Quais os Principais tipos de Castanhas e Seus Benefícios a Saúde?

Quais os Principais tipos de Castanhas e Seus Benefícios a Saúde?
5 (100%) 1 vote[s]

As castanhas são consideradas alimento funcional por ter a função não apenas de nutrir o organismo, mas também de potencializar e promover funcionalidades orgânicas. Por esse motivo esse alimento é considerado imprescindível para quem deseja manter sua saúde em dia.

Essas oleaginosas possuem propriedades tão importantes, que diversos estudos foram realizados e comprovaram que elas previnem diversas doenças. Dá para acreditar as castanhas são capazes de prevenir o Alzheimer? Isso ficou comprovado nestes estudos.

Quem deseja inserir esses alimentos em sua dieta conta com uma grande variedade de tipos. As mais conhecidas são as castanhas de caju e do pará, mas existem muitas outras opções que podem fazer parte do cardápio. As principais delas e seus benefícios você encontra a seguir!

Quanto consumir?

Quem nunca disse que ia comer apenas alguns amendoins ou castanhas de caju e não parou até acabar? Elas são muito saborosas e resistir a isso é quase impossível. É verdade que promovem diversos benefícios, mas será que é permitido comer uma grande quantidade ou é preciso consumir moderadamente?

Sabe aquele ditado que “tudo demais faz mal”? Para as castanhas ele faz todo sentido. Essas oleaginosas são ricas em nutrientes, mas também possuem muitas calorias. Por esse motivo é preciso consumi-las de forma equilibrada para poder usufruir dos seus benefícios.

Para que a silhueta não seja comprometida e todos os benefícios sejam usufruídos o ideal é ingerir 30 gramas por dia de castanha. Para que haja um aumento da saciedade e diminuição do índice glicêmico uma ótima ideia é combinar seu consumo com alguma fruta. Banana, maçã morango são ótimas opções.

Como existem diversos tipos de castanhas pode-se escolher uma a cada dia para consumir. Outra ideia é fazer um mix com várias delas e dividir em porções pequenas. Dessa forma será possível usufruir de todos os benefícios que elas promovem já que aumentará a ingestão dos seus nutrientes.

O que torna as castanhas tão especiais?

Não é a toa que os nutricionistas recomendam o consumo das oleaginosas. Afinal de contas, elas proporcionam diversos benefícios e são ótimas aliadas para quem está pretendendo perder peso. Mas o que elas possuem que as tornam tão especial? As propriedades que as tornam tão especiais.

Elas são riquíssimas em gorduras polinsaturadas e monoinsaturada além de minerais e vitaminas. É verdade que elas contêm muitas calorias e justamente por esse motivo seu consumo deve ser balanceado. Mas jamais devem ficar de fora de um cardápio rico em nutrientes e equilibrado.

Por conter as famosas “gorduras do bem” esses alimentos podem ser consumidos por quem pretende perder peso. Afinal, esse tipo de gordura contribui para que a gordura abdominal seja perdida além de reduzir os níveis de colesterol ruim e controlar a pressão arterial.

Principais tipos de castanhas e benefícios que cada uma promove

As castanhas de caju e do Pará são as mais famosas o que faz com que muita gente acredite que só existem esses dois tipos. Entretanto, há uma grande variedade dessas oleaginosas o que permite ter um cardápio bem variado e ao mesmo tempo nutritivo.

O melhor de tudo é que cada uma delas possui propriedades únicas que promovem diversos benefícios ao organismo. Por esse motivo o mais indicado é variar o consumo a cada dia. A seguir você conferir alguns dos principais tipos para poder adicioná-las ao cardápio e usufruir dos benefícios que promovem.

Castanha de Baru

Este tipo de castanha é típico do Brasil e seu sabor é muito semelhante ao do amendoim. Ela contém ferro em grandes concentrações o que é ótimo para evitar a anemia e aumentar a disposição. Mas não para por aí, pois ela também contém ômega 6 e 9 que auxiliam na redução da gordura abdominal, previne a hipertensão e problemas cardíacos.

A castanha de baru também possui fibras e proteínas em grande quantidade bem como zinco, cálcio e magnésio.

Castanha do Pará

Castanha do Pará

Encontrada na Floresta Amazônica, a castanha do Pará é rica em selênio que protege as células e diminui as chances do indivíduo ter câncer de próstata e bexiga. Ela também possui uma concentração alta de potássio e fósforo que fortalecem o coração e equilibram seus batimentos.

Mas seu consumo precisa ser equilibrado, pois em excesso essas castanhas podem deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.

Castanha de caju

Para quem se sente cansado ou deseja se concentrar mais no trabalho ou estudos a castanha de caju é perfeita. Isso porque ela contém quase duas vezes mais ferro que o bife. É esse nutriente que transporta o oxigênio pelo sangue permitindo que o indivíduo tenha mais disposição.

Além do mais, essa alta concentração de ferro previne a anemia. Mas a castanha de caju também é uma ótima fonte de fósforo, sódio e cálcio além das gorduras insaturadas que elevam os níveis do chamado colesterol bom.

Nozes

As nozes são muito saborosas e estão presentes em diversas receitas. Elas são ótimas fonte de zinco que ajudam na nutrição das células que defendem o organismo e estão presentes no sangue.

Ao consumir cinco unidades dessa oleaginosa 1/6 da dose desse mineral é ingerida. Por isso ela ajuda a prevenir e combater os resfriados, vírus e demais doenças que sejam causadas por bactérias e vírus.

Pistache

Esse tipo de castanha é mais conhecido por causa do sorvete sabor pistache. Mas ele pode ser consumido da mesma forma que o amendoim: torrado ou fresco.

Por ser rico em vitamina E e betacaroteno seu consumo eleva os níveis de antioxidantes. O pistache também é uma ótima fonte de ferro, zinco, magnésio e cálcio. É por esse motivo que essa castanha pode aumentar a imunidade e ainda combater diversas doenças e infecções.

Amendoim

Amendoim

Um dos tipos de castanhas mais conhecido e apreciado no Brasil é o amendoim. Ele possui uma concentração alta de fibras, gorduras e proteínas que promovem a sensação de saciedade. É por esse motivo que ele é um grande aliado de quem pretende emagrecer.

A manteiga ou pasta de amendoim causam o mesmo efeito, entretanto, é bom ter atenção já que essas preparações podem conter açúcar.

Usufrua dos benefícios das castanhas!

As castanhas são grandes aliadas de quem deseja reduzir o colesterol ruim, controlar a hipertensão e até perder os quilinhos indesejáveis. Viu como vale a pena inserir essas oleaginosas na alimentação?

Quer ter mais dicas importantes para sua saúde? Então conheça todos os conteúdos que possuímos e compartilhe os que mais gostar com seus amigos!

Até o próximo artigo!

Um abraço,

João Vasconcelos.

Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

* * * * Clique aqui * * * *

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo, transformando os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade, mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física, e não na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas, mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação.

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

E não deixe de conhecer o programa Detox Personalizado!

detox personalizado

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101 alimentos antienvelhecimento

Leia nosso Blog!