Pilates ou Yoga? Qual prática é mais adequada para quem deseja emagrecer?

Chega uma hora em que o corpo necessita de movimentações. Ou por sentir dores nas articulações, ou por estarmos acima do peso. A prática de exercícios físicos se faz necessária para a obtenção de um estilo de vida mais saudável e para melhor desempenho do corpo. O que é melhor, Pilates ou Yoga ?

O leque de opções de exercícios é vasto, muitos oferecem opções de emagrecimento rápido, porém de uma forma intensiva, que causa dor e muito esforço físico. Coisa que, para quem não tem habilidades em realizá-las, se torna um sacrifício, e o número de desistentes é alto.

Atualmente, tanto o Pilates quanto o Yoga estão sendo muito procurados. São exercícios que fazem bem para o corpo e para a mente. Eles são considerados mais leves, se comparados à musculação, e relaxam o interior do corpo, afastando o estresse diário e ajudando a manter a calma.

São exercícios que movimentam o corpo, mas cada um com seu objetivo. Se você realizar a escolha incorreta, pode se decepcionar com os resultados. Mas, Pilates ou Yoga? Qual o ideal para emagrecer? Vamos falar um pouco sobre eles, para assim, você poder realizar o exercício correto e chegar ao seu corpo ideal.

Escolho Pilates ou Yoga para emagrecer?

Em primeiro lugar, devemos frisar que emagrecer requer uma mudança de hábito. Mudança que necessita de muito empenho e muita dedicação. Executar uma atividade física é extremamente importante, porém, ela se torna inválida quando não é aplicada juntamente com uma alimentação saudável e balanceada.

Para emagrecer, o Pilates ou Yoga podem decepcionar em relação ao tempo que esses exercícios trazem resultados. Para quem optou entre um ou outro e tem como foco emagrecer, deve aceitar e entender que o objetivo destes exercícios não é perder peso. Mas, não significa que eles não queimam calorias. Eles queimam, mas é muito pouco comparado a uma sessão de exercícios com maior intensidade.

A perda de calorias em uma sessão de Pilates ou Yoga é equivalente a um quarto do que você pode perder em uma corrida. Os benefícios dos dois são vários, porém, para quem os realiza com a intenção de emagrecer, deve saber que não é o fator principal. Se você deseja emagrecer rápido, é importante que escolha um exercício que envolva um maior esforço físico.

O Pilates ou Yoga são exercícios que vão lhe trazer bem estar. Eles não trazem resultados imediatos, são exercícios que vão mostrar uma diferença em médio e em longo prazo. Portanto, para quem opta por esses exercícios, deve saber que seus resultados não surgirão no primeiro mês.

Quais os benefícios do Pilates ou Yoga?

Pode parecer contraditório, mas e se eu disser que um dos benefícios do Pilates ou Yoga é o emagrecimento? Bom, deixe-me explicar melhor. Dissemos agora a pouco que esses exercícios são excelentes na hora de trazer bem estar, relaxar, nos dá uma melhor qualidade de vida.

Bem, a correria do dia a dia faz com que nossos hábitos saudáveis vão por água abaixo. Não temos tempo para nos alimentar corretamente, não temos tempo para dormir direito e muito menos para praticar exercícios físicos. Todas as nossas obrigações nos deixam exaustos, sem ânimo, nos trazem um desgaste físico e ainda por cima nos deixam extremamente estressados.

A prática do Pilates ou Yoga tem um resultado direto em nossos humores e reduzem imensamente nossos níveis de estresse. Você sabia que esses problemas agem diretamente em nossa alimentação? Quando estamos sob pressão ou sob muito estresse, comemos compulsivamente sem pensar nas consequências. Esses problemas geram ansiedade e nervosismo, fazendo com que nossos hábitos alimentares não sejam bons.

Quando temos esses problemas controlados, conseguimos assim nos focar em uma alimentação regulada e criando uma resistência na hora de ganhar peso. Esses exercícios nos fazem viver em harmonia com nosso corpo, no qual o respeitamos, sabendo avaliar de maneira mais crítica suas necessidades e vontades, a fim de mantê-lo em forma.

Além deste benefício, tanto o Pilates ou Yoga, possui uma série de pontos positivos que vão fazer você se encantar por ambos:

Pilates

  • Diminui dores corporais, principalmente aquelas que sentimos consequentemente nas costas;
  • Melhora e corrige sua postura, evitando assim problemas futuros;
  • Melhora e valoriza a sua respiração, fazendo com que seus órgãos funcionem de melhor maneira e controlando situações de ansiedade e nervosismo;
  • Trabalha sua flexibilidade e sua musculatura;
  • Melhora a coordenação motora (ótima para os desastrados).

Yoga

  • Diminui as dores corporais, também as das costas;
  • Controla seu sistema nervoso e o cérebro, fazendo com que ambos trabalhem juntos e que assim, tragam paz ao seu interior;
  • Melhora sua autoestima, trazendo sua auto valorização e sua aceitação;
  • Trabalha com seu psicológico, evitando doenças causadas por ele e controlando emoções;
  • Melhora o funcionamento do coração;
  • Combate a problemas digestivos causados muitas vezes por emoções.

Tanto o Pilates quanto a Yoga são exercícios vantajosos, mas tenha em mente que eles não farão você emagrecer sozinhos e nem rápido. Outra vantagem de ambos é para quem não possui muito tempo, realizá-los apenas duas vezes durante a semana, que já será o suficiente.

Exercite-se! Traga benefícios para seu corpo e para sua mente. 😉

 

Pilates ou Yoga? Qual prática é mais adequada para quem deseja emagrecer?
5 (100%) 1 vote

(Visited 25 times, 3 visits today)

Veja também