Benefícios da Cúrcuma – como transformar totalmente a sua saúde

 Benefícios da Cúrcuma – como transformar totalmente a sua saúde

Protetor gastrointestinal e poderoso antiinflamatório, a cúrcuma ou açafrão da terra revela muitas outras virtudes além de seu simples uso alimentar. Além disso, os benefícios da cúrcuma pode ser muito eficazes na prevenção de certos tipos de câncer, por isso, seu rizoma é objeto de extensas pesquisas.

Ele trata distúrbios digestivos, alivia a dor causada por gastrite e outras inflamações do intestino e desempenha um papel protetor para o estômago e o fígado. 

Benefícios da Cúrcuma: porque inserir esta maravilha em sua dieta!

Os benefícios da cúrcuma são comprovados, especialmente seus poderosos efeitos antiinflamatórios, entre eles podemos destacar:

Pode ajudá-lo a perder peso

De acordo com um completo estudo realizado pela Universidade Tufts, na França, a curcumina (o polifenol predominante na cúrcuma) impede o crescimento de tecido adiposo, bem como a modelagem celular, levando à perda de peso.

Esta especiaria pode, no entanto, reduzir a inflamação associada à obesidade e estimular ligeiramente a perda de gordura.

Alivia as dores da artrite

O benefício para a saúde da cúrcuma é a presença de curcumina. Esse polifenol é uma espécie de antioxidante que confere ao tempero suas propriedades antiinflamatórias. Vários estudos mostraram que a curcumina diminui a dor, a rigidez e o inchaço nas articulações causados ​​pela artrite.

Consumir a cúrcuma todos os dias por cima da comida, desempenha um papel essencial na produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio no sangue, melhorando o movimento das suas articulações.

Ajuda a melhorar o seu humor

Sabemos que a curcumina combate a inflamação no corpo. Isso, por sua vez, pode atuar também nos sintomas mais agudos da depressão. 

Um estudo de 2014 com 56 pessoas que sofriam de depressão profunda, demonstrou que a cúrcuma tem um poderoso efeito calmante, o que melhorou bastante o humor dos participantes, desta forma, ingerir a cúrcuma diariamente, vai ajudar a combater o desânimo e a depressão.

Estudos mostram que a eficácia da curcumina na redução dos sintomas de depressão é ainda maior em pessoas que já estão tomando antidepressivos.

Diminui o nível de açúcar no sangue

A cúrcuma é útil para aliviar os sintomas da diabetes tipo 2 devido à sua alta capacidade de reduzir o açúcar no sangue.

Ao consumi-la regularmente, a curcumina vai atuar como hipoglicemiante e reduzir de maneira efetiva os níveis de açúcar em seu sangue. Estudos demonstraram que a cúrcuma previne complicações geralmente associadas ao diabetes como a neuropatia (doença do sistema nervoso) e a nefropatia (complicação que afeta os rins).

Ajuda na prevenção do Alzheimer

Estudos mostraram que na Índia, existem menos casos de Alzheimer do que em países no restante do mundo. Entre alguns fatores analisados, constatou-se que o indiano tem como hábito, um alto consumo de açafrão por ano.

Análises preliminares descobriram que a  cúrcuma consumida diariamente, ajuda na prevenção ou retardamento da doença de Alzheimer.

A curcumina presente no açafrão da terra vai retardar a formação de placas amilóides tóxicas entre os seus neurônios, um dos maiores sintomas da doença. 

Entre os benefícios da cúrcuma, ele também estimula a memória. Portanto, consumir pelo menos um grama de açafrão por dia, vai aumentar a sua memória e melhorar gradativamente as funções cognitivas do cérebro, em especial para pessoas com pré-diabetes.

Previne o Câncer

De acordo com estudos recentes realizados em animais no laboratório, constatou-se que o efeito calmante da curcumina sobre a inflamação ajuda a retardar o desenvolvimento do câncer, além de aumentar de maneira significativa a eficácia da quimioterapia. 

Uma das propriedades da cúrcuma são os seus efeitos antioxidantes que ajudam a combater o inchaço e a inflamação, desta forma ajuda a prevenir o câncer.

É bom para síndrome do intestino irritável (SII) e colite

Quem sofre de síndrome do intestino irritável (SII) geralmente têm cólicas abdominais terríveis, além da diarreia e sérios problemas intestinais. 

Diante disso, estudos na Grã-Bretanha mostraram que consumir a cúrcuma ajuda a acalmar alguns destes sintomas. O estudo constatou que a cúrcuma além de reduzir as dores abdominais, ainda ajudou a promover  evacuações mais regulares.

Uma pesquisa recente realizada nos EUA pela conceituada Associação Americana de Gastroenterologia (American Association of Gastroenterology), confirmou que a curcumina também se mostrou eficaz no combate dos principais sintomas da colite ulcerosa, uma inflamação no intestino que provoca sérias causa úlceras em todo o trato digestivo.

Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL)

A cúrcuma também mostrou-se uma boa aliada na redução dos níveis de gordura no sangue, os triglicerídeos. Quando você ingere mais calorias do que seu corpo consegue eliminar, os seus níveis de triglicerídeos aumentam consideravelmente. Com o tempo, estes níveis aumentam e vão se associar ao LDL (o chamado colesterol ruim).

Isso é bem preocupante, pois o LDL vai causar o endurecimento das paredes das suas artérias, aumentando o risco de AVC (acidente vascular cerebral), das doenças cardiovasculares e pode até mesmo levar a um infarto.

Vários estudos recentes constataram que o consumo regular da cucurma ajudou a reduzir os altos níveis de lipídios, diminuindo também os níveis de LDL e dos triglicerídeos.

Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Por falar em doenças cardiovasculares, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) elas são a principal causa de morte no mundo.

Estudos já comprovaram que a cúrcuma é capaz de diminuir a inflamação, principal fator para as doenças cardiovasculares, diminuindo também os riscos de ataque cardíaco.

A ação antiinflamatória da cúrcuma é capaz de prevenir a isquemia, que é quando diminui o fluxo sanguíneo para vários órgãos e, entre eles, o músculo cardíaco.

Ajuda a bloquear os temidos radicais livres

Benefícios da Cúrcuma - Ajuda a bloquear os temidos radicais livres

A cúrcuma mostrou-se bem eficaz no combate aos radicais livres, que são moléculas de oxigênio instáveis que por terem um elétron a menos, atacam outras moléculas. Quando este tipo de agressão se torna frequente, as artérias ficam enfraquecidas, levando ao crescimento de tumores, isso infelizmente, vai acelerar o envelhecimento.

Estudos comprovaram que entre os principais benefícios da cúrcuma estão suas propriedades Antioxidantes, que combatem diretamente na os radicais livres, fornecendo-lhes um elétron a mais que vai neutralizar o ataque a outras moléculas.

Conclusão

A cúrcuma ou açafrão da terra, não importa o nome utilizado em sua região, é um poderoso alimento e deve ser consumido todos os dias, por não conter efeitos colaterais, ela vai ajudar a proteger e otimizar as funções do seu corpo, ajudando você a viver com saúde e chegar facilmente aos 100 anos.

Vale a pena lembrar que para usufruir de todos os benefícios da cúrcuma, ela deve ser acompanhada de pimenta-do-reino para auxiliar sua absorção.

 

Artigos Relacionados

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.