Probióticos para gestantes – Porque São Tão Importantes?

Os probióticos são microrganismos que auxiliam na saúde do intestino e de todo o corpo. Os probióticos para gestantes ajudam a reduzir os riscos de diabetes gestacional e obesidade. Também agem na absorção de nutrientes presentes nos carboidratos.

Na mulher grávida, o consumo de probióticos agem para a diminuição de pré-eclâmpsia, constipação e dificuldade de eliminar o excesso de peso após o parto.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Probióticos para gestantes

Probióticos para Gestantes

As gestantes podem começar a administrar o consumo de probióticos desde o primeiro mês de gravidez, pois ajuda a diminuir as chances de o bebê nascer com sobrepeso ou se tornar uma criança obesa.

Os probióticos atuam no intestino da mãe e ajudarão à criança a ter menos casos de rinite, otites e alergias na infância.

Os probióticos para gestantes exercem funções através de efeitos fisiológicos ao promover o equilíbrio do intestino. Também atuam no processo de regulação dos movimentos intestinais, controla o colesterol, melhora a absorção de nutrientes e fortalece as células do sistema imune.

Lembrando que o consumo de probióticos na gestação reduz o diabetes gestacional e a obesidade da futura mamãe. A absorção de nutrientes nos carboidratos torna-se mais lenta na gestante, dessa forma os probióticos para gestantes aceleram esse processo de absorção.

Benefícios dos probióticos para gestantes

Seguindo a orientação médica, os probióticos podem gerar inúmeros benefícios para as gestantes. Por exemplo, fortalecem e melhoram a flora intestinal.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Os probióticos para gestantes estimulam o controle e estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos. Ajudam também a diminuir a população de bactérias maléficas no nosso organismo e aprimoram a digestão da lactose diminuindo os sintomas da intolerância à lactose.

Fortalecem o sistema imune, aliviando a constipação e são indicados para o tratamento e prevenção da diarreia aguda durante a gestação.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Probióticos para a saúde intestinal

Os probióticos para gestantes podem atuar desde o feto até o parto vaginal, pois através do parto normal o bebê pode ingerir bactérias presentes na flora vaginal da mãe que, posteriormente, poderão se instalar no intestino do bebê.

No parto realizado através de cesariana o bebê não passa pelo canal vaginal e não entra em contato com a flora vaginal.

Os probióticos para gestantes podem ajudar no desenvolvimento de uma flora vaginal e intestinal sadia. Quando a mãe começa a amamentar, o leite maternos também possui probióticos em sua composição que fortalecerão o intestino do recém-nascido. O que gera importância ao aleitamento materno.

Orientação médica

A ingestão de probióticos deve ser acompanhada pelo médico que cuida da saúde da mãe. Dessa forma será possível assegurar saúde para o sistema imunológico do bebê e da mãe prevenindo problemas de saúde como as alergias.

Os probióticos para gestantes devem seguir o tempo e a quantidade certa indicada pelo médico no período pré-natal.

O que são probióticos?

Os probióticos são micro-organismos vivos, podendo ser descritos como organismos vivos capazes de auxiliar na microbiota intestinal.

Os probióticos para gestantes ajudam na saúde intestinal gerando diversos benefícios para a saúde.

O que é um suplemento probiótico?

Probióticos para Gestantes - Suplementos

Os probióticos para gestantes agem na saúde intestinal e no corpo todo. Quando o intestino está sadio, o sistema imunológico da gestante torna-se fortalecido de forma a gerar equilíbrio para a gestante.

O suplemento que apresenta alto nível de microrganismos vivos pode ser ingeridos junto com a alimentação diária conforme a orientação médica em relação às condições de saúde da gestante.

Evitando doenças

É importante que os probióticos sejam consumidos de maneira correta e equilibrada. Caso haja desequilíbrio nas populações bacterianas existentes no corpo, esse fator pode gerar diferentes doenças. Sendo assim é importante avaliar a condição da gestante para evitar desequilíbrio, lembrando que os micróbios potencialmente nocivos, que também habitam o intestino podem se multiplicar sobre as bactérias benéficas.

Onde encontrar os probióticos

Os probióticos para gestantes são encontrados nos alimentos do dia a dia como, por exemplo, em iogurtes, leites fermentados, queijos e como suplementos oferecidos através de cápsulas e sachês.

Os probióticos usados por seres humanos se originam das bactérias de origem láticas encontradas no leite, nos leites fermentados, coalhadas e iogurtes.

No iogurte, por exemplo, o açúcar se transforma em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana. No leite fermentado ocorre a diminuição do pH do leite. No queijo verificamos a coagulação do leite a partir de culturas bacterianas.

Benefícios dos probióticos

Os probióticos atuam na saúde de todo o corpo. Portanto os probióticos para gestantes ajudam desde a área intestinal até a saúde da pele, por exemplo.

Eles atuam no sistema imunológico fortalecendo o sistema de defesa do corpo agindo contra agentes infecciosos e contra doenças.

As bactérias existentes no intestino como a Bifidobacterium animalis são encontrada em certos iogurtes evitando a diarreia. Os probióticos para mulher grávida evitam o “intestino solto” reduzindo as idas ao banheiro. Sabemos que a diarreia em período de gestação é um sofrimento para as mulheres.

Os probióticos para gestantes devem ser administrados no período pré-natal, quando a futura mãe apresenta facilidade para ganhar peso, o probiótico atua também contra a obesidade, dessa maneira a microbiota de uma pessoa obesa é diferente do indivíduo com peso saudável. As bactérias positivas ingeridas através dos probióticos diminuem o peso corporal de 40 a 50%.

Uso dos probióticos para gestante

Probióticos para Gestantes - Tratamentos

Os probióticos para gestantes podem e devem ser ingeridos através da alimentação diária a partir do leite, iogurtes e coalhada. Também pode ser ingeridos por meio de suplementos na forma de sachês e cápsulas.

A gestante pode adicionar leite em sua alimentação. No entanto caso a futura mãe não consiga consumir lactose ela pode optar pelas cápsulas de probióticos. Os probióticos de origem láticas podem apresentar concentração de gordura no alimento.

Conclusão sobre probióticos para gestantes

A maneira como os probióticos serão consumidos deve ser decidida com a ajuda de um médico que já cuida do pré-natal da gestante e do bebê. É importante ressaltar que os probióticos atuam na saúde da gestante e na saúde do bebê.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

Portanto, a adição de probióticos na nutrição e alimentação da gestante é importante para fortalecer o seu sistema imunológico e toda a saúde do corpo.

Vale a pena lembrar que antes de iniciar qualquer tratamento, um médico deverá ser consultado.

Meu nome é João Vasconcelos e espero que tenha gostado do artigo, um abraço!

(Visited 60 times, 1 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>