Tapioca Engorda ou Emagrece? O que Dizem os Especialistas.

A tapioca ganhou muita popularidade no Brasil, em grande parte pela variedade de recheios possíveis, a facilidade de preparo e o sabor único. Porém na busca da vida saudável surge uma pergunta, a tapioca engorda?

Abaixo vamos responder essa pergunta que não é tão simples e apresentar uma série de informações que poucas pessoas conhecem sobre essa iguaria de nossa cultura.

O que é a tapioca?

Esse alimento nasceu na cultura indígena e se popularizou no Nordeste, ele consiste em uma massa fina feita com goma de mandioca e recheada com quase qualquer coisa.

Como a base da tapioca é a mandioca ela é composta basicamente de carboidratos e é livre de glúten. Outra característica importante é o alto índice glicêmico.

Logo, a tapioca se torna um alimento nutritivo e que pode auxiliar bastante em treinamentos físicos intensos, porém não é recomendado para diabéticos.

O modo de preparo da tapioca é bastante simples, basta adicionar de duas a três colheres de goma à uma frigideira quente e esperar a massa cozinhar para recheá-la dobrando a massa e servindo.

Mas, a tapioca engorda ou não?

Tapioca Engorda ou emagrece

A tapioca além de ser livre de glúten apresenta baixa quantidade calórica e ainda contribui para a reserva energética diária, contribuindo com a rotina de exercícios dos atletas.

Outra característica da tapioca é a rápida absorção pelo organismo, ou seja, ela demora pouco tempo para ser absorvida e isso promove a sensação de saciedade, auxiliando na dieta.

Então, a tapioca pura, apenas com a goma de mandioca, auxilia o emagrecimento. Porém os grandes vilões são os recheios, principalmente os doces como brigadeiros e chocolates.

Qual é o melhor modo de rechear a tapioca?

Assim como existem recheios calóricos e gordurosos como queijos, presunto, cremes e outros, também existem as opções saudáveis e que ainda auxiliam no emagrecimento.

Uma boa forma de rechear a tapioca é utilizando frutas, principalmente as ricas em fibras. Outra opção é utilizar alimentos presentes na própria dieta, como carne de frango, queijo cottage e etc.

Outra estratégia muito utilizada é misturar duas claras de ovos na goma de tapioca, a famosa crepioca, que contribui ainda mais para o emagrecimento devido as propriedades do ovo.

Benefícios da tapioca.

Já sabemos que a afirmação de que a tapioca engorda é um mito, mas além de auxiliar a manter uma alimentação saudável. A massa é composta por vários nutrientes como vitaminas, sais minerais e outros que promovem vários benefícios, como:

  • É um alimento natural, ou seja, não passa por vários processamentos industriais, com baixo teor de sódio e sem gorduras;
  • Auxilio o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no controle da hipertensão;
  • Redução do colesterol;
  • Proteção antioxidante;
  • É rápido e fácil de preparar, podendo substituir pães e outros alimentos que engordam;
  • Outro benefício é ajudar a manter o controle na dieta, já que é um alimento que sacia rapidamente e pode ser consumido quando der vontade de doces.

Ainda existem mais inúmeros benefícios que o consumo consciente da tapioca pode proporcionar, porém comer mais de uma por dia pode ter efeitos negativos.

Coma com moderação

Por mais que a massa possua centenas de benefícios, o excesso pode fazer mal, assim como tudo no mundo. A tapioca engorda quando o consumo é exagerado, principalmente se você usa recheios gordurosos.

Além disso o índice glicêmico da tapioca é alto, o que significa que a quantidade de açúcar que ela libera no sangue aumenta rapidamente.

Esse é um dos motivos pelo qual os pacientes de diabetes devem tomar muito cuidado antes de consumir a tapioca. Até uma pequena quantidade pode causar um grande desequilíbrio na concentração de açúcar no sangue e causar problemas mais sérios.

Outro fator que pode atrapalhar na dieta é o fato de que a tapioca é um carboidrato, mesmo que apresente poucas calorias.

Nós sabemos que o carboidrato é uma fonte de energia para o corpo humano. Entretanto quando consumido ele promove uma reação hormonal que estimula a produção de reservas energéticas.

Ou seja… se comer sem controle a tapioca engorda, mesmo que seja servida pura, sem recheios.

Aliás, uma estratégia para ajudar a controlar a quantidade de tapioca e reduzir a fome, é recheá-la com alimentos ricos em fibras. Os alimentos ricos em fibras irão contribuir com a sensação de saciedade.

Em qual horário é melhor eu comer tapioca?

A tapioca pode ser muito gostosa e promover uma série de benefícios. Vale a pena lembrar, ela não é nutritiva a ponto de substituir uma refeição completa.

O mais indicado, então, é consumir a tapioca antes de treino ou durante o café da manhã. A tapioca é uma rica fonte de energia e tem uma absorção rápida.

Outra opção é consumir no pós treino, principalmente se utilizar algum suplemento como Whey Protein. A tapioca apresenta um alto índice glicêmico auxilia a absorver as proteínas.

Com essa absorção facilitada das proteínas é possível melhorar a recuperação muscular e evitar o cansaço dos músculos. Principalmente para quem realiza treinamentos pesados.

Caso queira comer ela durante o almoço ou na janta, recomenda-se rechear com alimentos mais ricos em proteínas e nutritivos. Mas, vale lembrar que a tapioca não deve substituir nenhuma refeição.

Quais as melhores combinações de recheio para a tapioca?

tapioca para emagrecer

A criatividade do brasileiro permite inventar novas opções de recheio todos os dias. Separamos algumas opções para você testar em casa.

  • Frango desfiado com ricota e salsinha: Essa opção é deliciosa e possui a proteína do frango que auxilia na construção muscular.
  • Banana e pasta de amendoim: Já esse recheio auxilia para obtenção de energia para os exercícios físicos e adiciona uma fonte de potássio para prevenir cãibras e dores musculares.
  • Milho, berinjela e tomate: Uma opção mais colorida, com mais fibras, auxiliando a reduzir o açúcar no sangue.

Fique atento às novidades da vida saudável

Além de desmentir que tapioca engorda, vimos que esse alimento da nossa cultura, possui vários benefícios. Ela pode auxiliar as pessoas que estão procurando um modo de vida mais saudável.

Conheça mais dicas de alimentação e saúde como essa acompanhando os nossos conteúdos. Aprenda como viver de modo mais saudável e prevenir várias doenças com alimentação balanceada e exercícios.

Espero que tenha gostado do artigo! Um abraço, João.

É assim que o Yoga com a Cris vai mudar sua vida!

> > > > Clique Aqui < < < <

Yoga com Cris

O Yoga com Cris é um caminho para o autoconhecimento. É uma forma de manter o foco no que realmente importa, trazendo ferramentas para lidar com o stress e os problemas do dia a dia.

É uma maneira de criar uma conexão harmônica entre nosso corpo, mente e alma, e trazer à tona o que há de melhor dentro de cada um de nós.

O programa tem uma sequência planejada de aulas que vai deixar você com o corpo e a mente mais fortes e em equilíbrio. Todas as aulas são em forma de vídeo para você fazer quando quiser. Acompanhe as instruções, orientações e correções do começo ao fim.

Veja também o artigo 101 truques para emagrecer e descubra tudo sobre a gordura marrom.

101 truques para emagrecer
101 truques para emagrecer

 

Segredos para um corpo em forma
Segredos para um corpo em forma

>>> Faça o download de seu e-book totalmente GRÁTIS <<<

Segredos para um corpo em forma

 

 

 

 

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

Tapioca Engorda ou Emagrece? O que Dizem os Especialistas.
Classifique esse artigo

Veja também