Como Cultivar a Fruta do milagre em Casa

 Como Cultivar a Fruta do milagre em Casa

Cultivar a fruta do milagre em casa é muito fácil, a fruta do milagre também é conhecida como miraculina ou cereja miraculosa.

A fruta apresenta acidez, e mesmo podendo gerar um sabor azedo na boca, a presença da proteína “miraculina” mantém o paladar leve e doce. Portanto, se você ainda não conhecia a fruta do milagre, leia com atenção. Veja também como essa frutinha pode te ajudar com uma vida mais saudável!

A origem da fruta do milagre

Cultivar-a-fruta-do-milagre-em-casa-A-Origem

Antes de aprender a cultivar a fruta do milagre em casa devemos lembrar que o fruto é nativo da África, mais precisamente das de galeria dos rios da África tropical e subtropical.

A partir dos anos 2000, a fruta do milagre foi introduzida no Brasil. Por ter uma proteína que transforma a acidez em gosto doce, ela é muito procurada para a culinária.

Características da planta

A fruta do milagre é da espécie Syzenpalum dulcificum, apresenta lento crescimento, com folhas e frutos menores. Depois de adulto, o pé da fruta do milagre é um arbusto lactescente com altura que pode variar de 40 centímetros a 1 metro e meio de altura. 

Em primeiro lugar, possui copa pequena, globosa vindo desde o chão. As suas folhas são perenes, simples e de consistência cartácea. Apresenta flores ramiflorum, pois nascem nos ramos sendo hermafroditas. Em segundo lugar, as flores possuem tamanho de 0,3 a 5 milímetros. E também apresentam até cinco pétalas cremes em formato arredondado.

Características da fruta do milagre

Para cultivar a fruta do milagre em casa é importante conhecer o fruto. Os frutos são bagas com tamanho de até 0,9 a 2,4 centímetros de comprimento por 0,5 a 1,4 cm de largura. Além disso, a fruta do milagre apresenta a cor vermelha na fase madura. 

Na parte interna, a fruta apresenta 1 ou no máximo 2 sementes alongadas e marcadas por uma cicatriz.

As sementes da planta do milagre

É muito importante conhecer as sementes e selecioná-las da melhor forma. As sementes podem perder o poder germinativo rapidamente, portanto não demore muito para iniciar o plantio. 

Sementes da Fruta do Milagre
Sementes da Fruta do Milagre

As sementes da fruta por serem recalcitrantes precisam ser plantadas no máximo 20 dias depois de serem colhidas. 

Dessa forma devem ser plantadas em saquinhos separados, e individualizados com 40% de terra vermelha, 20% de areia e 40% de matéria orgânica.

Observar o processo de germinação para cultivar a fruta do milagre em casa é importante. Sendo assim, as sementes germinam de 40 a 90 dias podendo as mudas alcançarem 10 centímetros de altura no período de 7 a 8 meses depois da germinação. 

Como cultivar a fruta do milagre em casa?

Depois de plantar a semente e acompanhar o processo de germinação, a recomendação é formar as mudas em pleno sol com irrigação em dias alternados.

A planta não se adapta em solos encharcados. Mas por outro lado, mesmo apresentando lento crescimento, a planta se adapta a diversas condições climáticas. As sementes e as mudas podem ser cultivadas no nível do mar ou em áreas de altitudes de até mil metros. O terreno pode ter consistência arenosa ou latossolos, podendo ser terra vermelha ou amarelada. 

É necessário que a terra tenha ótima drenagem da água das chuvas. Além disso, em regiões frias, a planta da fruta do milagre é resistente a geadas e a temperaturas de até 3 graus negativos. Ela resiste também a períodos sem chuva de cinco meses.

A muda se adapta a terrenos profundos e com pH ácido. Além disso a muda também se adapta em áreas menores e pode ser cultivada também em vasos. Como resultado, pode frutificar em até três anos. 

Como plantar

A fruta do milagre pode ser plantada em área que recebe luz solar direta. A propósito, com espaço mínimo de 2 a 3 metros distribuída em covas com cinquenta centímetros de largura, altura e profundidade.

O solo para plantio pode receber mistura de solo fértil, saibro, esterco, calcário e cinza leve de madeira. O plantio deve ser feito entre outubro e dezembro.

O vaso deve ser preenchido com a mistura de terra, bem como deve ficar no local ensolarado. Faça a irrigação de 2 ou 3 vezes na semana.

Sendo assim, cultivar a fruta do milagre em casa é muito fácil.

Cultivar a fruta do milagre em casa

Mudas da Fruta do Milagre
Mudas da Fruta do Milagre

As mesmas mudas da fruta do milagre acima, 6 meses depois…

Mudas Fruta do Milagre 6 meses depois
Mudas Fruta do Milagre 6 meses depois

A planta dispensa cuidados especiais, apresenta lento crescimento, em área aberta é importante capinas periódicas para que o mato não sufoque a planta.

A espécie do arbusto também dispensa realização de poda. No entanto, caso queira eliminar alguns pequenos galhos, isso não irá comprometer a árvore.

A terra do pé da fruta do milagre pode receber adubo composto orgânico em vaso ou área aberta.

Frutificação

A fruta do milagre em regra frutifica de dezembro a abril. As minhas mudas frutificam praticamente o ano todo, no entanto, para que isso ocorra, deve-se aguar bastante a planta e não deixar acumular água no fundo do vaso.

Frutificação da Fruta do Milagre

O fruto pode ser consumido diretamente in natura, mesmo tendo acidez, a proteína que existe no fruto disfarça e torna o gosto azedinho, mas agradável. 

Benefícios da fruta do milagre

O consumo da fruta do milagre, ajuda a combater a doença de diabetes por possuir inibidores à concentração de açúcar no sangue.

A fruta também ajuda na perda de peso. A fruta não possui regiões oleosas e nem gera acúmulo de gordura no organismo. Existem receitas de sucos e doces com a fruta do milagre que podem também substituir o uso do morango e do limão.

Atente-se que o limão e o morango exigem a adição de açúcar e óleo no preparo das sobremesas. A fruta do milagre dispensa o uso excessivo de açúcar e de ingredientes oleosos.

A fruta do milagre ajuda no bem-estar diário, por ser rica em proteínas e fortalece a condição física. A fruta pode ser adicionada em chás, saladas e demais tipos de refeições.

Medicamentos amargos ao serem ingeridos junto com a fruta do milagre, tem o gosto amargo disfarçado. A propriedade da fruta do milagre elimina o gosto amargo dos remédios.

Suplemento alimentar

Depois de aprender a cultivar a fruta do milagre em casa, a fruta pode ser utilizada como um adoçante natural ajudando a reduzir o consumo de calorias.

A fruta do milagre melhora o sabor de inúmeros vegetais e frutas, retira o gosto azedo de abacaxi, brócolis, alface, uvas e limão.

A fruta do milagre melhora os gostos de outras frutas e de outros alimentos.

Tempo para o plantio

Não perca o período de plantio da fruta do milagre, existem várias opções de plantio. Você poderá plantar a muda em vasos ou também em covas.

Plante as sementes em até 20 dias em terra preparada e adubada. Caso contrário a semente poderá não germinar.

Aproveite bem as propriedades da planta!

Agora que você aprendeu como cultivar a planta do milagre em casa.

Aprenda receitas com esta planta, e usufrua de seus benefícios para sua saúde. Lembre-se de seguir todas as instruções para seu  cultivo, esta é uma planta de crescimento lento.

Portanto, não requer muitos cuidados. Espero que encontre sua muda o quanto antes.

Um abraço, João Vasconcelos!

 

Artigos Relacionados