8 Métodos de Desintoxicação que Realmente Funcionam!

 8 Métodos de Desintoxicação que Realmente Funcionam!

Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito dos métodos de desintoxicação, e não sem motivo. As toxinas presentes no corpo podem trazer uma série de malefícios, ao passo que, livrar-se delas é um importante passo para atingir a boa saúde.

O problema, porém, é que muitas das receitas detox existentes, trabalham com ideias que, embora possam ser úteis, não são tão efetivas. A lista inclui, por exemplo, o consumo de água e sucos que, se por um lado eliminam algumas toxinas, do outro acabam privando o corpo de outros nutrientes.

Para evitar isso, portanto, vale a pena dar uma olhada para outras estratégias detox que estão sendo utilizadas ao redor do mundo. A maioria das opções não demanda grandes gastos de dinheiro ou de tempo.

Na sequência reforçamos a importância de remover as toxinas do corpo e falamos sobre cada um dos métodos disponíveis. Confira!

O que são e como funcionam as toxinas?

Você imagina que precisa recorrer urgentemente a um dos métodos de desintoxicação, certo? Mas o que dirá se alguém perguntar o motivo para isso? Afirmar simplesmente que as toxinas são más vai soar um pouco evasivo, concorda?

Pois bem, por isso mesmo é importante entender o que são essas toxinas e como elas agem. De modo geral, portanto, podemos resumir as toxinas como substâncias nocivas que estão por toda parte e entram em contato com nosso organismo.

Isso inclui, portanto, os poluentes de carros, o fumo passivo, embalagens plásticas, metais pesados, pesticidas dos alimentos, e muito mais.

Na prática, portanto, quer dizer que todos que vivem em cidades e até mesmo em regiões rurais comuns, estão sujeitos a problemas como esse. Todavia, não existe motivo para grande preocupação inicialmente.

O motivo é que o corpo por si só consegue eliminar boa parte das toxinas por meios naturais. Apesar disso, porém, alguns produtos acabam permanecendo no corpo.

Exemplo disso é que muitos dos plásticos e toxinas relacionadas que são ingeridas diariamente, é eliminada diariamente. Por outro lado, no entanto, um pequeno percentual desses elementos acabam se alojando nas células, acumulando-se ao longo do tempo.

O mesmo acontece com chumbo, cádmio, alumínio, mercúrio e outros metais pesados com os quais todos têm contato por meio do ar ou de alimentos diariamente.

O resultado desse acúmulo de toxinas no organismo é o surgimento de uma série de problemas, tais como:

  • Falta de energia;
  • Sono de má qualidade;
  • Queda na libido;
  • Aumento no risco de inflamações;
  • Má digestão;
  • Dificuldade para chegar ao peso ideal; e
  • Problemas de pele.

Essas são, portanto, apenas algumas das situações que podem ser “remediadas” a partir da adoção de bons métodos de desintoxicação. Mas quais são os métodos ideais?

Métodos eficientes de desintoxicação

Conforme prometido inicialmente, chegamos à altura onde apresentaremos alguns dos métodos de desintoxicação mais eficientes da atualidade. Falaremos detalhadamente sobre cada um deles nos próximos tópicos.

Sauna detox

Métodos de Desintoxicação - Sauna Detox

Estudos sugerem que uma das melhores maneiras de eliminar toxinas é pelo suor. Por isso mesmo, para ajudar o corpo a se livrar de metais pesados e outros agentes tóxicos, muita gente vem recorrendo às saunas.

Teoricamente, uma terapia em saunas pode contribuir com a remoção de chumbo, mercúrio, arsênico e até cádmio. A conclusão foi obtida a partir da observação de 50 estudos sobre a transpiração. Além disso, outra pesquisa apontou que a transpiração ajuda eliminar o BPA e outros agentes que prejudicam os hormônios e se acumulam nas células adiposas.

O descobrimento dessa possibilidade entre os métodos de desintoxicação, naturalmente deu origem a algumas perguntas interessantes. A primeira delas, foi, qual seria o melhor tipo de sauna para desintoxicação.

Embora pareça uma questão simples, a verdade é que ela levantou diversos debates sobre o assunto. De um lado, estudos observaram que as saunas de infravermelho são mais eficazes quando o assunto é efeito detox.

Todavia, vale considerar que as pesquisas mais relevantes nesse sentido foram patrocinadas por donos de saunas infravermelho. Para os mais céticos, portanto, isso pode facilmente colocar em dúvida os resultados.

No fim das contas, portanto, o mais prudente é considerar que o tipo de sauna pouco influencia nos resultados, uma vez que o importante é expelir os agentes tóxicos.

Vale levar em consideração, no entanto, que transpirar é algo que consome minerais e eletrólitos do corpo.

Diante disso, é de fundamental importância abastecer o organismo com muita água e algum tipo de sal rico em minerais. Uma opção, por exemplo, é o sal rosa do Himalaia, que é um dos mais saudáveis do mercado.

Carvão vegetal ativado

Embora existam muitas controvérsias sobre o uso do carvão ativado, a verdade é que ele ainda é muito utilizado entre os métodos de desintoxicação. Um dos usos comuns consiste em tomar pílulas de carvão ativado em combinação com os exercícios ou sauna.

Isso porque teoricamente ele seria um dos agentes capazes de expelir as toxinas do organismo. Para fazer uso desse método, contudo, uma orientação médica é indispensável

Glutationa para proteção das células

O uso de Glutationa também é outra possibilidade que vem ganhando força entre os métodos de desintoxicação. Isso porque ela se apresenta como um poderoso antioxidante, sendo particularmente útil na eliminação de metais pesados presente nas células.

Assim como o exemplo anterior, contudo, o uso desse tipo de produto demanda uma recomendação médica. O profissional vai indicar qual o melhor procedimento a adotar para os resultados pretendidos.

Calcio D-Glucarato

Aqui temos mais um importante aliado na busca pela desintoxicação do corpo. O D-Glucarato Cálcio, até onde se sabe, pode se converter em ácido glucárico no organismo. Na prática, isso significa que ele é fundamental para ajudar na desintoxicação do fígado.

Os estudos sugerem que ele ajuda a eliminar os elementos tóxicos e por consequência, recupera a energia no organismo. Naturalmente, seu uso também deve se sujeitar à recomendação de um profissional da saúde.

Exercícios para desintoxicação

Métodos de Desintoxicação - Exercícios para desintoxicação

Partindo do princípio de que o suor ajuda a eliminar toxinas, chegamos aqui aos exercícios. Estudos sugerem que a prática regular de atividades físicas aumenta a lipólise, que é a quebra do tecido adiposo.

Como resultado, há uma liberação das toxinas que ficam nas células adiposas. Vale destacar, no entanto, que para um resultado mais consistente é importante usar elementos que ajudam a expelir as toxinas liberadas.

Isso porque, não basta apenas liberá-las e deixá-las livre para se instalar em outra região, é importante eliminá-las por completo do organismo.

Outros métodos de desintoxicação

Além das opções citadas, outras possibilidades que vêm ganhando força quando o assunto é procedimento detox, são:

  • Crioterapia para as mitocôndrias;
  • Cetose para queima de gordura;
  • Terapia por quelação;
  • Consumo de bebidas probióticas.

Em todos os casos, porém, é de suma importância que os métodos de desintoxicação sejam realizados a partir da recomendação de um especialista.

Espero que tenha gostado desse artigo.

Um abraço, João Vasconcelos.

 

Artigos Relacionados

4 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.