5 Melhores Exercícios físicos para Melhor idade

 5 Melhores Exercícios físicos para Melhor idade

Os exercícios físicos para a melhor idade costumam ser indicados para pessoas com mais de 50 anos de idade e já estão se preparando para viver essa nova fase da vida que, em média, começa depois dos 60 anos de idade.

A prática de exercícios gera importantes benefícios, ajuda a aliviar as dores do corpo, a reduzir as dores de artrite, além de fortalecer as articulações e os músculos.

Os exercícios físicos evitam também o aparecimento de lesões e afastam o risco de doenças crônicas como a depressão, pressão alta e diabetes.

Atualmente, pessoas nessa fase da vida podem praticar caminhada, hidroginástica, natação, alongamento e até musculação de forma moderada. As práticas precisam ser mantidas pelo menos três vezes por semana, principalmente, com acompanhamento médico e orientação de um profissional de educação física.

Os 5 exercícios físicos para a melhor idade

A seguir apresentamos dicas de atividades que podem melhorar a qualidade de vida e a condição física e mental.

1 – Musculação

A prática da musculação ajuda a definir o corpo da pessoa, e ainda evita a perda de massa muscular, muito comum a partir dos 40 e 50 anos de idade, lembrando que esse tipo de perda pode se acentuar com o passar dos anos.

Ao praticar a musculação, o indivíduo desenvolve a fibra muscular, a disposição física e a qualidade de vida.

Por se tratar de um ótimo exercício para os idosos, ela fortalece a resistência dos músculos, melhorando a postura corporal e elevando a densidade óssea, reduzindo riscos de fratura no período de envelhecimento.

Mas, antes de iniciar a prática da musculação, é importante avaliar o condicionamento físico consultando um médico e seguindo as orientações de um profissional de educação física. A realização de um check-up ajudará na avaliação das condições físicas, incluindo o pulmão e as condições do coração.

2 – Caminhada

Exercícios físicos para Melhor idade - Caminhada

Entre os 5 exercícios físicos para a melhor idade devemos destacar que a caminhada é um dos mais acessíveis a todas as idades e perfis físicos. Porém, trata-se de uma atividade de impacto que ajuda a elevar a densidade óssea e combate o risco de desenvolvimento de osteoporose.

Por outro lado, essa prática também promove o convívio social, atua no fortalecimento dos músculos e das articulações. Ao caminhar, é necessário manter as costas e os ombros eretos e manter os passos leves usando tênis confortável.

O tênis confortável manterá o amortecimento dos passos mesmo quando o praticante acelera um pouco o ritmo da caminhada. Em média, a caminhada pode ser praticada em um ciclo de trinta a sessenta minutos três vezes por semana.

Antes de iniciar a caminhada, é indicado fazer alongamentos para evitar lesões e carregar uma garrafinha de água para evitar desidratação, principalmente, em dias mais quentes.

3 – Treinamento funcional

O treinamento funcional pode englobar diferentes práticas que ajudam na manutenção do equilíbrio e na elevação da força muscular.

Inclui a realização de exercícios aeróbicos leves com alongamentos visando melhorar a flexibilidade corporal e a circulação sanguínea favorecendo a velocidade dos movimentos certos, manutenção da força e da capacidade de realização de atividades cotidianas como trabalhar e cozinhar.

4 – Dança

A dança é um exercício? Sim, ela mexe com o corpo todo e, além de ajudar a queimar gorduras, atua para modelar o corpo e a gerar saúde mental para quem gosta de dançar.

Trata-se de uma atividade aeróbica que atua diretamente de forma positiva na produção de neurotransmissores que geram a sensação de relaxamento, bem-estar e de humor. O ritmo da dança dependerá do perfil de cada praticante e do estilo de música selecionado para dançar.

5 – Pilates

Melhores Exercícios físicos para Melhor idade - Pilates

Recentemente, o pilates tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, e sua prática ajuda a combater a perda de flexibilidade melhorando a mobilidade da pessoa na idade mais avançada.

A prática do pilates também trabalha diretamente o ganho de força, postura e de coordenação motora, estimula a circulação sanguínea e o equilíbrio do corpo.

Dica bônus: Natação

A prática da natação é considerada como um dos melhores exercícios para a melhor idade. Ela gera benefícios como o alongamento para o corpo, fortalecimento dos músculos e melhoria para a articulação corporal. É uma prática esportiva que não oferece riscos de lesões e proporciona grandes benefícios para diferentes idades.

Ao citarmos os melhores exercícios para a melhor idade, ressaltamos que o ato de nadar alivia as dores da artrite, reduz o processo de perda óssea e ajuda a reduzir os riscos de doenças como diabetes ou hipertensão.

Além da natação, o praticante pode também optar pela hidroginástica que permite exercitar todos os músculos do corpo, pois a água favorece o relaxamento das articulações, o que alivia boa parte das dores do corpo.

E a bicicleta?

O hábito de andar de bicicleta é uma boa dica para as pessoas com mais de 50 ou 60 anos de idade, ajuda bastante no fortalecimento das articulações, principalmente, para os joelhos, quadril e tornozelos. Pedalar é importante para reduzir a pressão arterial e combater as dores geradas pela artrite.

Exercícios alternativos

Dentre as práticas alternativas, temos a prática da Yoga que trabalha a postura do corpo e a saúde da mente. A Yoga reúne exercícios favoráveis para postura, a estabilidade corporal, bem como para a flexibilidade.

O praticante aprende a tranquilizar a mente enquanto alonga os músculos e partes do corpo na busca de estabilidade e mais saúde para o corpo.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais exercícios para a melhor idade, ressaltando que a prática de exercícios é positiva para pessoas de todas as idades, principalmente, para os idosos.

Depois de algumas semanas ou meses de exercícios, o praticante sentirá os resultados em seu dia a dia com a melhoria da memória, força muscular e na qualidade do sono.

É importante procurar orientação médica e de um profissional de educação física para a prática segura de exercícios de modo mais sadio e para evitar a incidência de lesões ou fadigas que podem ser evitadas.

Artigos Relacionados

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.