Maná Cubiu – Propriedades, Benefícios e seu Cultivo Caseiro!

 Maná Cubiu – Propriedades, Benefícios e seu Cultivo Caseiro!

Uma planta originária da Amazônia e que faz bem à saúde. A planta Maná Cubiu (Solanum sessiflorum) pertence à família Solanaceae que abrange a batata, o tomate e a berinjela.

A planta maná cubiu frutifica um fruto vermelho, laranja ou amarelo.

O fruto da Maná Cubiu alivia a dor de cabeça, atua no sistema digestivo e alivia perturbações gastrointestinais.

A medicina utiliza o fruto como antidiabético e para tratamento de queimaduras.

Fruto da planta maná cubiu

O fruto da maná cubiu é uma baga em cores vermelha, laranja e amarela. É comestível, possui pele fina revestida com uma penugem similar com a do pêssego.

O sabor da fruta é suave, parecido com tomate, enquanto a polpa tem uma acidez agradável igual ao do limão. No entanto, possui um sabor que não se compara muito com o sabor de outras frutas. Apresenta baixo grau de açúcar. O suco da fruta possui sabor surpreendentemente agradável.

Benefícios da fruta

A fruta do maná cubiu ajuda a aliviar a enxaqueca, contribuindo para um sistema digestivo mais saudável, também alivia as perturbações gastrointestinais.

A medicina utiliza os componentes da fruta como antiveneno. Escabicida e para o tratamento de queimaduras, a fruta também ajuda no combate da diabetes.

Apesar dos benefícios e de ser uma fruta brasileira, é pouco conhecida nas grandes cidades habituadas a consumir mangas, laranjas, bananas, abacaxis , melancias, uvas, maçãs e frutas importadas.

O fruto é chamado popularmente de “maná” e possui nutrientes que ajudam na saúde.

O maná foi domesticado pelos índios, é rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais com valor fitoterápico para o tratamento de diabetes, ácido úrico, colesterol, queimaduras e micoses da pele.

Maná é rico em vitaminas

Maná-Cubiu-Semente

A fruta maná é riquíssima em fibras, Ferro, Fósforo, vitamina B5, Vitamina C e apresenta elevada concentração de Niacina (Vitamina B3), em nível três vezes maior que a berinjela e doze vezes mais do que a beterraba.

Por ser rica em B3 é indicada para o sistema nervoso, e principalmente para o bom desempenho das funções cerebrais.

Também atua na pele, na redução da taxa de colesterol, dos triglicérides e dos níveis de glicemia no sangue.

Combate a diabetes

O maná ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue fator que evita a diabetes. Por ser natural não apresenta efeitos colaterais de alimentos industriais feitos com química.

Saúde da pele

A fruta ajuda no tratamento de inúmeras doenças de pele, incluindo a seborreica e a acne, hidratando a pele. Por isso também pode ser usado como prevenção do câncer de pele.

Saúde do sistema nervoso

O fruto possui fatores que ajudam a combater a depressão, sendo um antidepressivo natural sem contraindicações.

Dor de cabeça

Acima de tudo, o maná cubiu oferece solução natural para diminuir a enxaqueca e a dor de cabeça crônica. Age no relaxamento da musculatura cerebral, tonificando os nervos e os fortalecendo.

Usos do maná cubiu

O fruto do maná pode ser usado de diferentes formas, principalmente, como alimento, cosmético e medicamento. Apresenta diversas propriedades medicinais.

Entre as populações locais da Amazônia, o fruto é usado no tratamento de anemia, depressão, diabetes, enxaqueca, excesso de ácido úrico (gota), hipertensão, além de ser digestivo, diurético e agir como um tônico sexual.

Na área cosmética é aplicado nos cabelos tornando-os mais brilhantes e sedosos.

Maná Cubiu na gastronomia

A fruta pode ser consumida in natura ou incluída na receita de pratos, compotas, sucos, doces e geleias.

É utilizado também como tempero para peixes, carne e frango. A fruta é muito cobiçada na gastronomia.

Maná cubiu para a saúde

A fruta possui em composição de niacina (vitamina B3) e outros componentes essenciais para o fortalecimento da saúde. A niacina pertence ao complexo B.

O corpo humano produz a niacina a partir do aminoácido triptofano. Mas, quando o organismo humano apresenta deficiências de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), não consegue fazer esse processo de renovação, gerando uma série de problemas.

O maná-cubiu ajuda sintetizar diversos componentes do nosso corpo, incluindo a insulina, a cortisona, a progesterona, o estrogênio e a testosterona.

Dessa forma a maná-cubiu é muito indicada para diminuir os sintomas causados por problemas gastrintestinais.

A fruta também ajuda a combater e reduzir a pressão alta. A fruta maná apresenta altos índices de fibras fósforo, pectina e vitamina.

Contraindicações

A fruta por ser natural não apresenta contraindicações.

Porém é importante que a pessoa deixe de consumir a fruta caso tenha algum problema de controle de níveis de glicose. Ou que não consiga absorver vitaminas com tranquilidade.

Nesses casos é indicado procurar a orientação de um médico ou nutricionista antes de inserir a fruta na alimentação diária.

Cultivo do Maná Cubiu

 

Maná-Cubiu

A planta é conhecida no Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. A planta é um arbusto ereto e ramificado com altura de 80 centímetros a 2 metros.

A planta cresce em regiões com clima quente e úmido com temperatura média entre 18 e 30ºC. A semeadura pode ser realizada em qualquer mês do ano e estação.

Por exemplo, com 30 gramas de sementes o produtor consegue produzir 10 mil mudas. A planta também pode ser cultivada em casa em vasos grandes ou igualmente em quintais. Mesmo sendo originária da Amazônia, a sua semente pode ser cultivada em outras regiões do Brasil certamente.

O fruto do maná cubiu não costuma prejudicar a área da planta onde ela está cultivadaCultivando em casa, a pessoa terá uma importante fonte nutricional para reforçar a alimentação diária. Pois nem todos os mercados das grandes cidades vendem a fruta da planta. 

Portanto, as sementes apresentam germinação fácil em qualquer tipo de terra saudável. Ao ser consumida ajuda no combate da diabetes, diminui a dor de cabeça, fortalece o intestino e previne as doenças gastrointestinais. Portanto, o maná cubiu apresenta a utilização na alimentação, na medicina e na produção de cosméticos naturais.

A fruta pode ser ingerida in natura, mas pode ser adicionada no preparo de pratos e refeições mais complexas. A fruta não apresenta contraindicações, mas pode exigir orientações médicas em casos específicos. Para o consumo geral, o consumo do fruto da planta é favorável para uma saúde melhor e mais disposição para o dia a dia.

Um grande abraço!

João Vasconcelos

Artigos Relacionados