Aposentadoria por idade: Como funciona, conheça as novas regras!
Probióticos para gestantes – Porque São Tão Importantes?

Os probióticos são microrganismos que auxiliam na saúde do intestino e de todo o corpo. Os probióticos para gestantes ajudam a reduzir os riscos de diabetes gestacional e obesidade. Também agem na absorção de nutrientes presentes nos carboidratos.
Na mulher grávida, o consumo de probióticos age para a diminuição de pré-eclâmpsia, constipação e dificuldade de eliminar o excesso de peso após o parto.
Probióticos para gestantes
As gestantes podem começar a administrar o consumo de probióticos desde o primeiro mês de gravidez, pois ajuda a diminuir as chances de o bebê nascer com sobrepeso ou se tornar uma criança obesa.
Os probióticos atuam no intestino da mãe e ajudarão a criança a ter menos casos de rinite, otites e alergias na infância.
Os probióticos para gestantes exercem funções através de efeitos fisiológicos ao promover o equilíbrio do intestino. Também atuam no processo de regulação dos movimentos intestinais, controlam o colesterol, melhoram a absorção de nutrientes e fortalecem as células do sistema imune.
Lembrando que o consumo de probióticos na gestação reduz o diabetes gestacional e a obesidade da futura mamãe. A absorção de nutrientes nos carboidratos torna-se mais lenta na gestante, dessa forma os probióticos para gestantes aceleram esse processo de absorção.
Benefícios dos probióticos para gestantes
Seguindo a orientação médica, os probióticos podem gerar inúmeros benefícios para as gestantes. Por exemplo, fortalecem e melhoram a flora intestinal.
Os probióticos para gestantes estimulam o controle e estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos. Ajudam também a diminuir a população de bactérias maléficas no nosso organismo e aprimoram a digestão da lactose diminuindo os sintomas da intolerância à lactose.
Fortalecem o sistema imune, aliviando a constipação e são indicados para o tratamento e prevenção da diarreia aguda durante a gestação.
Probióticos para a saúde intestinal
Os probióticos nas gestantes podem atuar desde o feto até o parto vaginal, pois através do parto normal o bebê pode ingerir bactérias presentes na flora vaginal da mãe que, posteriormente, poderão se instalar no intestino do bebê.
No parto realizado através de cesariana o bebê não passa pelo canal vaginal e não entra em contato com a flora vaginal.
Os probióticos podem ajudar no desenvolvimento de uma flora vaginal e intestinal sadia. Quando a mãe começa a amamentar, o leite materno também possui probióticos em sua composição que fortalecerão o intestino do recém-nascido. O que gera importância ao aleitamento materno.
Orientação médica
A ingestão de probióticos deve ser acompanhada pelo médico que cuida da saúde da mãe. Dessa forma será possível assegurar saúde para o sistema imunológico do bebê e da mãe, prevenindo problemas de saúde como as alergias.
Os probióticos para gestantes devem seguir o tempo e a quantidade certa indicada pelo médico no período pré-natal.
O que são probióticos?
Os probióticos são microorganismos vivos, podendo ser descritos como organismos vivos capazes de auxiliar na microbiota intestinal. Os probióticos ajudam na saúde intestinal gerando diversos benefícios para a saúde.
O que é um suplemento probiótico?
Os probióticos agem na saúde intestinal e no corpo todo. Quando o intestino está sadio, o sistema imunológico da gestante torna-se fortalecido de forma a gerar equilíbrio para a gestante.
O suplemento que apresenta alto nível de microrganismos vivos pode ser ingerido junto com a alimentação diária conforme a orientação médica em relação às condições de saúde da gestante.
Evitando doenças
É importante que os probióticos sejam consumidos de maneira correta e equilibrada. Caso haja desequilíbrio nas populações bacterianas existentes no corpo, esse fator pode gerar diferentes doenças. Sendo assim é importante avaliar a condição da gestante para evitar desequilíbrio, lembrando que os micróbios potencialmente nocivos, que também habitam o intestino podem se multiplicar sobre as bactérias benéficas.
Onde encontrar os probióticos
Os probióticos são encontrados nos alimentos do dia a dia como, por exemplo, em iogurtes, leites fermentados, queijos e como suplementos oferecidos através de cápsulas e sachês.
Os probióticos usados por seres humanos se originam das bactérias de origem láticas encontradas no leite, nos leites fermentados, coalhadas e iogurtes.
No iogurte, por exemplo, o açúcar se transforma em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana. No leite fermentado ocorre a diminuição do pH do leite. No queijo verificamos a coagulação do leite a partir de culturas bacterianas.
Benefícios dos probióticos
Os probióticos atuam na saúde de todo o corpo. Portanto, os probióticos para gestantes ajudam desde a área intestinal até a saúde da pele, por exemplo.
Eles atuam no sistema imunológico fortalecendo o sistema de defesa do corpo agindo contra agentes infecciosos e contra doenças.
As bactérias existentes no intestino como a Bifidobacterium animalis são encontradas em certos iogurtes evitando a diarreia. Os probióticos para mulher grávida evitam o “intestino solto” reduzindo as idas ao banheiro. Sabemos que a diarreia em período de gestação é um sofrimento para as mulheres.
Os probióticos devem ser administrados no período pré-natal, quando a futura mãe apresenta facilidade para ganhar peso, o probiótico atua também contra a obesidade, dessa maneira a microbiota de uma pessoa obesa é diferente do indivíduo com peso saudável. As bactérias positivas ingeridas através dos probióticos diminuem o peso corporal de 40 a 50%.
Uso dos probióticos para gestante
Os probióticos podem e devem ser ingeridos através da alimentação diária a partir do leite, iogurtes e coalhada. Também pode ser ingeridos por meio de suplementos na forma de sachês e cápsulas.
A gestante pode adicionar leite em sua alimentação. No entanto, caso a futura mãe não consiga consumir lactose, ela pode optar pelas cápsulas de probióticos. Os probióticos de origem lática podem apresentar concentração de gordura no alimento.
Conclusão sobre probióticos para gestantes
A maneira como os probióticos serão consumidos deve ser decidida com a ajuda de um médico que já cuida do pré-natal da gestante e do bebê. É importante ressaltar que os probióticos atuam na saúde da gestante e na saúde do bebê.
Portanto, a adição de probióticos na nutrição e alimentação da gestante é importante para fortalecer o seu sistema imunológico e toda a saúde do corpo.
Vale a pena lembrar que antes de iniciar qualquer tratamento, um médico deverá ser consultado.
Olá… sou João Vasconcelos e espero que tenha gostado deste conteúdo, até o próximo!