Benefícios da Kombucha para saúde!

A alimentação saudável é o primeiro passo para uma maior qualidade de vida, para melhorar as funções do nosso organismo e até para se atingir uma maior longevidade! Descubra os benefícios da Kombucha e como incluir essa bebida em sua dieta.

O que é essa bebida?

Benefícios da Kombucha

Vamos entender desde o princípio. A base da Kombucha é a fermentação, que é um processo natural utilizado há muito tempo para fazer bebidas e alimentos, como é o caso dos pães.

Quando é utilizado esse processo para fermentar o chá verde ou chá preto, forma-se uma bebida muito saudável. Afinal essa bebida contém bactérias boas para o organismo humano.

É muito semelhante ao iogurte natural ou ao kefir, porém ao invés de usar leite como ambiente para as bactérias se procriarem é utilizado o chá preto.

Primeiramente, para produzir o chá saudável é necessário adquirir uma colônia de bactérias. Isso você pode conseguir pedindo para alguém que já tem essa colônia pronta e bem desenvolvida.

Além do chá verde ou preto também existem pessoas que utilizam outros chás como hibisco, mate e até gengibre. Cada um desses ingredientes tem efeitos distintos no organismo, então os benefícios vão depender do que você colocar em sua mistura.

O Kombucha emagrece

Kombucha emagrece

Falando um pouco dos benefícios da Kombucha, vamos começar com um dos principais objetivos das pessoas quando procuram alternativas saudáveis, o emagrecimento.

Para emagrecer com saúde vários fatores influenciam. Por exemplo hábitos de vida, estresse, alimentação e até o bom funcionamento do organismo.

De modo geral, precisamos sempre ingerir os nutrientes certos para dar suporte ao organismo, e sem dúvida, realizar exercícios para queimar as gorduras armazenadas.

O Kombucha ajuda de duas formas:

  • A bebida fermentada diminui o apetite, incentivando a sensação de saciedade no organismo. Isso faz com que você coma apenas a quantidade certa de comida.
  • As bactérias ajudam no funcionamento do intestino, melhorando todo o processo de digestão.

Então o primeiro benefício da bebida é auxiliar no emagrecimento, mas lembre-se, é sempre importante ter uma dieta balanceada e procurar profissionais para fazer os melhores exercícios para cada corpo.

Veja o passo a passo de como fazer Kombucha em casa!

Ajuda a combater a gastrite

A gastrite causa uma dor muito grande, tirando toda a qualidade de vida da pessoa e um mal-estar constante, sentindo uma queimação acima do estômago.

Uma das principais causas da gastrite é a bactéria H. pylori. Sendo assim um dos benefícios da Kombucha é eliminar essa bactéria ajudando a combater a gastrite.

Além de reduzir as dores e os mal-estares, combater a gastrite previne doenças mais graves, como a formação de hérnias. Pode prevenir também até úlceras nas paredes do sistema digestivo.

Se você sofre com gastrite tente começar a consumir o chá de Kombucha. Mas além disso procure um médico para avaliar bem o seu caso e descobrir a causa das suas dores.

Previne infecções intestinais

Nossos intestinos formam um lar para vários tipos de bactérias e fungos, que crescem e se desenvolvem ali.

Algumas dessas bactérias ajudam a decompor os restos de alimentos facilitando o descarte, no entanto, outros desses organismos podem atacar o tecido do intestino e causar inflamações e doenças mais sérias.

O chá de Kombucha atua diretamente nas bactérias ruins, limpando o intestino e prevenindo as infecções e inflamações.

Este é um dos benefícios da Kombucha mais importantes. Afinal a saúde do intestino afeta diretamente a nossa qualidade de vida, principalmente com doenças como a síndrome do intestino preso.

Ajuda a desintoxicar o organismo

A mistura do chá verde com a colônia de bactérias boas cria um chá que se liga à várias moléculas tóxicas, que ficam em nosso organismo causando problemas.

Quando o chá “captura” essas substâncias, ele facilita sua eliminação pelas secreções naturais do corpo, como a urina e as fezes.

Então o Kombucha age como desintoxicante, promovendo vários benefícios para a saúde do corpo, melhorando a pele e até ajudando a desinchar.

Se esse for o seu principal objetivo, você ainda pode substituir o chá verde por uma opção antioxidante ou diurética. O chá mate, por exemplo, faz com que a desintoxicação seja ainda mais eficiente.

Ajuda a aliviar e prevenir alguns problemas

Kombucha previne pedra nos rins

A alimentação descontrolada de alguns alimentos como os embutidos, aliada a fatores genéticos, está provocando uma série de problemas causados por acúmulo de substâncias nocivas, como:

  • Gota por acúmulo de cristais de ácido úrico;
  • Pedras nos rins por acúmulo de pedras de sódio;
  • Artrite por inflamações nas articulações.

Todas essas doenças têm algo em comum, causam um enorme desconforto na pessoa, provocando dores localizadas muito fortes, necessitando até de intervenção médica em alguns casos.

Um dos benefícios da Kombucha é limpar o organismo de algumas substâncias que causam esses problemas. Dessa forma reduz o excesso de sódio e os níveis de ácido úrico e até ajudando a controlar as inflamações.

Com essa ação, o chá ajuda a aliviar as dores provocadas por esses problemas, e previne que essas doenças se formem ou evoluam com o tempo.

Entretanto, apenas tomar o chá Kombucha não adianta, você deve adequar toda a sua alimentação. Então procure reduzir o sal na comida e evite comer embutidos e outros alimentos que estimulem o acúmulo de ácido úrico.

Além disso, se já estiver apresentando algum sintoma desses problemas, você deve procurar um médico especializado para receber o tratamento apropriado, mesmo tomando o chá para aliviar as dores.

Ajuda o intestino a funcionar corretamente

Já falamos que o Kombucha ajuda a limpar as bactérias ruins do intestino, evitando problemas e infecções. No entanto, outro benefício do chá é que ele repõe a flora intestinal.

A flora intestinal deve ser composta de várias bactérias boas que ajudam na decomposição do resto dos alimentos, e que convivem em harmonia com o ser humano.

Como o Kombucha é produzido com essas bactérias boas, elas são repostas e contribuem com o crescimento de uma flora intestinal mais saudável.

Entre os benefícios da Kombucha no intestino, esse é um dos mais importantes. Uma flora saudável faz com que o seu organismo funcione melhor, contribuindo com o seu bem-estar.

Equilibra o pH no sangue

Nosso sangue é o responsável pelo transporte de oxigênio e células de defesa pelo corpo todo. Com o pH desregulado essas células perdem sua eficiência, não conseguindo proteger o corpo corretamente.

Um dos motivos para desregular o pH do sangue são as toxinas que ingerimos diariamente, que se acumulam no organismo e prejudicam todo o sistema.

O chá de Kombucha quando limpa as toxinas também age regularizando o pH do sangue. Isso faz com que as células de defesa trabalhem corretamente.

Ou seja, com um sangue mais limpo, o seu corpo todo fica protegido contra vírus e doenças como a gripe e outros.

Reduz o estresse e combate a insônia

Kombucha promove um sono tranquilo

O estresse é um dos grandes vilões da sociedade moderna, causando dores de cabeça e desencadeando várias doenças mortais.

A insônia é outro problema que atinge cada vez mais pessoas, diminuindo sua capacidade de sono. Isso inviabiliza o descanso e aumenta o estresse no dia-a-dia. Dormir bem é fundamental para uma boa saúde.

Entre os inúmeros benefícios da Kombucha existe esse que é muito importante, o de reduzir o estresse a ajudar a dormir melhor.

O chá é calmante por si só, e aliado aos benefícios das bactérias boas ajudam o organismo a funcionar melhor, reduzindo os níveis de estresse e ajudando a cabeça a relaxar na hora de dormir.

É por causa desse benefício que o Kombucha está sendo procurado por estudantes em épocas de provas, onde o estresse alcança níveis altíssimos.

Reduz as dores de cabeças

Outro problema do século 21 são as constantes dores de cabeça e o surgimento de uma doença preocupante, as enxaquecas.

Muitas vezes as dores de cabeça são provocadas pela rotina conturbada, com alguns fatores como:

  • Barulhos no trânsito;
  • Estresse no trabalho;
  • Contas para pagar;
  • Congestionamentos;
  • Calor excessivo;
  • Pessoas mal-educadas;
  • Etc.

Tudo isso vai se somando ao longo do dia, e quando chegamos em casa queremos apenas tomar um banho e esquecer de tudo, com uma bolsa de água quente na testa.

Se você sofre desse mal, o chá de Kombucha pode te ajudar. Os seus componentes, e aqui você pode utilizar o chá que preferir, irão ajuda a relaxar o corpo e a cabeça, diminuindo as dores e diminuindo os riscos de enxaquecas.

Assim sendo, você ainda pode aliar o chá com uma rotina de meditação ou exercícios, procurando retirar todo o peso do dia estressante e cansativo dos ombros e encontrando maior paz interior.

Melhora o funcionamento do fígado

Outro item importante dos benefícios da Kombucha é o funcionamento do fígado, principalmente após realizar tratamentos médicos como antibióticos, que atacam o órgão.

O papel do fígado no corpo é muito grande, ele libera substâncias que ajudam a processar a gordura e a armazenar a glicose. Além disso, vai ajudar na desintoxicação do organismo e agir como filtro para micro-organismos.

Então o bom funcionamento do órgão é de extrema importância para que nossa saúde fique boa.

O Kombucha, por ajudar na desintoxicação e adicionar bactérias que ajudam no funcionamento do intestino e do corpo em geral, faz com que o fígado funcione melhor.

Porém de nada adianta tomar o Kombucha e continuar consumindo gorduras e álcool sem moderação. Principalmente porque essas substâncias são as principais causadoras de problemas hepáticos.

Previne doenças como a diabetes e o câncer

A diabetes e o câncer são doenças que, infelizmente, estão se tornando comuns em nossa sociedade. Muitos dizem que a culpa é da alimentação desregrada e de hábitos não saudáveis que passamos de geração a geração.

Entretanto, um dos benefícios da Kombucha é prevenir essas doenças, já que atua melhorando o funcionando do corpo todo, permitindo que as toxinas e substâncias sejam expulsas do organismo.

A diabetes tipo II, por exemplo, é causada por uma sobrecarga no pâncreas depois dele ser forçado a produzir muita insulina para converter a glicose em energia.

A Kombucha ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue, o que reduz a necessidade de insulina. Isso faz com que retire a sobrecarga do pâncreas, evitando o desenvolvimento da doença.

Normaliza a pressão arterial

O chá ajuda a regularizar a pressão arterial, fazendo com que se evitem picos de pressão alta que podem causar doenças como derrames e AVCs.

Além disso, pessoas que sofrem com a pressão desregulada podem apresentar mal-estar frequentemente, diminuindo muito sua qualidade de vida.

Com o consumo do chá, esses episódios são reduzidos, fazendo com que a pressão se estabilize e você viva mais normalmente.

Porém vale lembrar que o chá não substitui o remédio controlado, se você possui uma receita médica não pare de tomar, o chá é apenas um complemento para ajudar a normalizar.

rumo ao centenario

Diminui os sintomas da menopausa

Este é um dos benefícios da Kombucha para as mulheres, especialmente para aquelas que estão passando pela fase da menopausa.

A menopausa marca o fim do período fértil da mulher, quando ela para ovular, porém isso reduz o nível de hormônios femininos, provocando uma série de sintomas como:

  • Ondas de calor muito fortes;
  • Irritabilidade;
  • Redução da libido;
  • Sudorese noturna;
  • Problemas para dormir;
  • E vários outros sinais.

Esses sintomas são completamente naturais, e nenhuma mulher deve se preocupar de os sentir. Porém são um tanto desconfortáveis e o chá de Kombucha reduz os efeitos, ajudando a passar por essa fase de modo mais confortável.

Como incluir a Kombucha em minha rotina?

Kombucha

Os vários benefícios da Kombucha fazem esse chá ser uma ótima bebida para incluir em nossa dieta e melhorar nossa saúde.

Porém nos primeiros dias que tomar a Kombucha, como ela age no intestino, é comum passar por alguns desconfortos, como ir mais vezes que o normal no banheiro.

O recomendado é iniciar na primeira semana tomando 100 ml do chá, no sabor que preferir, de preferência em jejum antes do café da manhã.

Após o primeiro impacto você continua tomando os 100 ml de manhã e mais 100 ml em outro horário do dia.

Na terceira semana, se não estiver sentindo muitos efeitos colaterais como dores de estômago e dores de cabeça, aumenta a dose para um copo cheio por dia.

Já depois de acostumar bem o corpo, você pode tomar até 3 copos por dia no horário que quiser, desfrutando de todos os benefícios da bebida.

Descubra mais dicas saudáveis como esta.

Acompanhe nossas publicações e descubra mais dicas e informações como os benefícios da Kombucha. Existem várias receitas e opções para levar uma vida mais saudável e se livrar dos péssimos hábitos que estamos acostumados.

Espero que tenha gostado do artigo, e até o próximo!

Um abraço, João Vasconcelos.

Curso de Produção de Kombucha com Lucas Montanari

Kombucha

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Aprenda a cultivar artesanalmente em sua casa, de forma prática e saudável, a bebida gasosa probiótica mais consumida no mundo com um dos maiores especialistas e referência de probióticos naturais: Lucas Montanari do Com Ciência Saúde .

Além de refrigerantes e espumantes naturais que regulam o intestino trazendo mais saúde, desintoxicação e energia, esse curso te ensinará a fazer vinagres, mostardas, conservas, produtos de limpeza e até cosmética com esse maravilhoso elixir!

Receba conhecimentos únicos a respeito de saúde intestinal, os probióticos e os prebióticos, saiba como aumentar sua produção com tranquilidade, diversas dicas e muito mais.

curso de kombucha

Conteúdo Programático do Curso:

01 – Aula de Saúde Intestinal
02 – Prebióticos e Probióticos
03 – O que é Kombucha
04 – Ingredientes e Utensílios
05 – 1ª Fermentação
06 – 2ª Fermentação
07 – Fermentação Contínua e Scoby Hotel
08 – Vinagre Probiótico
09 – Aumentando a Escala de Produção
10 – Mostarda Probiótica
11 – Receita Bônus!

INCLUI:
– Vídeos-aula (qualidade Full HD)
– Apostila Digital (PDF para baixar)
– KombuQuiz para testar o conhecimento

* Contém 1h17min de vídeos em 11 módulos com acesso livre por 6 meses (180 dias) a partir da data de compra para assistir quantas vezes quiser!

curso de kombucha

VANTAGENS

Um curso completo de produção artesanal de um elixir da saúde probiótico, capaz de ampliar o nível de saúde de quem consome. Diversas pesquisas estão comprovando que doenças como obesidade, diabetes, câncer, doenças autoimunes, depressão e muitas outras estão ligadas saúde intestinal. Por isso temos a frase de Hipócrates, pai da medicina ocidental: “Toda doença começa no intestino”.

Uma garrafa de 330ml de kombucha custa em média 15,00 nos comércios. Por esse preço a pessoa pode ser capaz de produzir dezenas de garrafas em casa, economizando muito aos consumidores e também sendo uma ótima oportunidade para quem quer ter uma fonte de renda extra ou até principal, sendo a bebida probiótica que mais cresce em venda nos mercados internacionais e nacional nos últimos anos!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *