Inhame – O que é e quais os seus benefícios?

Um dos tubérculos mais consumidos no Brasil é o Inhame. Seu sabor especial, propriedades e versatilidade na cozinha é uma ótima explicação para seu consumo. Algumas pessoas o consomem em receitas salgadas, mas nada impede que ele esteja em preparações doces e até mesmo em caldos e sucos.

O inhame é um grande aliado para quem deseja emagrecer, por possuir índice glicêmico baixo. Fonte de carboidratos e de outros nutrientes, ele é perfeito para quem busca por mais saúde através da alimentação. Para entender como o Inhame promove tantos benefícios ao corpo é preciso conhecer seus principais nutrientes. Vamos lá!

O que é Inhame?

Inhame

Inhame é um tubérculo cultivado nas áreas tropicais sendo que a região Nordeste é a maior produtora e consumidora do Brasil. Devido aos nutrientes que possui ele promove diversos benefícios ao organismo. Por esse motivo ele pode ser utilizado para fins medicinais.

Quanto consumir e como?

Este tubérculo, além de tudo, é muito saudável e tem a capacidade de auxiliar na saúde em geral. Entretanto, ele é calórico e por esse motivo é preciso consumi-lo de forma moderada. O ideal é que apenas seja ingerida uma porção por dia para usufruir dos benefícios que ele promove.

Para que seu potencial alergênico não aumente, o ideal é não consumi-lo cru. Mas existem três ótimas opções para cozinhá-lo que são muito saborosas: assado, cozido ou no vapor.

Mas as pessoas que possuem pedras nos rins precisam ter atenção ao escolher a forma de consumi-lo. O ideal é optar pelo cozimento ao invés de assar ou utilizar o vapor. Dessa forma é possível tirar proveito de um ótimo benefício: redução dos níveis de ácido oxálico.

Principais nutrientes do Inhame

Este tubérculo é rico em diversos nutrientes, sendo que alguns possuem uma maior concentração. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos versão 2, em cada 100 gramas desse tubérculo cru temos:

  • Calorias – 97 kcal;
  • Gorduras totais – 0,2 g;
  • Proteínas – 2,1 g;
  • Carboidratos – 23,2 g;
  • Fibras – 1,7 g;
  • Fósforo – 65 mg;
  • Magnésio – 29 mg;
  • Cálcio 12 mg;
  • Zinco – 0,3 mg;
  • Potássio – 568 mg;
  • Ferro 0,4 mg;
  • Vitamina C – 5,6 mg;
  • Vitamina B1 – 0,08 mg;
  • Vitamina B6 – 0,11 mg.

A quantidade de carboidratos que ele possui é bem alta. Em contrapartida esse tubérculo também é uma ótima fonte de fibras, o que faz com que a glicemia não se eleve. Por esse motivo ele pode ser consumido também por quem tem diabetes e deseja se reeducar na alimentação.

Além do mais, as vitaminas do complexo B e a vitamina C encontram-se em boa quantidade. Elas são importantes tanto para o bom funcionamento do organismo quanto para o sistema imunológico. O teor de gorduras do Inhame é baixo, mas ele é uma ótima fonte de ácidos graxos mono-insaturados, que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

Benefícios que o Inhame promove

Este tubérculo é rico em nutrientes e por esse motivo ele promove diversos benefícios ao organismo como:

Ajuda o sistema imunológico

A vitamina C ajuda a formar alguns anticorpos e o Inhame possui uma boa quantidade desse nutriente. Essa vitamina também é antioxidante o que ajuda a proteger tanto o corpo quanto os órgãos dos danos que os radicais livres causam.

Mas não é apenas essa vitamina que ajuda o sistema imunológico. As vitaminas do complexo B são capazes de ajudá-lo e também são encontradas nesse tubérculo em uma boa quantidade.

Ótimo para o coração

O potássio é um mineral encontrado em boa quantidade nesse tubérculo o que o torna um grande aliado no controle da pressão arterial. A vitamina B6 contida neste alimento também é capaz de reduzir os níveis de um aminoácido que é encontrado nas vítimas de infarto, o homocisteína.

O Inhame auxilia na dieta

Por ser rico em fibras e ser considerado carboidrato de índice glicêmico baixo ele é um aliado para quem está fazendo dieta. Afinal, os carboidratos são liberados lentamente o que evita os picos de glicemia e por consequência reduz a produção de insulina. Assim os pâncreas são poupados e não há estocagem de gordura na região abdominal.

Como não há picos de glicemia a sensação de saciedade permanece por mais tempo e assim não é mais necessário ingerir calorias extras.

Ajuda na saúde da mulher

Diversos estudos ainda estão sendo realizados a fim de comprovar os benefícios deste alimento para a mulher. Entretanto, alguns especialistas afirmam que a diosgenina auxilia na produção do hormônio feminino, estrogênio.

Confirmando esse benefício, ele pode ser usado nas terapias de reposição hormonal, reduzir os sintomas da TPM, cólicas, inchaço, ansiedade, dor de cabeça e irritabilidade.

Apesar de não ter a certeza desse benefício, é possível afirmar uma coisa: o magnésio beneficia a saúde da mulher. Este nutriente tem a capacidade de ajudar no relaxamento da musculatura. Isso é ótimo para reduzir os sintomas das cólicas.

Mas não para por aí, pois a vitamina B6 e os carboidratos ajudam a produzir serotonina que reduz a irritabilidade tão comum na TPM. Acredita-se ainda que a diosgenina é capaz de ajudar a fertilidade da mulher, mas estudos ainda estão sendo realizados a fim de comprovar este benefício.

Beneficia pele e cabelos

Este alimento possui propriedades antioxidantes importantes que beneficiam a saúde em geral. A pele e cabelos também usufruem desses benefícios já que o processo de envelhecimento é retardado. Ele também possui alantoína que melhora o processo de cicatrização da pele.

A vitamina C também ajuda a produzir colágeno e restaura as células da pele que estão danificadas.

Já os cabelos se beneficiam da vitamina B6 que é encontrada em ótima quantidade neste tubérculo, pois ela retarda a queda dos fios e produz melanina. Assim o surgimento dos fios grisalhos é retardado. Ainda tem o ferro que ajuda a evitar que isso aconteça e contribui para que a circulação sanguínea do couro cabeludo seja melhor.

Inhame previne o câncer

Inhame - Previne o câncer

Este tubérculo possui uma boa quantidade das vitaminas A e C que agem como antioxidantes que são de grande importância na prevenção do câncer.

No organismo estão presentes os radicais livres que desgastam vários órgãos e ainda podem modificar o DNA das células. Por causa disso elas começam a se reproduzir de forma muito rápida o que origina os tumores.

Os antioxidantes conseguem combater a ação dos radicais livres. Por esse motivo o Inhame e demais alimentos que possuem essa substância se tornam grandes aliados na prevenção do câncer.

Tenha mais saúde!

O Inhame é um tubérculo rico em nutrientes que é capaz de prevenir o câncer, auxiliar na dieta entre outros benefícios. Gostaria de conhecer os benefícios que os alimentos promovem? Em nosso site você encontra diversos artigos. Acesse-os e compartilhe nas redes sociais os que mais gostar.

Meu nome é João Vasconcelos e espero que tenha gostado do artigo, um abraço!

Conheça o curso Mulher 3S – Sarada, Saudável e Sexy

Você Sabe Por Que Não Consegue Emagrecer? É porque ninguém te mostrou exatamente o que você deve fazer para emagrecer rapidamente a ainda manter esse peso perdido. Entenda por que isso acontece:

  1. Você já tentou vários tipos de dieta e nenhuma deu certo.
  2. Talvez você já emagreceu mas recuperou todo peso perdido ou até mais.
  3. Infelizmente, o jeito certo de emagrecer rapidamente não é revelado por médicos e nutricionistas que aparecem na mídia em geral.

O programa de emagrecimento Mulher 3S – Sarada, Saudável e Sexy é um sistema completamente novo de emagrecimento. É focado para mulheres que querem emagrecer rapidamente. Você pode emagrecer de 5 a 7 quilos em apenas 2 semanas. Especialmente útil caso você tenha um evento próximo e precisa perder peso com urgência. Ex : Casamento, formatura, enfim qualquer tipo de festa, mas também se está cansada de emagrecer lentamente e depois engordar novamente. Esse programa é pra você! Além do programa de emagrecimento você recebera bônus incríveis para ser uma mulher mais sexy.

Programa de emagrecimento mulher 3s
Mulher 3S – é um sistema de emagrecimento focado para mulheres que querem emagrecer de 5 a 7 quilos em apenas 2 semanas.

segredo que toda mulher deveria saber para emagrecer rápido e de uma vez por todas!

Descubra Como Cultivar Plantas de Forma Orgânica e Diversificar Sua Alimentação Com Produtos Saudáveis Sem Agrotóxicos

O melhor e mais completo treinamento online do Brasil para aprender a cultivar, domesticar e se beneficiar de Hortaliças orgânicas, Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), mesmo em pequenos espaços urbanos.

Plantando Saúde é um treinamento para se praticar Horticultura com um foco em promover saúde e qualidade de vida, cultivando vegetais orgânicos e praticando Paisagismo Produtivo em pequenos espaços.

o curso Plantando Saúde

Trabalharemos os fundamentos científicos da Agroecologia de forma simplificada e objetiva, demonstrando técnicas que você pode replicar na sua própria casa. As videoaulas acompanham artigos científicos e materiais de apoio.

O curso é inteiramente online através de videoaulas e matérias digitais, você pode acompanha-lo no seu desktop, tablet ou smartphone.

Nenhum item físico será enviado para o seu endereço.

fruta do milagre

  • Solos e Formação de Matéria Orgânica
  • Fundamentos em Botânica
  • Fisiologia e nutrição vegetal
  • Princípios de Cultivo Ecológico
  • Introdução ao Projeto Paisagístico
  • Preparo e Manutenção de Jardins Criativos
  • Receitas e usos de plantas
  • Identificação e Cultivo de PANC

o professor Camilo Pedrollo

Camilo Pedrollo
Sou biólogo, empreendedor com mestrado em Botânica no INPA em Manaus. Tenho experiência na área socioambiental tendo ministrado diversos cursos e treinamentos presenciais.“Minha missão é contribuir para preservar o meio ambiente, propagando práticas e conhecimentos que tragam melhorias na saúde e qualidade de vida das pessoas

 

50 receitas para Emagrecer de Vez – Rodrigo Polesso

Veja também esse artigo!

4 Alimentos Que Aceleram o Envelhecimento (Cuidado!)

101

 

 

(Visited 51 times, 1 visits today)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *