Melhores Atividades e Exercícios Para Combater o Alzheimer!

Você pode prevenir e combater o mal de Alzheimer através da prática de exercícios físicos. Os exercícios para combater o alzheimer ajudam o indivíduo a ter uma vida mais saudável, maior nível de autoestima e disposição física no dia a dia.

No tratamento dessa doença, é necessário seguir as orientações médicas e consultar o profissional de saúde a respeito dos tipos de exercícios que podem ser praticados pelo paciente.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Na vida é importante que a pessoa encontre algo positivo que proporcione o prazer de viver. Pois todo ser humano precisa de qualidade de vida. No caso de um paciente com demência, é essencial a assistência de familiares. É fundamenta que se tenham cuidadores e um conjunto de atividades que implementem disposição física e mental.

Benefícios dos exercícios para combater o alzheimer

Exercícios Para Combater o Alzheimer - Atividades Físicas

A prática dos exercícios para combater o Alzheimer ajuda a compensar as habilidades físicas perdidas. Como por exemplo o equilíbrio para andar ou para pegar um copo. A prática dos exercícios promove a autoestima, mantém as habilidades residuais, gera prazer e contato social. É importante que os exercícios sejam leves e sobretudo consoantes com as orientações médicas.

Planejamento das atividades com pessoas com Alzheimer

Acima de tudo, veja algumas dicas antes de orientar os exercícios com o seu familiar que sofre com demência e demais consequências clínicas geradas pelo Alzheimer. Primeiramente é necessário conhecer as limitações cognitivas (compreensão) e físicas (níveis de habilidades) que o paciente apresenta.

Durante a prática de exercícios para combater o Alzheimer, é importante conhecer quais eram as antigas atividades que o paciente praticava antes de desenvolver a doença, quais eram os seus hobbies, as suas histórias de trabalho, suas experiências pessoais e de viagem.

Quando for caminhar com o paciente em espaços públicos ao ar livre, evite locais com multidões. Por isso selecione as melhores praças, o melhor recanto do condomínio ou da rua onde você mora.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Antes de iniciar as atividades, escreva uma plano de atividades. Portanto faça uma lista de tarefas leves que o paciente poderá fazer durante os exercícios para combater o Alzheimer.

Exercícios são benéficos para a memória

A prática dos exercícios para combater o Alzheimer ajudam o paciente a recuperar memórias, habilidades antes esquecidas a capacidade de realizar pequenas tarefas como lava louça, anotar um recado durante um telefonema e usar o controle da televisão.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

É importante que cada exercício seja feito em ritmo sereno e de forma individualizada, não faça mais de um exercícios ao mesmo tempo com o paciente.

Escolha locais seguros

Evite levar o paciente para as áreas onde há buracos, terrenos inclinados, ruídos, calor excessivo e baixa luminosidade. Pessoas que tratam da doença de alzheimer possuem dificuldade para perceber e coordenar-se visualmente. É importante que as atividades não provoquem estresse e esforço pesado.

Escolha o melhor horário do paciente

Perceba em qual horário do dia o paciente está no seu melhor com mais disposição. Para determinados pacientes, é melhor praticar a caminhada de manhã, para outros o melhor horário é no turno da tarde.

Em caso de inquietação, leve o paciente para caminhar e passear no horário do dia no qual ele costuma ficar mais inquieto como forma de “gastar” o excesso de energia e ficar mais calmo.

Exercícios podem manter conexão emocional

A prática de exercícios para combater o Alzheimer pode incluir atividades que valorizam a conexão emocional que paciente já possui com a família e os amigos.

Por exemplo, ouvir música, dançar, ter contato com bebês, crianças e animais domésticos proporcionam emoções positivas e lembranças de acontecimentos passados que fazem bem para a autoestima.

É importante que o paciente esteja sempre em contato com pessoas amigas e faça os exercícios próximo delas.

Mantenha experiências sensoriais

Além dos exercícios para combater o Alzheimer, realize experiências sensoriais com paciente como a massagem na mão, no pescoço e nos pés.

Penteie o cabelo do paciente regularmente, perfume-o com fragrâncias e óleos. Permita que o paciente acaricie animais domésticos, objetos macios e leves.

Benefícios a curto prazo

Os exercícios para combater o Alzheimer podem gerar benefício de curto prazo. Por exemplo o equilíbrio da atividade cardiovascular, força e resistência. As atividades melhoram o humor, a qualidade do sono, reduz a constipação e mantém as habilidades motoras. Também reduzem o risco de novas quedas, melhora a memória e a comunicação.

Exercícios específicos

Para a realização de exercícios mais específicos, dependendo do estado clínico do paciente, converse primeiro com o médico e solicite a orientação de um fisioterapeuta.

Os exercícios devem ser iniciados de forma vagarosa e de forma confortável. É importante demonstrar qual atividade deve ser realizada para que fique mais fácil para o paciente observar e imitar os movimentos.

Tipos de exercício para pessoas com demência

Há vários tipos de exercícios leves e acessíveis que podem auxiliar a vida de quem trata da doença de Alzheimer. Leia a seguir:

  • Andar – Indicado como um dos melhores exercícios para todos os níveis da doença. Andar a pé (caminhada) ajuda a aliviar a inquietude, comportamento típico dos pacientes de Alzheimer. Combinar a caminhada com uma tarefa útil, como ir pegar sol ou ir até as lojas de conveniência.
  • Ciclismo – A prática de andar de bicicleta permite que ao paciente sentir o controle da bicicleta, fortalecendo o equilíbrio do corpo, enquanto o passageiro (cuidador) se senta no banco de trás e nos pedais.
  • Ginástica – Use esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação para orientar os movimentos.
  • Aeróbica – Assista às aulas em conjunto ou compre vídeos de exercícios aeróbicos de baixo impacto e os faça junto com o paciente.

Preocupações de segurança para pessoas com demência

Exercícios Para Combater o Alzheimer - Cuidados com a Segurança

Os exercícios para combater o Alzheimer são sempre úteis para ajudar pessoas com demência e que sofrem com a perda dos movimentos.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

Além de conversar com o médico e o fisioterapeuta, coloque uma pulseira de alerta médico no braço do paciente inclua um cartão de identificação com o nome do paciente e dados de contato em seu bolso, esse cuidado será importante caso o paciente se perca na rua.

Em dias ensolarados, passe filtro solar na pele do paciente e proteja o seu cabelo com um chapéu. Em caso de dores corporais, pare o exercício imediatamente.

Não deixe de conferir as novidades em nosso blog e ficar por dentro das melhores atividades para melhorar sua Qualidade de vida.

(Visited 94 times, 1 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *