Probióticos para crianças – O Que é e Para que Serve?

Os probióticos podem ser consumidos por mulheres, gestantes, bebês e crianças. Os probióticos para crianças podem ajudar no desenvolvimento do intestino e no fortalecimento de sistema imunológico.

Os probióticos possuem microrganismos que podem ser encontrados nos alimentos do dia a dia e fortalecem a criança. Sendo assim geram benefícios ao combater infecções e ajudam no desenvolvimento ósseo.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Probióticos para crianças

Probióticos para Crianças

Na saúde das crianças os probióticos podem atuar na saúde dos ossos, possibilitando um crescimento saudável para o corpo. Na saúde do coração no desenvolvimento e equilibrando a quantidade de gordura no sangue. Consequentemente evitando a obesidade nas crianças.

Os probióticos para crianças diminuem o cansaço, os riscos de pegar doenças virais e de ficar exposto às infecções urinárias.

Eles agem a favor do sistema imunológico da criança, que está em processo de crescimento desde a infância. Os probióticos para crianças atuam retirando os agentes nocivos de determinados alimentos na mucosa intestinal, estimulando a produção de anticorpos.

Onde encontrar os probióticos na alimentação

Os probióticos para crianças podem ser encontrados, principalmente, no leite. Existem leites fortalecidos que oferecem lactobacilos que atuam na saúde do intestino com outras vitaminas para fortalecer a saúde da criança.

Nos alimentos do dia a dia, a criança pode ingerir os probióticos a partir de iogurtes, leites fermentados e queijos.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

É comum que os probióticos apresentem bactérias de origem láticas presentes no leite, nos leites fermentados, coalhadas e iogurtes.

Como derivados de leite, os probióticos podem apresentar concentrações de gordura. Por isso exigem um equilíbrio na adição de gordura nos alimentos consumidos diariamente.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

O leite fermentado apresenta a diminuição do pH do leite. No queijo observamos a coagulação do leite a partir de culturas bacterianas.

Normalmente, as crianças consomem probióticos através do leite e do iogurte. Alguns doces caseiros que possuem fermentação também podem conter probióticos para crianças.

Em caso de problemas de reposição de bactérias boas no organismo da criança, o médico poderá orientar a inclusão de cápsulas de probióticos para a criança. Porém isso deve ser feito com a orientação de um médico pediatra para evitar desequilíbrios de bactérias no intestino.

Benefícios dos probióticos para crianças

Os probióticos atuam no desenvolvimento do corpo da criança e na saúde. Os probióticos para crianças podem ser ingeridos desde o aleitamento materno até os primeiros alimentos ingeridos diretamente pela criança por via oral.

Os probióticos atuam desde a área intestinal até a saúde óssea, por exemplo. A saúde óssea da criança é importante para o seu processo de crescimento e para os movimentos do dia a dia.

No sistema imunológico, os probióticos fortalecem o sistema de defesa do corpo agindo contra vírus e fortalecendo as células de defesa.

Probióticos para Crianças - Benefícios

As crianças pré dispostas a terem problemas de intestino podem ser beneficiadas com a ingestão equilibrada de probióticos. As bactérias existentes no intestino como a Bifidobacterium animalis encontrada em certos iogurtes que evitam a diarreia. Geralmente, as crianças gostam de tomar iogurte devido ao paladar adocicado.

Porém, é necessário verificar com o pediatra se determinado alimento, como o iogurte, não apresenta alta concentração de açúcar e gordura. Um alto consumo desses alimentos podem gerar obesidade e riscos de diabetes infantil.

De forma equilibrada no organismo, os probióticos para crianças agem para combater a obesidade. Assim sendo, analisando a microbiota de uma pessoa obesa esta é diferente do indivíduo com peso saudável.

Os probióticos para crianças

Os probióticos para crianças podem ser obtidos na alimentação diária através do leite materno (período de aleitamento), no leite de vaca consumido em forma líquida ou em pó, iogurtes, queijo e coalhada.

Dependendo da idade da criança, os pais e o médico podem escolher o melhor leite para cada tipo de fase etária. Existem leites fortalecidos para cada fase.

Benefícios para a saúde da criança

Os probióticos para crianças atuam em diferentes áreas do corpo. Como os probióticos atuam no sistema imunológico (defesa do corpo) auxilia a reduzir riscos de doenças cardiovasculares infantis. Eles também combatem o enfraquecimento do osso e ajuda na circulação do sangue.

As crianças que nascem com problemas no coração podem usar os probióticos para manter o bom colesterol, seguindo as orientações do médico.

Probióticos para Crianças - Saúde

Lembramos dos benefícios que os probióticos para crianças oferecem para a saúde intestinal.  Afinal vamos lembrar que 80% do sistema imunológico depende do intestino.

O probiótico consumido de maneira equilibrada auxilia na renovação da flora intestinal e na saúde do sistema digestivo. Ajuda a combater infecções na garganta e no ouvido, fator que explica o por que de mães de leite doarem seus leites de peito para “curar” dor de ouvido de crianças no interior no século XIX.

Conclusão

Vamos evitar a adição de produtos processados na alimentação e nutrição das crianças. Com toda certeza os probióticos em forma de cápsulas e sachês podem ser ingeridos pelas crianças. Por certo com a indicação de um médico pediatra para evitar desequilíbrios na saúde da criança.

Os probióticos para crianças podem e devem ser consumidos através da alimentação, por meio do queijo, do leite, iogurtes e coalhada. Receitas de doces e bolos que são feitos a base de leite e de alimentos lácteos fermentados também oferecem boa quantidade de probióticos para crianças.

Caso a criança tenha dificuldades para consumir lactose, o médico poderá indicar outras alternativas alimentares para adicionar probiótico na nutrição. Também poderá receitar cápsulas de probióticos conforme a faixa etária e necessidade.

Lembramos que para as pessoas que possuem dificuldades para consumir lactose, existe a possibilidade de utilizar as cápsulas de probióticos, além da forma de probióticos solúveis.

As crianças precisam de boa alimentação e de suplementos para fortalecer o corpo, porém o corpo de uma criança ainda está em formação. É importante que todo o sistema imunológico da criança esteja sadio para evitar a incidência de doenças nos principais órgãos do corpo.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

A ausência de probióticos na gestação, por exemplo, pode gerar alergias nos primeiros anos de vida da criança. É essencial que os pais encontrem alimentos básicos que contenham probióticos e que sigam as orientações do médico desde o período pré-natal, no nascimento e em todas as fases de desenvolvimento da criança, para que ela tenha saúde e felicidade.

Antes de qualquer tratamento o médico deverá ser consultado.

Meu nome é João Vasconcelos e espero que tenha gostado do artigo, um abraço!

(Visited 75 times, 2 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *