8 Alimentos que Baixam o Açúcar no Sangue

A Federação Internacional do diabetes (IDF), divulgou recentemente o novo atlas de diabetes. Hoje cerca de aproximadamente 425 milhões de adultos, tem diabetes no mundo. E os números são ainda mais alarmantes, a previsão é que até 2045 cerca de 630 milhões de indivíduos irão ter algum tipo de diabetes. Sendo assim, pensando nisso…  reunimos aqui uma lista de 8 Alimentos que Baixam o Açúcar no Sangue.

Ah, mas não se preocupe, são simples alternativas saudáveis ao açúcar, que já poderá adicionar hoje mesmo a sua dieta.

Alimentos que Baixam o Açúcar no Sangue Nº 1 o Abacate

Alimentos que Baixam o Açúcar no Sangue Nº 1 o Abacate

O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados, ou seja, esses ácidos vão melhorar a sua sensibilidade à insulina. Eles também irão aumentar a sensação de saciedade, e principalmente causarão Impacto saudável na inflamação e na pressão sanguínea.

Estudos recentes comprovaram que o consumo regular de abacate diminui o risco de síndrome metabólica. Eventualmente você não saiba, mas este é um grupo de fatores de risco que podem aumentar drasticamente o risco de diabetes. Também podem aumentar, o acidente vascular cerebral e as doenças cardíacas. O abacate é considerado um alimento amigo, pois tem um baixo índice glicêmico (IG).

2 – Peixes com Ômega-3

peixes com omega 3

A proteína é fundamental na dieta, pois ajuda a manter e curar o corpo. Ela não possui uma classificação do índice glicêmico (IG), ou seja, a proteína não vai afetar os seus níveis de açúcar no sangue.

A Proteína também é capaz de aumentar a sensação de saciedade, dessa forma, consumir alguma proteína no lugar de arroz, pão ou massa pode ser uma ótima maneira de controlar o açúcar no sangue.

Uma excelente fonte de proteína é um peixe. além de barato, ele tem baixas gorduras insalubres, além de ácidos graxos ômega 3.

O ômega 3 não só irá controlar os níveis de açúcar no sangue, e também, vai prevenir outras doenças como Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC).

Algumas boas opções de peixes ricos em ômega 3 são:

  • A truta;
  • O salmão;
  • A cavalinha;
  • O atum albacora;
  • O linguado;
  • A sardinha;

Assim, dos alimentos que baixam o açúcar no sangue, o peixe é uma excelente opção, pois é rápido e fácil de preparar.

3 – Alho

alho

Um estudo recente realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que ingerir um simples dente de alho em jejum pela manhã, pode diminuir a glicose no sangue.

Entre os alimentos que baixam o açúcar no sangue, o alho é uma das melhores opções. Por não alterar os níveis de glicose no sangue e por não possuir carboidratos, o alho ainda previne outras doenças, como por exemplo, doenças bucais, alguns tipos de cânceres, e cefaleia, a popular dor de cabeça.

Além disso, o alho  é uma boa alternativa para aumentar a imunidade, pois atua diretamente combatendo os radicais livres.

4 – Vinagre de Maçã

vinagre de maca

O vinagre de maçã é rico em ácido acético, isso faz com que ele reduza algumas enzimas no estômago. Em outras palavras, o vinagre de maçã vai melhorar a sua sensibilidade à insulina logo após as refeições.

Portanto o ideal é beber 20 ml de vinagre de maçã misturado com 40 ml de água, cerca de meia hora antes das refeições. Sem dúvida isso ajudará a reduzir os picos de açúcar no sangue.

5 – Verduras

verduras verdes para o diabetes

As verduras verdes são extremamente ricas em fibras e alguns nutrientes poderosos como o magnésio e a vitamina A. Assim sendo esses nutrientes reduzem gradativamente os índices de açúcar no sangue. Só para ilustrar veja algumas boas opções de verduras verdes que você pode adicionar a sua dieta são:

  • O alface;
  • O couve;
  • O coentro;
  • Acelga;
  • Espinafre;
  • Cebolinha;
  • Alho poró.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), comer algum tipo de verdura verde pelo menos duas vezes por semana, sem dúvida irá reduzir em média 14% a sua taxa de açúcar no sangue, reduzindo em 22% suas chances de desenvolver algum tipo de diabetes ao longo da vida.

Algumas verduras como o espinafre e o coentro, são poderosos antioxidantes, ou seja, irão eliminar as toxinas e os metais pesados absorvidos pelo seu organismo.

6 – Sementes de Chia

sementes de chia

As sementes de chia são ricas e benéficas em gorduras saudáveis, ômega 3, antioxidantes, cálcio e fibras solúveis, aquelas que ajudam na digestão dos alimentos.

Um estudo recente realizado pelo Centro Alemão de diabetes, referência mundial em pesquisas na área, mostrou que o consumo diário de sementes de chia, ajuda a controlar o índice de glicemia no sangue, além de diminuir o mau colesterol (LDL) e os triglicerídeos.

A semente de Chia é bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos. Desse modo ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, pois evita picos e quedas.

7 – O Cacau

Cacau

Quando falamos em cacau, logo lembramos de coisas doces como a manteiga de cacau e o chocolate. Em um artigo que mostra os alimentos que baixam o açúcar no sangue, citar o cacau pode parecer meio controverso.

Veja bem.. Pode parecer…

Pois antes que um confeiteiro adicione o açúcar, o cacau é amargo e sem açúcar, como o próprio chocolate amargo. Assim sendo, as sementes de cacau são extremamente ricas em antioxidantes.

Elas também são ricas em Epicatequina, um flavonóide que regula a produção de glicose no organismo. Essa ação é tão eficaz, que é capaz de estabilizar o açúcar no sangue, até mesmo em pacientes que já são diabéticos.

Estudos mostraram que o consumo diário de uma colher de chá de cacau em pó, colocado sobre a comida, já é o suficiente para regular os índices de glicemia no sangue. Portanto sempre que possível, consuma o chocolate amargo, de preferência com 70% ou mais de cacau.

8 – Café

Café

Uma pesquisa recente, analisou os riscos do café para pacientes com diabetes tipo 2. O resultado mostrou, que aumentar a sua ingestão de café, seja ele cafeinado ou descafeinado, em uma xícara a mais por dia, reduzirá em mais de 10% o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.

Na verdade, o perigo está no que você adiciona ao seu café. Desta forma, evite adicionar açúcar em excesso, leite, ou adoçantes que não sejam à base de Stelvia.

E você o que achou de Nossa lista de alimentos que baixam açúcar no sangue? Gostou? Tem alguma sugestão que gostaria de adicionar?

Fique à vontade para deixar o seu comentário.

Ah, já ia esquecendo… Aproveite para compartilhar com seus amigos e familiares. Vamos ajudar mais pessoas a controlar essa terrível doença que é o diabetes.

Até o próximo artigo!

Um abraço,

João Vasconcelos.

Já pensou em poder fazer exercícios de alta intensidade em casa, usando seu próprio corpo?

Conheça o Total HIIT!

Total HIIT Thiago Pugliesi

Faça uma aula experimental!

* * * * Clique aqui * * * *

O Total HIIT é o programa de treinamento com o peso do corpo, criado pelo treinador Thiago Pugliesi. O foco é eliminar TOTALMENTE cada gordura do seu corpo, transformando os quilos indesejados em um shape rasgado com apenas 20 minutos por dia.

Thiago Pugliesi reuniu, em uma única metodologia, tudo o que os estudos comprovam sobre emagrecimento, ganho de massa magra e definição muscular.

Pode parecer bom demais pra ser verdade, mas o grande SEGREDO da queima de gordura e definição muscular está na intensidade da atividade física, e não na duração dela.

Em um estudo recente, quem praticou treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) teve resultados 15% maiores em perda de peso e redução de medidas, mesmo se exercitando 40% menos tempo em relação à quem fez esteira e musculação.

Ou seja, com o HIIT, você se exercita quase metade do tempo e ainda assim tem 15% mais resultados. São resultados de verdade logo nas primeiras semanas!

E não deixe de conhecer o programa Detox Personalizado!

detox personalizado

8 Alimentos que Baixam o Açúcar no Sangue
5 (100%) 1 vote

Veja também

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *