LONGEVIDADE – Como Ficar Mais Velho Afeta Seu Treinamento

A medida que a idade vai aumentando, a resistência física fica mais limitada. Mas felizmente, você agora pode ter longevidade se souber interpretar o seu corpo.

Este é um grande “porém” para a maioria das pessoas que passam suas vidas treinando. Porque ficar mais velho, afeta diretamente a rotina dos treinamentos?

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Longevidade

A busca por uma longevidade é algo que as pessoas desejam cada vez mais, só que para chegar aos cem anos com saúde e qualidade de vida, é necessário prestar atenção em um detalhe, o corpo não será mais o mesmo de antes.

Com esse pensamento é que se deve começar a pensar diferente. Por isso é fundamental entender que alguns treinamentos, principalmente relacionados a altas intensidades, não podem ser feitos com tanta intensidade como antes.

Não adianta tentar fugir, o envelhecimento é algo que todos nós vamos passar um dia. Além do tempo, a idade também passa para todos, e com isso os treinamentos também são afetados e você precisa planejar o futuro de forma eficiente e com responsabilidade.

Cada indivíduo possui seu próprio condicionamento físico. Por isso fatores como genética, alimentação, sono, podem influenciar diretamente na sua qualidade de treinamentos a partir dos 60 anos. O ideal é que um especialista possa avaliar as condições físicas do seu corpo. E assim definir qual a carga de exercícios pode ser aplicada à medida que sua idade vai passando.

A idade e os treinos

Aqueles treinos livres que você sempre fez no decorrer de sua vida, começam a ficar para trás, dando espaço para algo mais leve e adequado.

Os anos passam e com eles as marcas de uma vida inteira. Só para ilustrar, marcas registradas através de lesões e artrites vem em conjunto com os muitos anos de pesos pesados levantados e por uma longa vida de treinamentos.

Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa
Home Office: Como se Organizar e Trabalhar de Casa

Diante de tudo que foi falado até o momento, surgem duas perguntas: o que fazer com o meu treinamento já que estou envelhecendo? Como lidar com a situação, mentalmente e fisicamente?

São indagações bastante pertinentes, se levarmos em consideração que ninguém melhor do que um você mesmo, que passou a vida dependendo do melhoramento do seu corpo.

Aprenda algo novo. Milhares de cursos incríveis para escolher

Para responder a tais questionamentos, conversamos com um dos maiores nomes do fisiculturismo americano, Ric Drasnin, hoje em plena atividade aos 74 anos.

Longevidade - Ric Drasin

Segundo Ric:

  • “Após os 50 anos, é chegada a hora de ter consciência de que seu corpo não é mais o mesmo. Os egos precisam ser deixados de lado e prestar atenção as mudanças que seu corpo está sofrendo. Mudanças essas que estão relacionadas de forma direta com os limites a que o corpo pode aguentar”.

Ele ainda relata que no auge do vigor físico teve um surpreendente supino de 455 quilos. No entanto hoje em dia com todas as mudanças do seu corpo, ele se orgulha e muito de fazer um de 175 quilos.

Percebe a mudança de comportamento e respeito que ele tem com sua idade, seu corpo e seus limites. Apesar de não ter perdido tamanho em nenhum local, a carga em cima do corpo diminuiu consideravelmente.

Quando as dores chegam

Isso não impede que as dores nos ombros e o tríceps rasgado o incomodem constantemente. Esses são resultados de uma vida cheia de egos e tudo mais que um fisiculturista escolhe. Por isso quando chega a hora de diminuir a carga, poucos conseguem entender seus novos limites.

Geralmente, o banco é um dos exercícios mais praticados pelos fisiculturistas e pessoas que gostam de puxar muito peso. Só que com o passar dos anos e da idade, para manter uma longevidade com qualidade, Ric Drasnin também percebeu que o exercício não melhorava em muita coisa o seu tamanho.

Quando o mesmo resolveu mudar e percebeu que os halteres proporcionam melhor desempenho do que o banco. Eles oferecem a oportunidade de um treinamento mais aprofundado.

Isso fez com que ele começasse a perceber o quanto ele precisava mudar. Era o caminho para ter uma longevidade maior e bem melhor. Hoje ele passa maior parte de sua rotina de exercício em máquinas ao invés de puxar muito peso.

E o melhor de tudo isso é que os resultados ainda continuam a se mostram bem satisfatórios.

Vale a pena ressaltar que toda a alimentação de Ric foi alterada, hoje ele tem um cardápio adequado do que comer antes e depois de um treino. Outra técnica utilizada em sua dieta, foi a substituição de suplementos convencionais por suplementos naturais, aliás, preparamos um artigo especial sobre Quais os Melhores Suplementos Naturais para o Seu Corpo

Entenda o seu corpo

LONGEVIDADE - Entenda o seu Corpo

É preciso perceber que o seu corpo é a sua grande máquina. Em outras palavras, com o passar dos anos é necessário uma redução ou mudança de hábito.  Por certo isso só vai acrescentar em um melhor resultado de forma correta e saudável.

A evolução atual de todos os equipamentos para exercícios físicos pode proporcionar os mesmos resultados. Eventualmente podem proporcionar até mesmo resultados ainda melhores do que quando se é um jovem em pleno auge.

Quando falamos em longevidade, queremos dizer que é preciso se adaptar as mudanças do tempo. Os treinamentos também fazem parte de forma direta de todos os resultados positivos, assim como os negativos. Beba muita água e foque em uma alimentação saudável rica em proteínas e fibras, não esqueça de fortalecer os ossos.

Mudança de hábitos

Envelhecer não quer dizer que tudo acabou, mas sim, que é preciso se reinventar e buscar novas formas de treinamentos.

As mudanças de treinamentos são percebidas e feitas de acordo com a capacidade de cada pessoa. Antes os treinos eram feitos com repetições muito pesadas e hoje tudo se modificou para um peso mais leve, só que com o aumento das repetições.

Isso fez com que os músculos pudessem ser moldados mais facilmente, além disso com uma qualidade e satisfação bem maior do que antes.

O grande resultado de tudo isso foi que mesmo chegando a uma idade mais avançada, estou conseguindo uma adaptação melhor do que antes. Em outras palavras, consigo ficar ainda maior do que antes, só que com a dose certa de treinamentos.

Com isso, o importante é que se tenha uma longevidade cada vez melhor, com todo possível e calma, novas técnicas de treinamentos que vão fazer da sua vida melhor, mais saudável e duradouro por muito tempo.

CURSOS POR R$ 84,90 + de 1200 cursos online com certificado ! Para estudar de casa

Ao passar dos anos o que se viu foi uma perda de peso não por outro motivo, mais sim, por adaptação necessária as novas realidades.

Realidade essa que se mostrou muito satisfatória e que realmente me trouxe a conscientização de que ter uma vida mais saudável através e uma mudança de comportamento e respeito sobre o meu corpo, vai me proporcionar uma longevidade maior a cada dia.

Com isso, vamos todos juntos RUMO AO CENTENÁRIO!

(Visited 65 times, 2 visits today)

Aprenda a viver com saúde!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis as atualizações do blog! E também temos um presente para você, um e-Book totalmente grátis! Estará disponível logo após a sua assinatura em nosso Blog!>

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *