TÂMARAS – Como Elas Podem Mudar Totalmente a Sua Saúde!

TÂMARAS – Como Elas Podem Mudar Totalmente a Sua Saúde!
Classifique esse artigo

As tâmaras são frutos oriundos da tamareira, uma espécie de palmeira originária dos oásis de desertos do norte da África. Outros relatos de estudos botânicos indicam que a palmeira teria surgido na Ásia e no Oriente Médio, especificamente na atual região do Iraque.

Há milhares de anos, as tâmaras fazem parte da alimentação básica dos países do Oriente Médio. Segundo a história antiga, os antigos egípcios utilizavam a fruta para fazer o “vinho de tâmara”. Os navegadores espanhóis e portugueses ajudaram a introduzir a fruta na Europa e em todo o Ocidente a partir das viagens marítimas que levavam especiarias da Ásia para os principais reinos da Europa.

É uma fruta muito saborosa e sadia que enriquece a alimentação diária podendo ser consumida individualmente ou utilizada em receitas de doces, bolos e saladas. As tâmaras apresentam um sabor doce e além de ser utilizada na indústria de alimentos ela também é largamente aproveitada na fabricação de cosméticos, medicamentos naturais e como aditivos agrícolas.

O óleo da tâmara é aproveitado para a produção de sabonetes e cosméticos. As sementes da fruta são aproveitadas para enriquecer a ração animal e como aditivo nos grãos de café. A tâmara fresca in natura são colhidas e encontradas entre os meses de agosto e dezembro, mas a tâmara na forma de fruta seca pode ser consumida em qualquer época do ano.

Tipos de tâmaras

Tipos de Tâmaras

Dependendo da região de origem e da variação de espécie, a tâmara pode ser encontrada em diferentes cores e formatos. Primeiramente temos a tâmara “medjool” tem suas origens no Marrocos, além disso possui formato grande e um sabor similar ao do caramelo.

Em segundo lugar temos a tâmara “barhi”, que é nativa do Iraque. Está apresenta coloração amarela com pomo mais espesso. Por outro lado, a tâmara “Dayri possui formato longo, fino e coloração preta. Dentre as frutas mais doce, a “Halawy” é a mais procurada. Na região da Tunísia e da Argélia, encontramos a “Deglet Noor” muito utilizada na culinária. E por fim no Egito, encontramos a tâmara “Hayani”, com gosto suave possuem coloração vermelha e preta.

A Tâmara possui grande valor nutricional

As tâmaras possuem vitaminas B6, A e K, fatores que ajudam na saúde óssea do ser humano, no equilíbrio do corpo e  na saúde dos olhos. São frutas ricas em fibra. Por isso a fibra da tâmara melhora as condições de funcionamento do intestino e reduz o colesterol do sangue.

As vitaminas encontradas nas tâmaras, previnem doenças como o câncer de de estômago e o cólon. Além das vitaminas, a fruta também apresenta minerais como ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre e enxofre. A tâmara é rica em proteínas que melhoram o metabolismo e aumentam a imunidade do corpo. Portanto é um super alimento!

Tâmara ajuda na gestação

Na fruta encontramos o folato que é indicado para a gravidez, substância que ajuda na saúde da mãe e do bebê. Sendo assim, no tratamento de mães grávidas e no acompanhamento pré-natal, a tâmara é uma das frutas indicadas pelos médicos para o pleno desenvolvimento do feto.

Benefícios para a saúde

Além de combater o colesterol, tâmara ajuda a aliviar a constipação, distúrbios intestinais, problemas cardíacos, anemia, desequilíbrios no sistema nervoso e disfunções sexuais. Na constipação intestinal, o extrato da polpa da tâmara age no trânsito gastrointestinal. No sistema digestivo, as fibras da fruta ajudam a prevenir o câncer intestinal e estomacal.

A tâmaras não possuem colesterol, são ricas em ferro e possuem mais fibras do que as bananas, fatores que fazem da fruta um forte aliado contra os níveis de colesterol no sangue humano.E certamente também são indicadas para serem consumidas antes de algum tipo de atividade física!

Indicada para a saúde do coração

Tâmaras para a saúde do coração

A tâmara possui antioxidantes que combatem a aterosclerose, doença na qual as artérias ficam enrijecidas e entupidas com placa bacteriana. Através da isoflavonas encontradas na fruta, possibilita a redução de doença cardiovascular e a redução do peso da massa corporal.

A presença de minerais e de potássio ajudam a reduzir os níveis de pressão arterial, a tâmara “medjol” possui cerca de 167 mg de potássio. A fibra encontrada na fruta estabiliza os níveis de açúcar no sangue e equilibra os efeitos do sódio, o que também ajuda a diminuir a pressão arterial.

A tâmara é indicada para a saúde sexual

A tâmara tem sido indicada para o tratamento auxiliar da disfunção e da perda de fertilidade masculina. Portanto segundo cientistas indianos, o pólen de tamareira pode ser utilizado na medicina convencional e homeopática para recuperar a fertilidade masculina.

Tratamento para diarreia

É importante que você escolha corretamente os alimentos, pois a alimentação influencia diretamente no funcionamento do intestino. A tâmara previne a diarreia por possui altos níveis de potássio.

Saúde para o cérebro

As características nutricionais da tâmara combate o estresse oxidativo e inflamação no cérebro. Por isso a fruta é indicada para combater doenças neurodegenerativas. Também aumenta a cognição em indivíduos idosos, retarda a progressão da doença de Alzheimer e também a perda de neurônios.

Fonte de energia

Rica em nutrientes, em açúcares naturais (sacarose, frutose e glicose) e em proteínas, a tâmara é fonte de energia para quem precisa estudar, trabalhar, praticar exercícios físicos e possui uma vida muito ativa no dia a dia.

Ganho de peso

Se por um lado a fruta ajuda a perder peso e auxilia na saúde do coração, o seu consumo em larga escala também ajuda no ganho de peso saudável. Basta adicionar a tâmara na alimentação diária, podendo ser consumida na sua forma de fruta, em doces e pratos diversos. Em cordeiros, por exemplo, o ganho de peso costuma ser de até 30% depois do consumo de sementes moídas.

Saúde dos olhos

A fruta por ser rica em vitamina “A” evita a deficiência visual e a cegueira noturna. A fruta também ajuda a aliviar o cansaço da vista permitindo um melhor aproveitamento da visão.

Previne hemorroidas

Principalmente, na gravidez, as fibras encontradas na tâmara combate a incidência de hemorroidas. Por conseguinte, mesmo em mulheres que não estejam grávidas e em homens, o efeito é o mesmo. Pois, da mesma forma que a fruta regula o funcionamento do intestino, as mesmas substâncias previnem doenças no ânus e nas veias nele existentes.

Coma mais tâmara

Coma mais Tâmaras

A tâmara é um ótimo alimento para você e para toda a família, é fácil de ser encontrada nos principais supermercados do país, pode ser ingerida fresca, seca, moída ou adicionada em receitas de doces, bolos, molhos, saladas e suco.

A fruta é indicada para todas as idades, no período de gestação e para o dia a dia saudável do ser humano.

Até o próximo artigo!

Um abraço,

João Vasconcelos.

Bônus!

Veja também o artigo 101 truques para emagrecer e descubra tudo sobre a gordura marrom.

101 truques para emagrecer
101 truques para emagrecer

 

Segredos para um corpo em forma
Segredos para um corpo em forma

>>> Faça o download de seu e-book totalmente GRÁTIS <<<

Segredos para um corpo em forma

 

 

Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

> > > > Clique aqui < < < <

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo, transformando os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade! Mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física. Não pense que esteja na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas, mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação.

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

 

Veja também

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *