Óleo de Coco Emagrece? Tudo que Você Precisa Saber

O óleo de coco, nos últimos anos, passou a ganhar mais visibilidade entre os diversos tipos de público. Ele é um óleo natural, extraído do coco e que traz diversos benefícios para a saúde e estética. Uma das maiores dúvidas é se o óleo de coco emagrece, ou seja, se faz bem para o cabelo e como pode ser usado.

Bom, o óleo de coco emagrece e vai muito além disso, ele é totalmente natural e faz muito bem à saúde em diversos aspectos. No entanto, para obter os benefícios que o óleo pode proporcionar é necessário utilizar o óleo de coco extra virgem.

Existem dois tipos de óleo de coco: o refinado e o extra virgem.

O óleo refinado não é muito indicado para quem está em busca de uma opção mais saudável, pois ele apresenta gordura trans em sua composição. Já o extra virgem é isento de gordura trans.

Óleo de coco emagrece?

Óleo de Coco Emagrece - Tudo que Você Precisa Saber

Parece, meio difícil acreditar que uma gordura seja capaz de ajudar pessoas que desejam emagrecer conseguirem esse objetivo. O óleo de coco realmente auxilia no emagrecimento de forma totalmente natural e saudável. Ele trata o sistema digestivo, auxilia no metabolismo e fornece energia sem que ocorra acúmulo de gordura.

Também há um estudo, realizado no Canadá, que comprova uma maior oxidação das gorduras em pessoas que substituíram o óleo comum na sua alimentação pelo óleo de coco. Essa oxidação promove a quebra da gordura, fornecendo energia e não permitindo a sua acumulação no corpo.

Como posso usar o óleo de coco?

Sendo extremamente versátil, ele pode ser utilizado para diversos fins. O óleo de coco pode ser usado para emagrecer, pois ele é, muito mais saudável que o óleo de soja, ajudando a diminuir o colesterol ruim e reduzir as medidas abdominais. Ele pode substituir qualquer outro tipo de gordura que usamos habitualmente.

Lógico que ele sozinho não fará milagre, para isso é necessário utilizá-lo dentro de uma dieta totalmente equilibrada e que seja voltada para o emagrecimento. Use-o para temperar saladas, finalizar comidas quentes ou até mesmo no suco da fruta.

Já na estética ele pode ser utilizado para hidratar a pele e cabelos. Para a pele ele possui poder antifúngico, antibactericida e hidratante, então ele é indicado para peles mais secas como uma forma de melhorar o aspecto e saúde da pele. Já no cabelo, ele age também de forma hidratante, trazendo maciez ao toque e mais brilho.

Indicação de uso.

Infelizmente muita gente ainda possui o pensamento de que pelo simples fato do óleo de coco ser saudável, ele deve ser consumido livremente. Porém, isso não é verdade e há indicações de uso para ele.

Assim, A recomendação é que se consuma 1 colher de sopa do óleo de coco por dia, pois mais do que isso ele pode fazer o efeito contrário, já que é rico em gordura saturada.

Mesmo apresentando a maior parte de sua gordura saturada sendo classificada como boa, sabemos que tudo em excesso se transforma em sobras, e no nosso organismo isso não presta. Portanto é importante seguir a recomendação de uso do óleo de coco para quem quer emagrecer e manter hábitos alimentares mais saudáveis.

Benefícios do óleo de coco.

Beneficios do oleo de coco

O óleo de coco não possui contraindicações, justamente por ser natural e saudável. Fazendo com que qualquer pessoa possa consumir o produto. Veja a seguir os benefícios desse óleo e o porquê ele deve ser adotado no seu dia a dia.

– Fortalece o sistema imunológico.

Com o ácido láurico e o ácido cáprico presentes no óleo de coco, ou seja, isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e consequentemente evita doenças. Isso acontece pelo fato de suas ações antibactericidas, antifúngicas e com poder de prevenir também alguns vírus.

O ácido láurico é um dos principais componentes do leite materno, que ajuda a aumentar a imunidade da criança, fazendo com que ela cresça forte e saudável. Além disso tudo, o óleo de coco é um amigo do coração, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim (que é um dos responsáveis pelos problemas que atacam o coração).

– Hidrata a pele e cabelo.

A pele e os cabelos ficam muito mais hidratados com a utilização do óleo extraído do coco. Ele ajuda a manter a pele mais jovem, bonita e saudável, ou seja, combatendo radicais livres, bactérias, infecções e diminuindo as espinhas. No cabelo proporciona maior maciez e muito brilho.

– Ajuda a emagrecer.

Pelo fato de ajudar a aumentar o metabolismo, agir no sistema digestivo e aumentar a sensação de saciedade, o óleo de coco emagrece de forma rápida e saudável. Ele também é capaz de gerar energia para o organismo, mas, sem fazer com que ocorra acúmulo de gordura.

– Ajuda na cicatrização.

Em casos de feridas, a aplicação do óleo de coco é capaz de ajudar no processo de cicatrização.

– Previne estrias.

Com alto poder hidratante, é possível prevenir estrias com a utilização do óleo. Assim como o óleo de amêndoas, ele pode ser utilizado por gestantes, principalmente na barriga.

– Regula o intestino.

Por trabalhar no sistema digestivo e combater bactérias nocivas para o intestino. O óleo ajuda a prevenir prisão de ventre, indigestão, diarreia e muitos outros problemas.

– Ajuda no tratamento do hipertireoidismo.

O óleo de coco combate os sintomas do hipertireoidismo. Para usar o óleo de coco, neste caso, somente com a recomendação médica.

– Fortalece o couro cabeludo.

Não são apenas os fios que podem receber o óleo de coco, como também, o couro cabeludo pode e deve. Ele irá fazer com que o couro cabeludo se torne mais saudável, o que gerará um cabelo muito mais forte.

Resumindo…

O óleo de coco emagrece, previne doenças e ajuda a manter a beleza da pele e dos cabelos. Além de proporcionar muitos outros benefícios que transformam a vida de qualquer indivíduo.

Porém é importante manter atenção ao tipo de óleo a ser utilizado: refinado ou extra virgem. Sempre opte pelo óleo de coco extra virgem. Invista um pouco de dinheiro e mantenha um estilo de vida mais saudável.

Essas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

Espero que tenha gostado desse artigo. Um abraço, João Vasconcelos.

Descubra Como Cultivar Plantas de Forma Orgânica e Diversificar Sua Alimentação Com Produtos Saudáveis Sem Agrotóxicos

O melhor e mais completo treinamento online do Brasil para aprender a cultivar, domesticar e se beneficiar de Hortaliças orgânicas, Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), mesmo em pequenos espaços urbanos.

Plantando Saúde é um treinamento para se praticar Horticultura com um foco em promover saúde e qualidade de vida, cultivando vegetais orgânicos e praticando Paisagismo Produtivo em pequenos espaços.

o curso Plantando Saúde

Trabalharemos os fundamentos científicos da Agroecologia de forma simplificada e objetiva, demonstrando técnicas que você pode replicar na sua própria casa. As videoaulas acompanham artigos científicos e materiais de apoio.

O curso é inteiramente online através de videoaulas e matérias digitais, você pode acompanha-lo no seu desktop, tablet ou smartphone.

Nenhum item físico será enviado para o seu endereço.

fruta do milagre

  • Solos e Formação de Matéria Orgânica
  • Fundamentos em Botânica
  • Fisiologia e nutrição vegetal
  • Princípios de Cultivo Ecológico
  • Introdução ao Projeto Paisagístico
  • Preparo e Manutenção de Jardins Criativos
  • Receitas e usos de plantas
  • Identificação e Cultivo de PANC

o professor Camilo Pedrollo

Camilo Pedrollo
Sou biólogo, empreendedor com mestrado em Botânica no INPA em Manaus. Tenho experiência na área socioambiental tendo ministrado diversos cursos e treinamentos presenciais.“Minha missão é contribuir para preservar o meio ambiente, propagando práticas e conhecimentos que tragam melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

(Visited 74 times, 1 visits today)