Aposentadoria por idade: Como funciona, conheça as novas regras!
Óleo de Coco Emagrece? Tudo que Você Precisa Saber
Nos últimos anos, o óleo de coco passou a ganhar mais visibilidade entre os diversos tipos de público. Ele é um óleo natural, extraído do coco e que traz diversos benefícios para a saúde e estética. Uma das maiores dúvidas é se o óleo de coco emagrece, ou seja, se faz bem para o cabelo e como pode ser usado.
Bom, o óleo de coco emagrece e vai muito além disso, ele é totalmente natural e faz muito bem à saúde em diversos aspectos. No entanto, para obter os benefícios que o óleo pode proporcionar é necessário utilizar o óleo de coco extra virgem.
Existem dois tipos de óleo de coco: o refinado e o extra virgem.
O óleo refinado não é muito indicado para quem está em busca de uma opção mais saudável, pois ele apresenta gordura trans em sua composição. Já o extra virgem é isento de gordura trans.
O óleo de coco emagrece?
Parece meio difícil acreditar que uma gordura seja capaz de ajudar pessoas que desejam emagrecer conseguirem esse objetivo. O óleo de coco realmente auxilia no emagrecimento de forma totalmente natural e saudável. Ele trata o sistema digestivo, auxilia no metabolismo e fornece energia sem que ocorra acúmulo de gordura.
Também há um estudo, realizado no Canadá, que comprova uma maior oxidação das gorduras em pessoas que substituíram o óleo comum na sua alimentação pelo óleo de coco. Essa oxidação promove a quebra da gordura, fornecendo energia e não permitindo a sua acumulação no corpo.
Como posso usar o óleo de coco?
Sendo extremamente versátil, ele pode ser utilizado para diversos fins. O óleo de coco pode ser usado para emagrecer, pois ele é, muito mais saudável que o óleo de soja, ajudando a diminuir o colesterol ruim e reduzir as medidas abdominais. Ele pode substituir qualquer outro tipo de gordura que usamos habitualmente.
Lógico que ele sozinho não fará milagre, para isso é necessário utilizá-lo dentro de uma dieta totalmente equilibrada e que seja voltada para o emagrecimento. Use-o para temperar saladas, finalizar comidas quentes ou até mesmo no suco da fruta.
Já na estética ele pode ser utilizado para hidratar a pele e cabelos. Para a pele ele possui poder antifúngico, anti bactericida e hidratante, então ele é indicado para peles mais secas como uma forma de melhorar o aspecto e saúde da pele. Já no cabelo, ele age também de forma hidratante, trazendo maciez ao toque e mais brilho.
Indicação de uso.
Infelizmente muita gente ainda possui o pensamento de que pelo simples fato do óleo de coco ser saudável, ele deve ser consumido livremente. Porém, isso não é verdade e há indicações de uso para ele.
Assim, a recomendação é que se consuma 1 colher de sopa do óleo de coco por dia, pois mais do que isso ele pode fazer o efeito contrário, já que é rico em gordura saturada.
Mesmo apresentando a maior parte de sua gordura saturada sendo classificada como boa, sabemos que tudo em excesso se transforma em sobras, e no nosso organismo isso não presta. Portanto é importante seguir a recomendação de uso do óleo de coco para quem quer emagrecer e manter hábitos alimentares mais saudáveis.
Benefícios do óleo de coco.
O óleo de coco não possui contraindicações, justamente por ser natural e saudável. Fazendo com que qualquer pessoa possa consumir o produto. Veja a seguir os benefícios desse óleo e o porquê ele deve ser adotado no seu dia a dia.
– Fortalece o sistema imunológico.
Com o ácido láurico e o ácido cáprico presentes no óleo de coco, ou seja, isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e consequentemente evita doenças. Isso acontece pelo fato de suas ações anti bactericidas, antifúngicas e com poder de prevenir também alguns vírus.
O ácido láurico é um dos principais componentes do leite materno, que ajuda a aumentar a imunidade da criança, fazendo com que ela cresça forte e saudável. Além disso tudo, o óleo de coco é um amigo do coração, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim (que é um dos responsáveis pelos problemas que atacam o coração).
– Hidrata a pele e cabelo.
A pele e os cabelos ficam muito mais hidratados com a utilização do óleo extraído do coco. Ele ajuda a manter a pele mais jovem, bonita e saudável, ou seja, combatendo radicais livres, bactérias, infecções e diminuindo as espinhas. No cabelo proporciona maior maciez e muito brilho.
– Ajuda a emagrecer
Pelo fato de ajudar a aumentar o metabolismo, agir no sistema digestivo e aumentar a sensação de saciedade, o óleo de coco emagrece de forma rápida e saudável. Ele também é capaz de gerar energia para o organismo, mas, sem fazer com que ocorra acúmulo de gordura.
– Ajuda na cicatrização.
Em casos de feridas, a aplicação do óleo de coco é capaz de ajudar no processo de cicatrização.
– Previne estrias.
Com alto poder hidratante, é possível prevenir estrias com a utilização do óleo. Assim como o óleo de amêndoas, ele pode ser utilizado por gestantes, principalmente na barriga.
– Regula o intestino.
Por trabalhar no sistema digestivo e combater bactérias nocivas para o intestino. O óleo ajuda a prevenir prisão de ventre, indigestão, diarreia e muitos outros problemas.
– Ajuda no tratamento do hipertireoidismo.
O óleo de coco combate os sintomas do hipertireoidismo. Para usar o óleo de coco, neste caso, somente com a recomendação médica.
– Fortalece o couro cabeludo.
Não são apenas os fios que podem receber o óleo de coco, como também, o couro cabeludo pode e deve. Ele irá fazer com que o couro cabeludo se torne mais saudável, o que gerará um cabelo muito mais forte.
Resumindo…
O óleo de coco emagrece, previne doenças e ajuda a manter a beleza da pele e dos cabelos. Além de proporcionar muitos outros benefícios que transformam a vida de qualquer indivíduo.
Porém é importante manter atenção ao tipo de óleo a ser utilizado: refinado ou extra virgem. Sempre opte pelo óleo de coco extra virgem. Invista um pouco de dinheiro e mantenha um estilo de vida mais saudável.
Essas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.
Espero que tenha gostado desse artigo, não deixe de ler o artigo sobre como emagrecer com HIIT!
Um abraço, João Vasconcelos.