carboidratos saudáveis, focando em deixar o prato colorido e evitando vegetais ricos em amidos.
  • Por último, um pouco de gordura boa, como o óleo de oliva ou um pouco de abacate.

Mas o que posso e não posso comer na Dieta CrossFit?

Esta dieta foi pensada para se aliar aos exercícios e esforços do treino CrossFit, mas cada corpo é diferente, ou seja, cada pessoa vai adaptar a dieta aos seus gostos e preferências, seguindo algumas recomendações é claro.

A maioria dos treinadores recomendam seguir uma proporção de calorias diárias em 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.

A quantidade de comida que você vai comer vai depender muito do seu corpo, dos exercícios que está realizando, da sua idade e vários outros fatores. E lembre-se, comer pouco não significa comer bem.

Para facilitar na hora de montar seu cardápio saudável, foram criados os blocos, que são medidas pré-determinadas de proteínas, carboidratos e gorduras boas.

Dicas de alimentos na Dieta CrossFit

Para facilitar sua vida, separamos alguns alimentos para ajudar a planejar suas refeições e auxiliar nos resultados dos treinos.

Para compor os carboidratos, recomenda-se verduras e frutas, cada porção apresentada abaixo caracteriza um bloco de carboidrato.

  • Aspargo: Uma porção cozida de 180 gramas.
  • Brócolis: Um copo e meio do vegetal cozido ou dois copos e meio cru, em porções de aproximadamente 230 gramas.
  • Tomates: uma porção de 270 gramas.
  • Maçã: Metade de uma maçã média, com cerca de 90 gramas.
  • Laranja: Metade de uma laranja média, com cerca de 65 gramas.
  • Morangos: 1 copo de morangos picados, com 166 gramas.

Já no grupo das proteínas magras, cada bloco de proteína pode ser composto com os seguintes alimentos.

  • Peito de frango: 1 peito cozido, sem pele, com cerca de 28 gramas.
  • Queijo cottage: Uma porção de 56 gramas.
  • Salmão: Uma porção de 42 gramas cozido.

E por último, para adicionar as gorduras boas na Dieta CrossFit, cada bloco pode ser conter os seguintes alimentos.

  • Óleo de oliva: Um terço de colher de chá sobre a comida, aproximadamente 2 gramas.
  • Abacate ou guacamole: Uma colher de sopa, com cerca de 15 gramas.
  • Manteiga de Amêndoa: Meia colher de chá, com 2,5 gramas.

Além disso, existem suplementos alimentares que auxiliam de forma mais direta no organismo, como os suplementos de ômega-3 que contribuem a reduzir a inflamação causada pelos exercícios de alta intensidade.

E o que não comer?

Porém existem alguns alimentos que são péssimos para quem treina CrossFit, e devem ser evitados.

  • Frutas Hiperglicêmicas: Frutas doces, como bananas, mangas e figos.
  • Sucos: Sucos em geral, mas principalmente os mais açucarados.
  • Vegetais com amido: Vegetais como milho, batata e legumes.

Esses alimentos na Dieta CrossFit acabam preenchendo muito os blocos de carboidratos sem dar muitos benefícios, o que pode prejudicar a alimentação.

E quais as vantagens que essa dieta proporciona?

Vantagens da Dieta CrossFit

O CrossFit é uma prática que gasta muita energia. Portanto essa dieta com carboidratos baixo glicêmicos faz com que aumente as reservas de glicose, que é uma das principais fontes de energia durante o exercício.

Além disso, esta dieta é saudável, logo ela ajuda a prevenir doenças cardíacas, doenças relacionadas com a obesidade e diabetes.

E ainda, esta dieta recomenda ingerir proteínas nas refeições. Isso contribui diretamente para o crescimento muscular, já que são as proteínas as responsáveis por recuperar os músculos após os exercícios e construí-los.

Vale lembrar que cada pessoa possui objetivos diferentes e características diferentes. Então é recomendado procurar nutricionistas ou médicos para adequar a dieta com você e seu treino.

Conheça mais sobre a dieta e o incrível mundo do CrossFit.

O CrossFit é uma verdadeira revolução no mundo da saúde. Por isso muitas pessoas que eram sedentárias viram neste estilo de exercício a motivação que faltava para se exercitar.

A Dieta CrossFit é um complemento do exercício, fazendo com que essa experiência seja ainda mais prazerosa, conseguindo alcançar os resultados que você espera. No entanto, antes de iniciar qualquer plano de dieta, sempre busque a orientação de um especialista, evitando problemas de saúde.

Fique por dentro de todas as novidades para a saúde do seu corpo, acompanhe nossas atualizações e venha para o lado saudável da vida.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Entrando em Forma com Apenas 7 Minutos por Dia

Alguma vez você já se perguntou por que uma grande parcela da população ainda é marcado pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) como obesos? Isso quando quase todas as pessoas com idade superior a 25 já foram para academia ou já tiveram seu próprio treinador…

7 Day Fitness - Wesley Virgin

Dieta CrossFit – O que é e Quais os seus Benefícios?
Classifique esse artigo

Veja também