Diabetes tipo 2 tem cura?

É cada vez mais comum as pessoas terem problemas com sobrepeso. Esses quilinhos a mais têm sido muito comuns pelas mudanças nos hábitos. E principalmente na qualidade de vida que aconteceram nas últimas décadas. E também a piora na qualidade dos alimentos ingeridos, isso tornou o problema do sobrepeso e obesidade é uma preocupação muito grande de boa parte da população. Aqui vamos descobrir se a diabetes tipo 2 tem cura.

A briga com a balança é muitas vezes estética, mas também tem muitos benefícios da saúde. Já que esses quilinhos a mais vêm carregados de diversas doenças. E elas não são nem um pouco boas para nosso presente e menos ainda para nosso futuro. A diabetes é uma dessas doenças.

Diabetes tipo 2 tem cura

Quais os tipos de diabetes?

Em geral existem dois tipos de diabetes, a tipo 1, que é geralmente quando a pessoa nasce com algum problema ou disfunção. Essa afeta na produção e na ação da insulina para o controlar a taxa de açúcar no sangue. Mas é o tipo 2 que está mais diretamente ligado ao excesso de peso.

A diabetes tipo 2 é adquirida ao longo da vida, muitas vezes devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Isso ocasiona um aumento no nível glicêmico no sangue e surgindo a doença diabetes.

Atualmente, no Brasil, a diabetes é uma doença que afeta algo em torno de 12 milhões de brasileiros. Esses números foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Dessa forma a diabetes é uma doença bastante comum, quase todo mundo conhece alguém que tem diabetes, e pior ainda são suas possíveis complicações. Aqui iremos saber se diabetes tipo 2 tem cura mesmo.

Uma diabetes descontrolada pode gerar problemas como amputações, necessidade hemodiálise, perda da visão e até mesmo infartos e derrames. Isso podeser fatal.!Por conta dessa gravidade toda é algo natural estar sempre buscando a cura para a diabetes, mas será que a diabetes tipo 2 tem cura?

Nesse artigo vamos falar mais sobre a diabetes com a intenção de responder a essa pergunta. E ao mesmo tempo mostrar como é possível fazer o seu portador ter uma vida tranquila e longe de possíveis complicações.

Mas a diabetes tipo 2 tem cura ou não?

Se formos responder a essa pergunta apenas analisando pelo olhar da medicina, a verdade é que a diabetes não tem cura mesmo. Mas o que acontece é que muitas vezes pode parecer que ocorreu uma cura. Mesmo após ou durante o tratamento, os níveis de açúcar podem parecer controlados, e até mesmo dentro dos níveis apresentados por uma pessoa normal.

Mas o fato é que uma vez que alguém for diagnosticado com diabetes, sempre será considerada diabética. Mesmo que esteja controlada, isso ocorre porque os cuidados e o monitoramento devem ser adotados de forma regular.

Como dissemos, a diabetes do tipo 2 surge muitas vezes junto ao ganho de peso. Portanto muitas pessoas falam em cura desse tipo de diabetes, pois quando a pessoa emagrece, os níveis de açúcar se tornam totalmente normais. As vezes isso é visto como cura para muitos. Assim podemos dizer que a diabetes tipo 2 tem cura, mas em contrapartida…

Na verdade, o que acontece mesmo é que a doença fica totalmente sob controle. Mas caso a pessoa se descuide novamente e volte a ganhar peso, as chances de a doença voltar a dar seus sinais nos exames de sangue é muito grande.

Diabetes tipo 2 tem cura

Memória metabólica

Outra questão que faz com que a diabetes não tenha cura é a chamada memória metabólica. O corpo sentirá em longo prazo todos os efeitos dos níveis elevados de açúcar no sangue. Mesmo que seja por um período curto de tempo.

Mesmo que a pessoa diagnosticada com diabetes tenha mudados seus hábitos e normalizado as taxa de açúcar em um período curto, o corpo sentirá efeitos da descompensação no futuro. Isso é chamado de memória metabólica.

Portanto, mesmo que você sendo diabético, mas estando com taxa de açúcar totalmente normal e não tomando nenhum medicamento, mesmo assim é importante que sejam feitos os exames de rotina anuais. São eles o fundo de olho, que avaliará a retina, o microalbuminúria, que avalia os rins, e o de controle da pressão e colesterol.

Novos tratamentos

Hoje em dia, existem novas técnicas como o transplante de pâncreas ou das ilhotas pancreáticas, que produzem a insulina. E que podem ser usadas no tratamento da diabetes, claro que essas são mais comuns nos casos de diabetes tipo 1. Ocorre também e em alguns casos do tipo 2. Mas mesmo com estes tratamentos e com a normalização dos níveis de glicose no sangue, o paciente deverá acompanhar a diabetes com todos os exames de rotina nos anos seguintes.

Outra técnica que tem sido aplicada, principalmente nos casos de diabetes do tipo 2, é a cirurgia bariátrica. Mas essa possui aquele mesmo raciocínio da perda de peso que falamos anteriormente nesse texto.

O paciente com diabetes tipo 2 que se submete a cirurgia poderá parar de tomar medicamento e terá níveis normais de açúcar no sangue. Mas ele continuará tendo diabetes e terá que acompanha-la sempre.

Como controlar Diabetes Tipo 2

Nesses casos isso não é uma cura, é apenas um grande nível de controle da doença. Os especialistas chamam isso de remissão da doença e não a cura. Portanto, o mais importante é que a doença atinja a remissão. Dessa forma a qualidade de vida continuará bem e as complicações graves não serão apresentadas, devido aos níveis normais de açúcar no sangue. Espero que esse artigo que falamos sobre “Diabetes tipo 2 tem cura” tenha sido esclarecedor.

Não deixe de ver também o artigo sobre os benefícios da linhaça.

Essas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

Até o próximo artigo!

Um abraço, João Vasconcelos.

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

* * * * Clique aqui * * * *

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo, transformando os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade, mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física, e não na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas, mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação.

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

E não deixe de conhecer o programa Detox Personalizado!

detox personalizado

Diabetes tipo 2 tem cura?
Classifique esse artigo

Veja também

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *