Diabetes tipo 2 tem cura? O que dizem os Especialistas?

 Diabetes tipo 2 tem cura? O que dizem os Especialistas?

A Diabetes tipo 2 tem cura? O que dizem os estudos recentes? Reunimos algumas dicas dos maiores Especialistas no assunto, confira!

É cada vez mais comum as pessoas terem problemas com sobrepeso. Esses quilinhos a mais têm sido muito comuns pelas mudanças nos hábitos, e principalmente na qualidade de vida que aconteceram nas últimas décadas.  E também a piora na qualidade dos alimentos ingeridos, isso tornou o problema do sobrepeso e obesidade uma preocupação muito grande de boa parte da população.

A briga com a balança é muitas vezes estética, mas também tem muitos benefícios à saúde. Já que esses quilinhos a mais vêm carregados de diversas doenças e elas não são nem um pouco boas para nosso presente e menos ainda para nosso futuro. A diabetes é uma dessas doenças.

Quais os tipos de diabetes?

Em geral existem dois tipos de diabetes, a tipo 1, que é geralmente quando a pessoa nasce com algum problema ou disfunção. Isso afeta na produção e na ação da insulina para o controlar a taxa de açúcar no sangue. Mas é o tipo 2 que está mais diretamente ligado ao excesso de peso.

Diabetes tipo 2 tem cura - Tipos

A diabetes tipo 2 é adquirida ao longo da vida, muitas vezes devido aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Isso ocasiona um aumento no nível glicêmico no sangue e surgindo a doença diabetes. Atualmente, no Brasil, a diabetes é uma doença que afeta algo em torno de 12 milhões de brasileiros. Esses números foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia. 

Dessa forma a diabetes é uma doença bastante comum, quase todo mundo conhece alguém que tem diabetes, e pior ainda são suas possíveis complicações. Uma diabetes descontrolada pode gerar problemas como amputações, necessidade de hemodiálise, perda da visão e até mesmo infartos e derrames. Isso pode ser fatal.

Por conta dessa gravidade toda é algo natural estar sempre buscando a cura para a diabetes, mas será que a diabetes tipo 2 tem cura?

Nesse artigo vamos falar mais sobre a diabetes com a intenção de responder a essa pergunta. E ao mesmo tempo mostrar como é possível fazer o seu portador ter uma vida tranquila e longe de possíveis complicações.

Mas, a diabetes tipo 2 tem cura?

Se formos responder a essa pergunta apenas analisando pelo olhar da medicina, a verdade é que a diabetes não tem cura mesmo. Mas o que acontece é que muitas vezes pode parecer que ocorreu uma cura. Mesmo após ou durante o tratamento, os níveis de açúcar podem parecer controlados, e até mesmo dentro dos níveis apresentados por uma pessoa normal.

Mas o fato é que uma vez que alguém for diagnosticado com diabetes, sempre será considerada diabética. Mesmo que esteja controlada, isso ocorre porque os cuidados e o monitoramento devem ser adotados de forma regular.

Como dissemos, a diabetes do tipo 2 surge muitas vezes junto ao ganho de peso. Portanto, muitas pessoas falam em cura desse tipo de diabetes, pois quando a pessoa emagrece, os níveis de açúcar se tornam totalmente normais. Às vezes isso é visto como cura para muitos. Assim podemos dizer que a diabetes tipo 2 tem cura, mas em contrapartida…

Na verdade, o que acontece mesmo é que a doença fica totalmente sob controle. Mas caso a pessoa se descuide novamente e volte a ganhar peso, as chances de a doença voltar a dar seus sinais nos exames de sangue é muito grande.

Memória metabólica

Outra questão que faz com que a diabetes não tenha cura é a chamada memória metabólica. O corpo sentirá em longo prazo todos os efeitos dos níveis elevados de açúcar no sangue. Mesmo que seja por um período curto de tempo.

Mesmo que a pessoa diagnosticada com diabetes tenha mudado seus hábitos e normalizado as taxas de açúcar em um período curto, o corpo sentirá efeitos da descompensação no futuro. Isso é chamado de memória metabólica.

Portanto, mesmo você sendo diabético, mas estando com taxa de açúcar totalmente normal e não tomando nenhum medicamento, mesmo assim é importante que sejam feitos os exames de rotina anuais. 

São eles o fundo de olho, que avaliará a retina, o microalbuminúria, que avalia os rins, e o de controle da pressão e colesterol.

Novos tratamentos

Hoje em dia, existem novas técnicas como o transplante de pâncreas ou das ilhotas pancreáticas, que produzem a insulina. E que podem ser usadas no tratamento da diabetes, claro que essas são mais comuns nos casos de diabetes tipo 1. Ocorre também e em alguns casos do tipo 2. 

Mas mesmo com estes tratamentos e com a normalização dos níveis de glicose no sangue, o paciente deverá acompanhar a diabetes com todos os exames de rotina nos anos seguintes.

Outra técnica que tem sido aplicada, principalmente nos casos de diabetes do tipo 2, é a cirurgia bariátrica. Mas essa possui aquele mesmo raciocínio da perda de peso que falamos anteriormente nesse texto.

O paciente com diabetes tipo 2 que se submete a cirurgia poderá parar de tomar medicamento e terá níveis normais de açúcar no sangue. Mas ele continuará tendo diabetes e terá que acompanhá-la sempre.

Como controlar Diabetes Tipo 2

Tratamento para Diabetes

Nesses casos isso não é uma cura, é apenas um grande nível de controle da doença. Os especialistas chamam isso de remissão da doença e não a cura. Portanto, o mais importante é que a doença atinja a remissão.

Dessa forma a qualidade de vida continuará bem e as complicações graves não serão apresentadas, devido aos níveis normais de açúcar no sangue. Espero que esse artigo que falamos sobre “Diabetes tipo 2 tem cura” tenha sido esclarecedor.

Não deixe de ver também o artigo sobre os benefícios da linhaçaEssas informações lhe ajudaram? Qual a sua opinião sobre nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

Até o próximo artigo…

Um abraço, João Vasconcelos!

Artigos Relacionados