Como Cultivar a Fruta do milagre em Casa

Classifique esse artigo

Cultivar a fruta do milagre em casa é muito fácil, a fruta do milagre também é conhecida como miraculina ou cereja miraculosa.

A fruta apresenta acidez, e mesmo podendo gerar um sabor azedo na boca, a presença da proteína “miraculina” mantém o paladar leve e doce. Portanto se você ainda não conhecia a fruta do milagre, leia com atenção e veja como uma frutinha pode te ajudar com uma vida mais saudável!

A origem da fruta do milagre

Cultivar a fruta do milagre em casa - A Origem

Antes de aprender a cultivar a fruta do milagre em casa devemos lembrar que o fruto é nativo da África, mais precisamente das de galeria dos rios da África tropical e subtropical.

A partir dos anos 2000, a fruta do milagre foi introduzida no Brasil. Por ter uma proteína que transforma a acidez em gosto doce, ela é muito procurada para a culinária.

Características da planta

A fruta do milagre é da espécie Syzenpalum dulcificum, apresenta lento crescimento, com folhas e frutos menores. Depois de adulto, o pé da fruta do milagre é um arbusto lactescente com altura que pode variar de 40 centímetros a 1 metro e meio de altura.

Em primeiro lugar, possui copa pequena, globosa vindo desde o chão. As suas folhas são perenes, simples e de consistência cartácea. Apresenta flores ramifloras, pois nascem nos ramos sendo hermafroditas. Em segundo lugar, as flores possuem tamanho de 0,3 a 5 milímetros, apresentam até cinco pétalas cremes em formato arredondado.

Características da fruta do milagre

Para cultivar a fruta do milagre em casa é importante conhecer o fruto. Os frutos são bagas com tamanho de até 0,9 a 2,4 centímetros de comprimento por 0,5 a 1,4 centímetros de largura. Além disso a fruta do milagre apresenta a cor vermelha na fase madura. Na parte interna, a fruta apresenta 1 ou no máximo 2 sementes alongadas e marcadas por uma cicatriz.

As sementes da planta do milagre

Para cultivar a fruta do milagre em casa, é importante conhecer as sementes e selecioná-las da melhor forma. As sementes podem perder o poder germinativo rapidamente. As sementes da fruta por serem recalcitrantes precisam ser plantadas no máximo 20 dias depois de serem colhidas. Dessa forma devem ser plantadas em saquinhos separados, e individualizados com 40% de terra vermelha, 20% de areia e 40% de matéria orgânica.

Para cultivar a fruta do milagre em casa, é necessário observar o processo de germinação.Sendo assim, as sementes germinam de 40 a 90 dias podendo as mudas alcançarem 10 centímetros de altura no período de 7 a 8 meses depois da germinação.

Como cultivar a fruta do milagre em casa?

Depois de plantar a semente e acompanhar o processo de germinação, é indicado formar as mudas em pleno sol com irrigação em dias alternados.

A planta não se adapta em solos encharcados. Mas por outro lado, mesmo apresentando lento crescimento, a planta se adapta a diversas condições climáticas. As sementes e as mudas podem ser cultivadas no nível do mar ou em áreas de altitudes de até mil metros. O terreno pode ter consistência arenosa ou latossolos, podendo ser terra vermelha ou amarelada.

É necessário que a terra tenha ótima drenagem da água das chuvas. Além disso em regiões frias, a planta da fruta do milagre é resistente a geadas e a temperaturas de até 3 graus negativos.Ela resiste também a períodos sem chuva de cinco meses.

A muda se adapta a terrenos profundos e com pH ácido. Além disso a muda também se adapta em áreas menores e pode ser cultivada também em vasos. Como resultado, pode frutificar em até três anos.

Plantando a fruta do milagre

A fruta do milagre pode ser plantada em área que recebe luz solar direta.A propósito, com espaço mínimo de 2 a 3 metros distribuída em covas com cinquenta centímetros de largura, altura e profundidade.

O solo para plantio pode receber mistura de solo fértil, saibro, esterco, calcário e cinza leve de madeira. O plantio deve ser feito entre outubro e dezembro.

O vaso deve ser preenchido com a mistura de terra, bem como deve ficar local ensolarado. Faça a irrigação de 2 ou 3 vezes na semana.

Cultivar a fruta do milagre em casa é muito fácil.

Cultivo da planta da fruta do milagre

Cultivar a fruta do milagre em casa - Plantio

A planta dispensa cuidados especiais, apresenta lento crescimento, em área aberta é importante capinas periódicas para que o mato não sufoque a planta.

A espécie do arbusto também dispensa realização de podas.

A terra do pé da fruta do milagre pode receber adubo composto orgânico em vaso ou área aberta.

Frutificação

A fruta do milagre frutifica de dezembro a abril. O fruto pode ser consumido diretamente in natura.

Mesmo tendo acidez, a proteína que existe no fruto disfarça e torna o gosto palatável.

Benefícios da fruta do milagre

O consumo da fruta do milagre, ajuda a combater a doença de diabetes por possui inibidores à concentração de açúcar no sangue.

A fruta também ajuda na perda de peso. A fruta não possui regiões oleosas e nem gera acúmulo de gordura no organismo. Existem receitas de sucos e doces com a fruta do milagre que pode substituir o uso do morango e do limão.

Enquanto que o limão e o morango exigem a adição de açúcar e óleo no preparo das sobremesas. A fruta do milagre dispensa o uso de excessivo de açúcar e de ingredientes oleosos.

A fruta do milagre ajuda no bem-estar diário, por ser rica em proteínas fortalece a condição física. A fruta pode ser adicionada em chá, saladas e demais tipos de refeições.

Medicamentos amargos podem ser ingeridos junto com a fruta do milagre, pois a fruta ajuda a disfarça o gosto amargo dos remédios.

Suplemento alimentar

Depois de aprender a cultivar a fruta do milagre em casa, a fruta pode ser utilizada como um adoçante natural ajudando a reduzir o consumo de calorias.

A fruta do milagre melhora o sabor de inúmeros vegetais e frutas, retira o gosto azedo de abacaxi, brócolis, alface, uvas e limão.

A fruta do milagre melhora os gostos de outras frutas e de outros alimentos.

Tempo para o plantio

Cultivar a fruta do milagre em casa

Não perca o período de plantio da fruta do milagre, a planta pode ser plantada em casa em vaso ou em covas.

As sementes devem ser plantadas em até 20 dias em terra preparada e adubada.

Aproveite bem as propriedades da planta!

Agora que você aprendeu como cultivar a planta do milagre em casa.

Aprenda receitas com esta planta, e usufrua de seus benefícios para sua saúde. Lembre-se de seguir todas as instruções para seu  cultivo, esta é uma planta de crescimento lento.

Portanto, não requer muitos cuidados.

Espero que encontre sua muda o quanto antes! Um abraço, João Vasconcelos

50 receitas para emagrecer de vez de Rodrigo Polesso

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Descubra Como Cultivar Plantas de Forma Orgânica e Diversificar Sua Alimentação Com Produtos Saudáveis Sem Agrotóxicos

O melhor e mais completo treinamento online do Brasil para aprender a cultivar, domesticar e se beneficiar de Hortaliças orgânicas. Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), mesmo em pequenos espaços urbanos.

Plantando Saúde é um treinamento para se praticar Horticultura com um foco em promover saúde e qualidade de vida, cultivando vegetais orgânicos e praticando Paisagismo Produtivo em pequenos espaços.

o curso Plantando Saúde

Trabalharemos os fundamentos científicos da Agroecologia de forma simplificada e objetiva, demonstrando técnicas que você pode replicar na sua própria casa. As videoaulas acompanham artigos científicos e materiais de apoio.

O curso é inteiramente online através de videoaulas e matérias digitais, você pode acompanha-lo no seu desktop, tablet ou smartphone.

Nenhum item físico será enviado para o seu endereço.

fruta do milagre

  • Solos e Formação de Matéria Orgânica
  • Fundamentos em Botânica
  • Fisiologia e nutrição vegetal
  • Princípios de Cultivo Ecológico
  • Introdução ao Projeto Paisagístico
  • Preparo e Manutenção de Jardins Criativos
  • Receitas e usos de plantas
  • Identificação e Cultivo de PANC

o professor Camilo Pedrollo

Camilo Pedrollo
Sou biólogo, empreendedor com mestrado em Botânica no INPA em Manaus. Tenho experiência na área socioambiental tendo ministrado diversos cursos e treinamentos presenciais. “Minha missão é contribuir para preservar o meio ambiente, propagando práticas e conhecimentos que tragam melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas